Qual o maior desafio enfrentado pelos servos de Deus nesses dias trabalhosos?

Debate ocorrido em 22MAR2017 com a participação dos Pastores Roberto Inácio, Adílson Henrique dos Santos, Humberto Siqueira e Társis Júnior, e mediação do Pr. Eliel do Carmo. Tema do debate: “Qual o maior desafio enfrentado pelos servos de Deus nesses dias trabalhosos?"

O Pr. Eliel do Carmo iniciou o Debate, ressaltando 2 Timóteo 3, 1 a 5, tendo em vista que, a partir daquela afirmativa, o Apóstolo Paulo previu por uma visão do Espírito Santo que os últimos dias seriam pontilhados pela multiplicação de ações contrárias à Lei de Deus, e que os últimos dias seriam tempos trabalhosos ou terríveis, visto que, o sistema mundano se manifesta cada vez mais anarquista, desorganizado, sem ética, liberal e contrário à Palavra de Deus:

“Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobediente a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te” (2 Timóteo 3, 1 a 5).

O período histórico, chamado pelos escritores bíblicos de "últimos dias", corresponde à era messiânica, e iniciou-se com a primeira vinda de Jesus Cristo, e se encerrará com a segunda e gloriosa volta do Senhor. O ser humano desde a queda (Gênesis 3), vem incorporando características diabólicas em seu comportamento como indivíduo e sociedade. Paulo enumera esses tipos de comportamentos em número de dezenove, e faz menção sobre este tipo de pessoas como aquelas que tem as suas mentes corrompidas, são reprovadas na fé e são opositoras à Verdade.

Essas estão se multiplicando e causando desconforto e insegurança à sociedade. Na verdade nós já estamos vivendo esses dias, dias de grande decadência moral e extrema corrupção, chamados biblicamente de tempos trabalhosos.
Diante desse contexto, questionou: qual, então, o maior desafio da igreja dentro daquilo que estamos vivendo nos dias atuais? O que temos enfentado e demandado maior esforço para que possamos continuar a nossa trajetória como Cristão?

O Pr. Humberto Siqueira ressaltou que os desafios são muitos, mas que  o mais importante é mantermos aquilo que foi registrado em Atos 2, 42: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. A história da igreja primitiva nos mostra que, naquele tempo, os cristãos perseveravam na doutrina dos Apóstolos.

O grande desafio, então, é nos manter perseverantes nesses ensinamentos trazidos por Jesus Cristo, mas que, infelizmente, ao longo do tempo, foram se perdendo. Ou seja, perseverar na doutrina dos Apóstolos!

O livro de Hebreus é um livro de fé, regra e prática! Em Hebreus 4,12:Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. A Palavra de Deus, conforme descrita neste Versículo, é suficiente para enfrentarmos todos os desafios. Todos os problemas vivenciados pelo homem são decorrentes do afastamento dos ensinamentos de Deus. Se observarmos, em todos os segmentos da igreja cristã, o maior desafio é nos mantermos fiéis à Palavra de Deus.

Essa proliferação de interpretações bíblicas, convenientes a certas denominações,  convenções e ministérios, é o nosso desafio, pois não tem atentado para a fidedignidade da Palavra do Senhor. Desta forma, o maior desafio é perseverar na doutrina dos Apóstolos, que é a doutrina de Cristo. O que tem acontecido, conforme a história nos ensina, é que  a igreja foi se afastando ao longo do tempo desses ensinamentos, em virtude da influência política nas igrejas, desde a época do Império Romano até os dias atuais.

