Pessimista ou Realista: O que determina essas posturas de vida?

Debate ocorrido em 26ABR2016 com a participação dos Pastores Paulo Marcos, Aílton Siqueira, Adílson Henrique, Pedro Paulo, e mediação do Pr. Eliel do Carmo. Tema do debate: “Pessimista x Realista: O que determina essas posturas de vida?

O Pr. Eliel do Carmo iniciou o debate ressaltando que a postura de vida de cada um de nós vai influenciar na nossa vida espiritual. Por essa postura ou leitura da vida, muitos acabam não acreditando nas promessas de Deus sobre a vida delas. Nesse contexto, além dos pessimistas e realistas, podemos incluir, também, os otimistas.

Isso, também, reflete na vida daquelas pessoas que foram criadas num lar pessimista. Da mesma forma, outras, que viviam numa família com uma postura otimista, se frustam, pois os resultados alcançados não eram aqueles esperados.

O Pr. Paulo Marcos ressaltou o significado da palavra “pessimismo”, dizendo que é uma disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior. Enquanto isso, o “otimista” encara de frente a realidade.

A nossa vida precisa ter um equilíbrio. Citou, como exemplo, alguém que está  enfermo e reconhece a sua enfermidade. A atitude otimista ou pessimista é que vai influenciar na sua recuperação. Se for uma pessoa pessimista, o seu quadro clínico pode piorar. A medicação pode não surtir efeito. Ainda que seja realista, por estar doente, necessita ser otimista que o seu estado de saúde vai melhorar e ficará sarado.

A história da humanidade nos mostra isso, de forma clara, quando olhamos para os experimentos realizados por Thomas Edison. Podemos citar o desenvolvimento tecnológico e científico da lâmpada elétrica incandescente. Foram vários experimentos, mas desenvolveu um postura otimista. Se fosse pessimista, logo no início teria desistido e isso causaria um grande impacto negativo na evolução da humanidade.

Biblicamente, podemos citar o exemplo do Profeta Elias que, num primeiro momento, tinha um comportamento otimista quando enfrentou os profetas de Baal. No entanto, quando recebeu uma palavra dita por Jezabel, dizendo que iria matá-lo, entrou num estado de pessimismo e desespero. Naquele momento, se recolheu e foi se esconder numa caverna. Chegou a clamar pela sua própria morte. A partir da ação de Deus, pôde sair daquele estado de pessimismo, colocando-se de pé e dando continuidade, de modo otimista, aquilo que Deus tinha colocado como propósito em suas mãos.

O Pr.Adílson Henrique disse que é muito difícil se relacionar com pessoas pessimistas. Para essas pessoas, nada parece que vai dar certo. Em relação ao exemplo da pessoa enferma, comentou o efeito placebo. Ou seja, efeitos terapêuticos devido aos efeitos psicológicos da crença do paciente de que ele está a ser tratado. Ele passa acreditar, então, que aquele problema está de fato resolvido. Um comportamento otimista que o afetou psicologicamente. Passou a acreditar que estava sarado. Ás vezes, não estamos doentes, mas, sim, afetados por problemas psicológicos.

O indivíduo necessita ter um equilíbrio. Todos passam por dificuldades, mas não podem encarar uma determinada situação como se fosse o fim de tudo. Nem tudo dá errado! Com esses pensamentos, muitos contagiam negativamente o ambiente ao seu redor.

O realista tem uma perfeita visão daquilo que está vivendo. No entanto, nem todos os dias somos realistas. Há uma preocupação, um receio, como por exemplo, quando subimos no púlpito para pregar a palavra de Deus. Não sabemos qual a palavra certa para alimentar a igreja naquela ocasião. Mas, isso é importante, pois mostra que somos dependentes do Espírito Santo de Deus.

Não podemos ser, também, um irrealista, vivendo de imaginações. Precisamos entender que a vida não é somente imaginação, mas ação e que não podemos ser totalmente pessimistas.

O Pr.Aílton Siqueira enfatizou que em muitos momentos, a pessoa realista se torna pessimista, pois trabalha com fatos. Não trabalha no imaginário, na emoção, mas, sim, na razão, sempre analisando os dados que possui. Jesus não quer que nos posicionemos baseado na emoção. Quando agimos assim, somos otimistas, mas podemos, posteriormente, ter vários prejuízos, pois não houve uma análise de um todo. Por esse motivo, o realista, na maioria das vezes, é taxado como pessimista, pois antes de fazer algo, age de forma cautelosa analisando os fatos e os dados disponíveis. Não age por impulso!

