O Pentecostes na Vida do Crente
 


Por Pastor Adilson Henrique

“A cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2, 1 a 4).

A palavra “pentecostes” já se tornou um marco para nós, cristãos. Quando a ouvimos logo nos lembramos do derramamento do Espírito, pois, foi no dia do pentecostes que o Espírito Santo caiu pela primeira vez sobre a igreja, cumprindo a promessa anunciada pelo profeta Joel 2,28, por João Batista (Mateus 3,11), e pelo nosso amado Salvador Jesus Cristo (João 14; 1516 e 17Atos 1,8).

Esse derramamento do Espírito marcou o início dessa era cristã na qual vivemos hoje chamada de “os últimos dias”. O derramamento do Espírito inaugurou a expectativa da segunda vinda de Cristo para buscar sua amada igreja. Hoje vivemos nessa expectativa gloriosa de ver o nosso Salvador vindo nas nuvens para recolher os escolhidos dos quatro cantos da terra, ao som de trombetas.

Os escolhidos subirão para se encontrarem com o Cordeiro; essa é a primeira ressurreição, a ressurreição dos justos, que, não apenas receberam pela fé a justiça por meio do sacrifício de Cristo, mas que também viveram de modo justo e piedoso. Quanto aos crentes mentirosos, partidários, adúlteros, fornicários, avarentos, maldizentes, esses não ressuscitarão na primeira ressurreição, mas aguardarão a segunda ressurreição, a ressurreição do juízo final.

Duro é esse discurso, mas, muitos são chamados, porém poucos os escolhidos. Precisamos nos esforçar em viver uma vida de arrependimento e santidade diante do nosso Poderoso Deus.

Em Mateus 22, 10 a 14: “E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.  Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial.  e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu.  Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.  Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”.

Não receba essa palavra como uma palavra de desânimo, receba-a como uma palavra de desafio para viver em santidade e em justiça perante o seu Deus. Afinal de contas, foi para criar essa possibilidade para você que o Senhor Jesus veio ao mundo e morreu naquela Cruz (Lucas 1, 74 a 75).

Eu conheço pessoas que choram, clamam, fazem careta, se contorcem toda para receber a manifestação do Espírito Santo, mas, não evangelizam, não testemunham… não fazem o básico… não fazem o dever de casa. Todas as expressões descritas acima podem ser feitas, mas, se não fizermos o básico nada vai acontecer apesar delas.

Deus abençoe a todos e que o Espírito Santo de Deus esteja com todos vós.

IADJAN, a Igreja que ama você.

 

 

 

 

 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document