O Pr. Adílson Henrique destacou que esse tema merece uma reflexão profunda, tendo em vista haver muitos desafios a serem enfrentados nesses dias tão trabalhosos. No entanto, no seu entendimento, o maior desafio está relacionado ao AMOR. Em Mateus 22, 37 a 39: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Amar é algo extremamente difícil! É muito difícil amar alguém que te trata mal ou com desprezo, te julga, faz calúnias e difamações, adota uma atitude não esperada contra você, dentre outros. Nesses momentos, a essência do Espírito Santo de Deus se afasta de nós, o amor vai se esfriando e, consequentemente, nos enfraquecemos na Fé em Cristo. Esse tipo de desafio ocorre todos os dias em nossas vidas, mas não coseguimos abrir mão de muitas coisas, a fim de que possamos cumprir o Segundo mandamento de Deus: Amar o teu próximo como a ti mesmo.

Diariamente, seremos confrontados e reprovados, quando não amarmos de fato o nosso próximo, mesmo sabendo que aquelas pessoas não merecem o nosso amor, mas tem o direito de receber o amor de Deus.

O Pr. Tarsis Júnior destacou que, atualmente, estamos vivenciando um conflito nacional, em virtude da decadência moral, o que tem atingido todas as áreas da sociedade. No entanto, mostrou que a Palavra do Senhor é algo tremendo, tendo em vista a capacidade que possui para contextualizar os problemas do nosso dia-a-dia, renovando-se a cada dia. A impressão que dá é que o Apóstolo Paulo e outros estavam inseridos no tempo atual. Outra característica de importância da Palavra do Senhor é que ela sempre trará respostas aos nossos problemas.

No Capítulo 3 de Timóteo, conforme ressaltado acima, o Apóstolo Paulo nos mostra dezenove tipos de comportamentos que caracterizm uma sociedade doentia e corrompida (Homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos,  blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, profanos, sem amor, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, obstinados, orgulhosos, mundanos e falsos) . Parece que estava lendo o nosso tempo, o padrão de comportamento da igreja!

Naquele momento tão inspirado por Deus, o Apóstolo Paulo nos traz a resposta para lidar com essas situações, conforme o contido em 2 Timóteo 3, 14 a 17:
14”Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,15E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.16Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;17Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

Portanto, o maior desafio é permanecer naquilo que aprendeste por meio da Palavra de Deus, pois toda a Escritura é inspirada por Deus. Necessitamos, então, encarar os problemas, voltando o coração para as sagradas escrituras!

O Pr. Roberto Inácio relembrou a sua participação em um culto realizado há muitos anos atrás, quando foi lida a Passagem Bíblica em 2 Timóteo 3. Naquela ocasião, o seu Pastor havia ressaltado que tudo aquilo estava prestes a acontecer dentro das Igrejas. Paulo, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, escreveu essa parte das escrituras para a Igreja de Timóteo. Naquele momento, então, o Pr. Roberto Inácio refletiu e pensou: “Quando será esse tempo?”. Na verdade, nos dias atuais, estamos vivendo esses dias difíceis e trabalhosos, afastando-nos da sã doutrina e dando lugar à 2 Timóteo 3. Esses dias estão influenciando negativamente a Igreja, pois muitos estão obstinados, traindo, sem amor ao próximo, amantes de si mesmos, avarentos, dentre outros. Não podemos nos deixar levar por essas questões, que causam desânimo, que nos fazem parar ou fracassar.

Precisamos enfrentá-las por meio da Palavra de Deus que é a Verdade. Para cada situação vivenciada, a Bíblia Sagrada possui uma resposta. Somente assim alcançaremos a vitória em Cristo.

Conforme dito pelo Pr. Eliel do Carmo e descrito em Hebreus 4,12, a Palavra de Deus é viva e eficaz e, por isso, é para todo o tempo, mas necessita ser contextualizada (forma de abordar o conteúdo ou mesmo situar tal fato no tempo e no espaço).

O Pr. Humberto Siqueira, mais uma vez, destacou que o grande desafio é a Palavra de Deus, que abre várias vertentes e, às vezes, é de complexo entendimento. Dexou bastante claro que Deus não é “sádico” para nos trazer um ensinamento que não pudesse ser cumprido ou não tivesse aplicabilidade nos dias atuais. Em João 15, 7: “7Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. A Palavra do Senhor deve ser o foco de todo o Cristão e, também, necessita ser ensinada.