Em contrapartida na nossa vida cristã, nem tudo está baseado na realidade, mas sim na fé. Ter é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência de que seja verdadeiro ou real o objeto da crença. Ela é um fundamento, mas não está baseada em algo que você está vendo. Vai gerar uma esperança e um condicionamento para acreditar que aquilo que você não possui de evidências vai acontecer. Por esse motivo, a importância desse equilíbrio, conforme ressaltado anteriormente.

O Pr.Pedro Paulo destacou que a fé não pode ultrapassar o bom senso. Jesus nos ensinou sobre planejamento nas Escrituras Sagradas. Isso jamais pode nos faltar. O pessimista vive no fundo do poço e o fantasioso no mundo das nuvens. No meio termo, o realista. O que determina a postura do realista e do pessimista? A atitude que temos que ter diante da vida, da família, de nossos filhos, no trabalho, na igreja. O pessimista visualiza tudo como tragédia, levando-o a blasfemar, questionar ou murmurar contra Deus. Acha que tudo tem que cair do céu. Não tem esperança. Diferentemente do realista, que enfrenta todas as coisas.

Em Mateus 7, 24 a 27:
“24Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”

As mesmas entempéries atingiram aquelas casas. Aquela que estava firmada na areia caiu, mas aquela edificada sobre a rocha prevaleceu, pois tinha uma atitude e planejamento. Retratou a questão do casamento em ruínas, em virtude de coisas mal planejadas no passado. Muitos não querem mudar o temperamento ou modo de agir.

Em Romanos 5, 3 a 4: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

Devemos, também, nos gloriar nas tribulações.  Antes de termos esperança para viver, precisamos resistir e perseverar. Quantas pessoas passam por situações adversas e continuam perseverando. Não podemos anular a fé em Deus. Temos que crer que Deus mudará qualquer quadro contrário em nossa vida.

O Pr. Paulo Marques disse que não podemos parar na vida, em virtude das lutas. Não podemos ser vencidos pelas adversidades. Conforme dito em João 16,13:No mundo terei aflições, mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo". Trouxe como exemplo aquelas pessoas que tentam fazer concurso público federal. Muitos não acreditam, em virtude da insuficiência de vagas. Acabam desistindo e não acreditando que uma das vagas pode ser de uma delas.

Um exemplo bíblico é a promessa que Deus fez ao povo de Israel para conquistar a terra prometida em Canaã. Muitos não acreditavam, mesmo sabendo que era uma promessa de Deus. Ele já tinha falado para Moisés sobre essa promessa.

Em Números 13, 27 e 28: “E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.”

No entanto, quando os doze espias chegaram naquela terra e visualizaram gigantes, ressaltando que eles, aos seus olhos, eram como gafanhotos (Números 13, 32 e 33). Então, toda a congregação, com o relatório pessimista apresentado por dez espias, chorou naquela noite. Os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito, ou mesmo neste deserto(Números 14, 2).

Dos doze espias, somente Josué e Calebe tiveram uma visão otimista. O relatório pessimista apresentado pelos demais espias influenciou negativamente aquele povo que chorou, murmurou, absorveu ingratidão, teve uma visão deturpada e retrocedeu. Por esse motivo, o povo de Israel ficou vagando por 40 anos no deserto. Se Deus falou com você, vá em frente! Não olhe para as circunstâncias.

O Pr.Adílson Henrique ressaltou que esse debate tem feito ele lembrar alguns anos atrás, quando tomou a decisão de prestar concurso público para se tornar um Oficial da Marinha do Brasil. Naquela ocasião, muitos diziam que era para ele desistir, pois era muito difícil, que ele não era capaz e que existiam poucas vagas. No entanto, não deixou ser contaminado por aquelas palavras pessimistas. Após se dedicar aos estudos, colocando aquele concurso como propósito para a sua vida, ao final, alcançou vitória.

Há coisas que trazem problemas ou dificuldades por causa do pessimismo. Precisamos de mensagens de encorajamento para estarmos motivados, mas a atitude que tomamos depende somente de nós. Não podemos viver como outras pessoas vivem, nem sermos contaminados negativamente pelas palavras lançadas para as nossas vidas. Não podemos desistir dos nossos propósitos ou ficarmos paralisados por não acreditarmos que podemos alcançá-los.

