A importância da Bandeira Nacional na vida do cristão
 

A importância da Bandeira Nacional na vida do cristão

Por Marcelo Gameleira Corrêa

Quatro dias após a proclamação da república, no ano de 1889, foi instituída a Bandeira da República Federativa do Brasil, símbolo forte de sentimentos nacionalista e patriótico. Desde então, o dia 19 de novembro passou a ser parte de nossa história e revestido por um significado especial para nós brasileiros, quando comemoramos, em todo território nacional, o dia da bandeira.

A versão atual da bandeira nacional brasileira, com 27 estrelas, cada uma representando um estado e o Distrito Federal, entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas associadas aos novos estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia. A disposição das estrelas é a mesma daquela vista no céu do Rio de Janeiro às 8 horas e 30 minutos da manhã do dia 15 de novembro de 1889, assinalando assim, em nossa bandeira, a marca indelével do momento histórico da Proclamação da República.

Símbolo máximo da pátria, seu desenho e suas cores exprimem o verde das nossas extensas matas; o amarelo de nossas riquezas minerais; o azul do nosso inigualável céu estrelado; e o branco, representando a vocação do nosso povo para a paz.

A legenda escrita na cor verde, "Ordem e Progresso", objetivos maiores da nação, inspirado pelos ideais positivistas do filósofo Auguste Comte, cujo lema completo é “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”, incita-nos ao patriotismo e ao cumprimento de nossos deveres perante a pátria amada.

Interessante notar, conforme descrito acima, que o lema completo é "O amor por princípio e a ordem por base"; o progresso por fim. Nesse contexto, Deus nos ensinou, conforme descrito em Mateus 22, 37 a 40: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

A palavra "ordem por base" nos mostra a importância de termos uma vida reta, em conformidade com tudo aquilo que Deus tem nos ensinado nas suas escrituras sagradas. Mas, para isso, precisamos ler diariamente a bíblia, a fim de que possamos aprender as ordenanças de Deus. Em paralelo, necessitamos proclamar o evangelho, não somente pregando-o a toda a criatura, conforme dito em Mateus 16, 15, mas, principalmente, tendo uma vida ilibada diante do Senhor, para que a sociedade possa perceber o seu valor e, por meio do seu testemunho, crer no amor de Deus.

Mas, para isso, precisamos estar mais presentes na Igreja do Senhor, pois somente o Espírito Santo de Deus nos convence de todo o pecado. Não podemos viver como "Desigrejados" e nem de acordo com os padrões mundanos. Ao longo dos últimos tempos, temos perdido muitos valores morais, o que tem trazido algumas consequências desastrosas para a nossa sociedade. Não adianta culparmos e questionarmos somente o governo. A verdadeira mudança precisa começar por cada um de nós.

Para protestarmos contra o pecado não é preciso sair às ruas com faixas e bandeiras, mas é possível fazer isto em oração, em consagração e jejum a Deus. A atitude de protesto da igreja pode ser demonstrada por meio da qualidade de vida cristã, isto é, uma vida ordeira e orientada pela bíblia sagrada.

Precisamos ter dignidade diante de Deus. Para isso, precisamos andar em santidade, em harmonia com os nossos irmãos, em honestidade e, acima de tudo, em amor. Se aprendermos, verdadeiramente, esses princípios teremos progresso na nossa caminhada.

Como cristãos, certamente não mudaremos por completo uma sociedade, mas podemos fazer algo por ela. Podemos ser exemplos a serem deixados para as novas gerações. Podemos influenciar pessoas, por meio do nosso exemplo de vida. Podemos fazer história. O progresso do nosso glorioso Brasil depende da atitude de cada um de nós.

Para tal, a nossa maior BANDEIRA tem que ser Jesus Cristo. Em Êxodo 17, 15, é dito que Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É A MINHA BANDEIRA. Ao longo de sua jornada, prosperou e foi vitorioso diante dos inimigos que se levantaram contra o seu povo.

Por isso, meu amado irmão, neste dia em que relembramos a importânca da Bandeira Nacional, faça uma reflexão de vida e verifique se os princípios do AMOR e ORDEM fazem parte do seu dia-a-dia. Você tem sido exemplo diante da sociedade? Pode servir de exemplo para outras gerações? Qual a Bandeira que você tem carregado?

“Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz!”

Mas, acima de tudo, que a nossa Bandeira seja Jesus Cristo, pois somente Ele é capaz de influenciar uma mudança de comportamento e caráter, a fim de que possamos ter um Brasil melhor, alicerçado numa vida repleta de amor verdadeiro e ordenança, em conformidade com os padrões bíblicos.

Faça a diferença!

IADJAN, a igreja que ama você!

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document