No entanto, quem estiver do lado de Cristo, certamente enfrentará muitas dificuldades. Mas, em que pese as tribulações, não podemos nos esquecer de tudo aquilo que nos foi ensinado, agindo com incredulidade conforme ocorreu com os discípulos em Marcos 16, 14: Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado”. Apesar de terem convivido com Cristo e testemunhados muitos milagres, num momento de crise, deixaram de crer logo após os acontecimentos ocorridos após a sua morte na Cruz do Calvário.

Em 2 Coríntios 11, 3: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. Após o Pr. Eliel do Carmo ressaltar essa Passagem Bíblica, tendo em vista que já havia sido previsto o temor que havia das pessoas se afastarem da simplicidade de Deus, o Pr. Adílson Henrique deixou bastante claro que muitas igreja estão tentando criar fórrmulas para melhorar aquilo que não precisa ser melhorado em relação aos ensinamentos de Cristo.

Por esse motivo, destacou a Passagem em Mateus 5 (Sermão do Monte), onde de uma maneira bastante simples, Jesus, com suas sábias e simples Palavras, tem alcançado profundamente o pecador. Por esse motivo, ressaltou Mateus 10, 16: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas”.

Precisamos agir com simplicidade, mas ter a percepção de fazer tudo da maneira correta. Quando complicamos algo, as pessoas tendem a buscar outras coisas e, quando não encontram respostas, acabam indo para o outro lado. Trouxe-nos o exemplo de crentes antigos que já passaram por várias igrejas e tentam impor udo aquilo que absorveram da doutrina, da forma que eles querem. Jesus alcançou a humanidade pela simplicidade.

Por isso, Ele nos convida a viver o Evangelho puro, verdadeiro e cristocêntrico.

O Pr. Tarsis Júnior citou Jeremias 29, 11 a 13:                                      
“11Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 12Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.13E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”

Atualmente, há uma grande preocupação e indignação, tendo em vista que muitos líderes, Pastores, Evangelistas, dentre outros, estão seguindo caminhos extremos para o ensinamento da Palavra do Senhor, o que tem causado muita dificuldade na sua interpretação, mesmo sabendo que são textos simples de interpretação clara e básica. No entanto, tentam trazer algo novo e que surpreenda a Igreja, trazendo, inclusive, questões filosóficas. E, por isso, acabam não alcançando o objetivo do texto bíblico. Às vezes, para muitos, receber um ensinamento por meio da Palavra de Deus não é suficiente.

Por esse motivo, há uma falta de equilíbrio que somente é restabelecido quando rasgamos o nosso coração, conforme ressaltado em Jeremias 29, 13. A Igreja avançou ao longo do tempo, por intermédio do Espírito Santo de Deus e não de modismos ou falsas interpretações. As lideranças, desta forma, necessitam repensar alguns valores.

O Pr. Roberto Inácio concordou que, de fato, há muitas “vozes” trazendo somente aquilo que lhes convêm. Portanto, o povo tem tido dificuldade para  encontrar o verdadeiro caminho que o leve à salvação em Cristo. Infelizmente, tudo isso está afetando a Igreja diretamente!

Em Apocalipse 3, 14 a 16: “E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

A Igreja de Laodicéia não era quente e nem fria, mas era morna, pois estava se distanciando do Evangelho de Cristo. Atualmente, muitas Igrejas estão indo pelo mesmo caminho, tornando-se morna e apática. Já não há mais a presença do Espírito Santo de Deus. Desta forma, a simplicidade do Evangelho já não resolve mais e atrai pessoas para o Reino de Deus. Por isso, a necessidade de se criar algo diferente que venha a impactar as pessoas, de modo a atraí-la para algo não verdadeiro. Em função dessa apatia, muitos acabam indo buscar algo diferente nos diversos Congressos que são realizados.