Em 1 Samuel 17,38:
“28 E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
29 Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?
30 E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.
31 E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

Felizmente, David não absorveu as palavras negativas e pessimistas de seu irmão mais velho Eliabe. Na verdade, ele sabia que podia fazer algo em prol do povo de Israel, desafiando e lutando contra os filisteus. Aos olhos naturais, todos imaginavam que aquilo era algo impossível. Sabia, exatamente, que Deus estava naquele propósito. Não olhou para os pessimistas! Caso contrário, não teria destruído o gigante filisteu Golias e nem teria se tornado um herói e rei de Israel.

Por isso, não desista! Vá em frente!. Costumamos dizer que “Os que páram nunca vencem, os vencem nunca páram”. O crente pára quando deixa de orar, meditar ou buscá-lo.  Se você estiver ao lado de pessoas pessimistas ou você os anima ou fica distante deles.

O Pr.Eliel do Carmo enfatizou que essas posturas de vida, de modo bastante claro, acabam influenciando a nossa caminhada na vida cristã.

Em relação ao relato apresentado por Josué e Calebe, O Pr. Aílton Siqueira disse que, muito provavelmente, os demais espias estranharam aquele relato, em virtude da realidade que haviam presenciado ao avistar a terra prometida. Josué e Calebe foram extremamente otimistas diante daquela realidade.

Na verdade, não foram otimistas,  mas sim realistas, pois Já haviam visto tudo aquilo Que Deus havia feito com o povo de Israel, quando os retiraram da escravidão no Egito e durante a peregrinação no deserto.  Não era uma fé utópica, algo que não pudesse ser alcançado. Eles viram coisas concretas que Deus podia, de fato, fazer. Por esse motivo, desprezaram o sofrimento e as provas materiais.

A  experiência com Deus faz toda a diferença. Podemos perder algumas batalhas, mas precisamos ser resilientes dando a volta por cima e continuarmos sempre em frente, buscando alcançar a vitória. Até mesmo Elias, com toda a sua experiência espiritual, entrou em depressão. Era um crente que viu a manifestação de Deus. Mas, foi resliente e consequiu dar a volta por cima daquela situação de desânimo.

Desse modo, a nossa vida necessita ser nutrida com oração, palavra de Deus e comunhão, pois não teremos como não ser influenciados pelo Espírito Santo de Deus. Sermos otimistas ou encararmos a realidade dependerá de nossa experiência e convicção em Deus.

Alguém já consegui imaginar ter um pai, pastor ou alguma outra liderança com uma postura pessimista?

O Pr. Pedro Paulo ressaltou que necessitamos mudar ao longo da vida o modo de ver as coisas, deixando de lado o pensamento pessismista. O pessimista só vive murmurando e, por isso, não consegue ver o “céu”, mas somente “lama”. Como ocorreu com o povo de Israel, ao tomar conhecimento do relatório dos espias, entrando num estado de histeria e depressão, coletiva, jamais podemos aceitar essa condição. Mesmo diante da crise, precisamos dar um basta e dizer que Cristo é o Senhor de nossa vida e que somos mais que vencedores em Jesus Cristo.

Em Josué 14,10 a 11:
E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11 E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.”

Depois de terem passado 45 anos, Calebe continuou perseverando e não desistiu. Certamente, possuía um outro espírito, pois perseverou em Cristo. O pessimismo que vai de geração em geração pode ser quebrado pelo poder de Deus. A nossa realidade é a Bíblia Sagrada. Lembrem-se de José! Mesmo vivendo no Egito, na terra da aflição, Deus o prosperou. Ele é poderoso para romper as barreiras.

O Pr.Eliel do Carmo relembrou quando Davi desafiou golias, conforme descrito em 1 Samuel 17. Não diminuiu o tamanho, a força e o aparato daquele gigante. Davi foi contra ele em nome de Jesus.  A realidade e a fé caminham juntos.

O Pr. Paulo Matos disse que precisamos entender que otimismo, pessimismo e realidade depende do Deus que servimos. Será que Davi quando lutou contra um urso estava sozinho? Certamente que não! Esses fatos, assim como outros nos mostram as experiências individuais que ele teve com Deus. O gigante, no arraial, não estava desafiando o povo de Israel, mas sim o Deus de Israel. Então, na visão de David, aquele gigante não poderia ir contra Deus. Não precisou usar armaduras ou utilizar outros tipos de armas. Mas, foi em nome do Senhor dos exércitos, conforme 1 Samuel 17, 45: Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

Em 1 Samuel 17, 37: “Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.”

