Os ensinamentos de Paulo e Tito para se tornar um grande líder
 

 

“Aquele que for irrepreensívelmarido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução e nem sãodesobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deusnão soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidadeamigo do bem, moderado, justo, santo, temperanteRetendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.  Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.”(Tt 1, 1 a 16).


Paulo na carta dirigida à Tito (Capítulo 1) o instrui a auxiliar as igrejas de Creta na sua organização e identificação de presbíteros, que deveriam ser irrepreensíveis, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução e nem desobedientes (Tt 1,6). Deveriam ser homens de alto caráter moral, ser inflexíveis em questões de princípio, mantendo a verdadeira doutrina apostólica e sendo capazes de reprovar os opositores. O Apóstolo Paulo preocupa-se, então, em mostrar a Tito as qualificações daqueles que deveriam liderar e ensinar às igrejas. Desta forma, o presente texto nos mostrará os principais ensinamentos de Paulo a Tito para que se tornasse um grande líder. 

A carta a Tito tem uma afinidade com 1Tm. Ambas as epistolas são endereçadas a jovens homens aos quais tinham sido designados de liderança responsável em suas respectivas igrejas durante a ausência de Paulo. Ambas as epístolas ocupam-se com as qualificações daqueles que devem liderar a ensinar as igrejas, a verdadeira manutenção da doutrina apostólica e contribuir para edificação dos crentes, a fim de que pudessem servir no ministério cristão de forma efetiva e, conseqüentemente, conduzir pecadores à salvação em Cristo.

Inicialmente, a igreja deveria ser conduzida por uma liderança qualificada espiritualmente e capacitada para o exercício de suas funções, onde cada servo deveria possuir uma série de características, pois àqueles que são chamados por Deus para ocupar lugar de destaque na liderança, seja como Pastor ou algum outro cargo, deve ter certeza do chamado divino e de sua vocação para executar a tarefa que lhe foi confiada. O Curso de Capacitação para Obreiro é exemplo vivo da preocupação da igreja em Jardim Nogueira, a fim de preparar e capacitar àqueles que foram chamados para a organização da igreja e na condução de vidas cristãs.
Ter ânimo para executar com dedicação as atividades conferidas à sua vocação. É fácil identificar o sucesso nos setores ministeriais de uma igreja quando seus líderes atuam quando estão motivados, pois certamente produzem frutos que agradam ao Senhor da igreja. Ter, também, o desejo de qualificar-se para executar suas atividades de forma mais efetiva. Muito da falta de crescimento dos setores da igreja deve-se à falta de atualização das lideranças. Vivemos num século de constantes mudanças, e líderes que desejam ter sucesso, necessitam estudar para atualização dos seus conhecimentos.

Os líderes deverão se identificar com a sã doutrina para conduzirem seus liderados à prática doutrinária segundo os ensinamentos bíblicos, a fim de se desviarem da apostasia dos últimos tempos, onde muitos apostarão da fé dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. Por isso, a importância de reter a fiel palavra de Deus, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância” (Tt 1.11)

Observando os aspectos de manutenção da sã doutrina, segundo os escritos de Paulo a Tito, ou seja: liderança qualificada; manutenção dos ensinos corretos e vida de santidade, as igrejas irão cumprir a sua missão, levar a mensagem de salvação em Cristo Jesus e contribuir para edificação dos crentes para que possam servir no ministério cristão de forma efetiva. Um motivo forte para se comportarem de acordo com a sã doutrina era evitar qualquer ocasião para os incrédulos acusarem os discípulos de impiedade Em vez de fazerem com que a palavra de Deus fosse difamada pela conduta pecaminosa, os cristãos poderiam ornamentar a doutrina de Cristo através de sua obediência (2,10).

A falta de santidade distorce a conduta cristã. Ensinando coisas que não edificam, os líderes conduzem ao desvio da verdade, corrompem a mente e a consciência da verdade cristã. Mesmo conhecendo a Deus negam-no com suas más obras, e por isso são reprovados. Devemos aprender a respeito dos comportamentos cristãos que possam produzir santidade na vida da igreja, detendo a verdade bíblica, visto que a palavra precisa ser interiorizada na vida dos crentes para que possam viver e promover a verdade.

Capacitando os crentes a serem aprovados em toda boa obra. Todo crente deve ter consciência da sua utilidade, pois todos são dotados de dons dados por Deus para serem praticados no exercício de suas atividades na igreja. 

Em Tito 2, 3 a 5, Paulo fala de um importante ministério das mulheres, exortando as mais velhas a terem um procedimento maduro em seu viver, sendo modelo para as irmãs mais novas. No verso 4, ele diz que só assim elas poderão orientar as mais jovens a amar a seus maridos e filhos, a se ocuparem com o lar e a sujeitarem-se a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja difamada.

A disciplina deve ser aplicada contra os que causam dissensão e divisão . “Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.” (Tt 2,15). A vida de servo ou colocar-se sob a autoridade e senhorio de Jesus Cristo é um estilo de vida de obediência à sua palavra.
Paulo ensina, também, que a justificação e a salvação é pela graça de Deus, e sobre a ação do Espírito Santo, o qual foi dada para remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Não ficando presos aos aspectos da Lei Mosaica, pois a fidelidade de Deus à sua promessa de aliança de salvar seu povo é estabelecida e preservada pela Graça.

Concluindo, a carta de Paulo a Tito nos mostra, então, a preocupação das qualificações dos líderes da igreja; conduta a seguir com aqueles que se afastam da sã doutrina e da pureza cristã e a justificação pela graça como fundamento da ética cristã.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document