Como já ditto anteriormente, a resposta de Deus está na sua Palavra e, para isso, é necessário ler a Bíblia e orar. O povo não necessita buscar profecias na boca de profetas. O Evangelho de Cristo é a revelação pura e simples daquilo que necessitamos.

O Pr. Humberto Siqueira relembrou o início da criação, conforme descrito no livro de Gênesis, quando Deus criou Adão e Eva a sua imagem e semelhança. Naquele ocasião, trouxe-lhes ensinamentos relacionados à árvore do bem e do mal. Ou seja, Deus deu-lhes conhecimento para que eles pudessem aplicá-lo no dia-a-dia. A Palavra era de Deus e não de Adão e Eva! Se cumprissem os seus ensinamentos, estariam usufruindo da presença do Senhor. A Palavra a ser ministrada vem da inspiração do Espírito Santo de Deus e não do homem. O Senhor pode usar qualquer pessoa para ser um canal de transmissão de seus ensinamentos, seja um filósofo ou psicólogo, por exemplo. Precisamos ter equilíbrio, não espiritualizando tudo que acontece no nosso meio.

Muitos não têm dado atenção à Palavra ministrada nas Igrejas ou, até mesmo, não se lembram daquilo que foi ensinado. A impressão que dá é que isso, talvez, não seja o mais importante, como um momento de oração ao final de um culto. A Palavra de Deus é que nos transforma. Não podemos ser transformados pelo conhecimento que temos de nós mesmos.

Portanto, a nossa transformação de vida se dará ao ouvir, aplicar e perseverar na Palavra de Deus! Conforme ditto em João 15, 7, se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Esse é o segredo!

Pr. Eliel do Carmo questionou as inúmeras intepretações relacionadas ao salmos 23, tendo em vista que muitos pregadores tem colocado muitos apetrechos, tornando-o como um grande enigma a ser decifrado. A todo momento, surge algo novo. Ou seja, algo cuja leitura é extremamente simples e didática, se transforma numa grande complexidade de entendimento.

O Pr. Adílson Henrique ressaltou, mais uma vez, que a Palavra de Deus é algo simples e não pode ser tratada como um enigma. Comentou sobre o Novo Movimento Religioso (NMR) que prega como referência a Bíblia, mas aproveitando textos isolados, destacando que é desnecessário que venhamos a congregar numa Igreja e termos Pastores. Muitos tem procurado distorcer os ensinamentos contidos nas Escrituras Sagradas. O ensinamento de Deus em Salmos 23 é suficiente e, por isso, não precisamos buscar outras interpretações, até mesmo filosóficas. Não podemos usar fórmulas diferentes para darmos valor a um determinado texto bíblico.

A Palavra de Deus já tem a sua essência. Quando observamos o simples de Deus, passamos a conhecer o complexo do mundo. A Palavra do Senhor fala primeiramente conosco, para depois falar à Igreja. Viva na simplicidade, pois aquilo que é complicado, verdadeiramente, Deus descomplica.

O Pr. Tarsis Júnior enumerou  5  princípios que nos facilitam no entendimento da Palavra de Deus e que, por isso, devem ser analisados: o uso comum das palavras,conjunto da frase, contexto,  objetivo do livro e passagens paralelas. A Palavra do Senhor é simples para interpretá-la. Vamos voltar à simplicidade! Não estamos totalmente perdidos, pois a Igreja continua crescendo por meio de  lideranças que têm procurado cuidar da Igreja, tratando-a como uma noiva imaculada; Pessoas que nos inspiram e conseguem tratar a Palavra de forma saudável no seu rebanho.

Em Hebreus 2, 1: “Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas”. Tomando por base essa Passagem, o Pr. Eliel do Carmo nos chamou a atenção, afirmando que, nos dias atuais, está muito fácil se desviar. Seja por meio de palavra dita, um olhar e, até mesmo, um “não falar”. Ninguém mais convive mais dando suporte às pessoas que estão ao seu lado.