Conforme podemos visualizar acima, Davi já havia tido várias experiências com Deus, quando teve que lutar contra as garras do leão e das do urso. Por isso, compreendemos a importância de Salmos 23, quando Davi diz: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. Tinha plena convicção do Deus que ele servia.

Não podemos mudar a situação do mundo, mas podemos mudar a de uma única pessoa. Podemos mudar a realidade quando cremos em Cristo, assim como ocorreu com o Apóstolo Paulo que mudar a realidade na Europa e Ásia.
O Pr.Eliel do Carmos disse que a nossa geração está vivendo a busca por resultados. Mas, quando as coisas não acontecem em conformidade com a nossa ótica, nos consideramos fracassados. Muitos não arriscam ou avançam, pois têm medo das coisas darem errado.

O Pr. Aílton Siqueira citou Efésios 5,10, dizendo que na vida somos provados e testados o tempo todo. Nem sempre algo vai dar certo na primeira vez. Se não der certo, tente de novo. Deus te capacitou para se levantar e tentar de novo. Não mensure o sucesso pelos resultados. Nem tudo que dá certo é de Deus. Não se prenda aos resultados e aquilo que as pessoas dizem. Se prenda somente a Deus!.

O Pr.Adílson Henrique questão do momento e da atitude. O pessimista mesmo sendo atendido ele está insatisfeito. Davi poderia ouvir a voz de seus irmãos, da multidão ou de Deus. Mas, resolveu ouvir a voz de Deus. Qual a voz que temos ouvido? Qual a sua marca: de vencedor ou de perdedor?

O Pr.Pedro Paulo enfatizou que, às vezes,  a derrota será a vitória dele. Isso servirá de experiências para as situações futuras. Se Davi ouvisse o coletivo não daria um passo contra aquele gigante. Os espias não teriam entrado na terra prometida se não fosse a ousadia de Caleb e Josué. Se você foi derrotada, levante a cabeça e continue caminhando em Deus. A nossa vitória é ao longo da vida. Para isso, conheça mais a Deus. Ele te dará vitória, mesmo diante das circunstâncias.

O Pr. Paulo ressaltou que caminhamos pela palavra de Deus. Quando os discípulos retornaram de uma pescaria e não conseguiram pegar um único peixe, ao londo de uma noite inteira, ficaram decepcionados e com uma visão muito pessimista. Pedro e outros discípulos eram exímios pescadores, profundos conhecedores da maré e daquele mar onde estavam pescando. No entanto, Jesus disse para eles retornarem e lançarem novamente as redes. E Pedro, após pregar a palavra de Deus, disse que retornaria pela palavra de Deus. Naquela ocasião, Deus os abençou tremendamente, mesmo diante daquela realidade, conforme Lucas 5, 5 a 6:
“5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
6 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.”

Ao final do debate podemos chegar às seguintes conclusões:

  1. A postura de vida de cada um de nós vai influenciar na nossa vida espiritual;
  2. Se algo não der certo na primeira tentativa, não desista e persista no alvo. A nossa vitória dependerá de nossa atitude otimista. Não tenha medo de arriscar ou avançar pelo medo de algo não dar certo;
  3. Todos passam por dificuldades, mas não podem encarar uma determinada situação como se fosse o fim de tudo. Nem tudo dá errado;
  4. Não contagie negativamente o ambiente ao seu redor. Não se prenda aos resultados e aquilo que as pessoas dizem, mas somente a Deus;
  5. Na vida cristã, nem tudo está baseado na realidade, mas sim na fé. Mas, não se esqueça de fazer um planejamento e ter equilíbrio;
  6. Não podemos desistir dos nossos propósitos ou ficarmos paralisados por não acreditarmos que podemos alcançá-los;
  7. Podemos mudar a realidade quando cremos em Cristo;
  8. As derrotas no passado servirão de experiência para a sua vitória no futuro;
  9. Mesmo diante da crise, precisamos dar um basta e dizer que Cristo é o Senhor de nossa vida e que somos mais que vencedores em Jesus Cristo; e
  10.  Enfrente as situações sempre em nome de Jesus Cristo e não com as suas próprias forças e armas. A nossa arma tem que ser a oração, o jejum, a meditação na palavra de Deus e uma vida plena de comunhão.

IADJAN, a igreja que ama você.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre tudo aquilo que foi debatido, clique acesse "Debate Melodia" - link http://melodia.com.br/audios/debate-melodia/17

 

 

 

 

 

 

 


 
 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document