O Pr. Roberto Inácio enfatizou que isso tudo que está ocorrendo é reflexo dos tempos trabalhosos, conforme dito no início do Debate. Esse é o grande desafio das igrejas. Seguir o exemplo daqueles que estão ensinando com sabedoria. No entanto, há outros que tentam persuadir o povo com ensinamentos contrários à Palavra do Senhor. O que temos ouvido nas igrejas? Atualmente, temos todos os recursos necessários para aprendermos os ensinamentos de Cristo por meio do Evangelho.  Nos dias apostólicos, havia muita restrição para que a Igreja tivesse acesso ao conhecimento de Cristo. Ficou imaginando a Igreja aguardando uma das Cartas do Apóstolo Paulo e pronta para ouvir. Mesmo diante das dificuldades de acesso à informação, a Igreja permaneceu e cresceu unida, vencendo as tribulações, nos alcançando hoje pela simplicidade. 

Temos muito para ouvir, para ler e aprender. Mas, o ouvir por si só não é suficiente, pois precisamos compreender e aceitar, permitindo que a Palavra de Deus esteja de fato fortificada no nosso coração.  

Ao final do Debate, o Pr. Humberto Siqueira ressaltou que é possível desviar ficando dentro da Igreja, mesmo consubstanciado pela Palavra de Deus. Ainda há esperança no futuro, pois, ao longo do Debate, pudemos observar  que todos foram unânimes em dizer que necessitamos manter-se fiéis à Palavra de Deus. No passado, para a igreja crescer, não tínhamos que inventar nada. Muitas igrejas buscam estratégias para crescer. No entanto, o crescimento vem de Deus.

Se voltarmos os nossos olhos e coração para a Palavra de Deus, todos os nossos problemas serão resolvidos, mesmo diante dos tempos difíceis que estamos vivenciando.

CONCLUSÃO

1) Um dos maiores desafios é nos manter perseverantes nos ensinamentos trazidos por Jesus Cristo. Ou seja, perseverar na doutrina dos Apóstolos;

2) Diariamente, seremos confrontados e reprovados, quando não amarmos de fato o nosso próximo, mesmo sabendo que aquelas pessoas não merecem o nosso amor, mas tem o direito de receber o amor de Deus;

3) Necessitamos encarar os problemas, voltando o coração para as sagradas escrituras, que tem resposta para todas as nossas dificuldades a serem enfrentadas;

4) Jesus nos convida a viver o Evangelho puro, verdadeiro e cristocêntrico;

5) A Igreja avançou ao longo do tempo, por intermédio do Espírito Santo de Deus e não de modismos ou falsas interpretações. As lideranças, desta forma, necessitam repensar alguns valores;

6) A resposta de Deus está na sua Palavra e, para isso, é necessário ler a Bíblia e orar. O povo não necessita buscar profecias na boca de profetas. O Evangelho de Cristo é a revelação pura e simples daquilo que necessitamos;

7) A nossa transformação de vida se dará ao ouvir, aplicar e perseverar na Palavra de Deus! Conforme dito em João 15, 7, se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Esse é o segredo!;

8) A Palavra de Deus já tem a sua essência. Quando observamos o simples de Deus, passamos a conhecer o complexo do mundo. A Palavra do Senhor fala primeiramente conosco, para depois falar à Igreja. Viva na simplicidade, pois aquilo que é complicado, verdadeiramente, Deus descomplica;

9) Temos muito para ouvir, para ler e aprender. Mas, o ouvir por si só não é suficiente, pois precisamos compreender e aceitar, permitindo que a Palavra de Deus esteja de fato fortificada no nosso coração; e

10) Se voltarmos os nossos olhos e coração para a Palavra de Deus, todos os nossos problemas serão resolvidos, mesmo diante dos tempos difíceis que estamos vivenciando.

IADJAN, a Igreja que ama você.



 

 

 

 

 

 


 
 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document