As Características do Altar de Deus
 

 

A obreira Ana Paula, inspirada pelo Espírito Santo, nos trouxe uma palavra abençoada sobre as cinzas no altar. Em Êxodo 27, a partir do versículo 1, Deus nos mostra as características do Altar de Deus. O Altar do holocausto era um local onde se faziam sacrifícios constantemente a Deus. Naquela época, o povo só podia se aproximar de Deus através do sacrifício. Este era o único meio pelo qual os pecados poderiam ser perdoados e retirados. No versículo 3, Deus ordena: "Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre".

Ressaltou, também, que conforme descrito em Levítico 6, 8 a 13, sobre a lei do holocausto, que o mesmo deveria ser queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele. O fogo, pois, sobre o altar arderá nele, não se apagará, mas o sacedorte acenderá nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

O fogo do altar representa a eterna presença de Deus sobre as nossas vidas e o altar a vida do cristão. O que nos chama a atenção nessas passagens é que primeiramente precisamos ter uma vida santificada, sem pecados. Todas as vezes que nos colocamos diante do altar de Deus e nos arrependemos de nossos pecados, tudo aquilo de errado vira cinza. Mas são justamente essas cinzas deixadas no altar que impedem o fogo no altar arder continuamente sobre as nossas vidas, visto que o fogo não arde sobre as cinzas. Lembramos, então, dos utensílios do Altar. Com a ajuda desses utensílios, o Sacerdote retirava todas as cinzas, incluindo aquelas escondidas pelos cantos do Altar, através das espátulas e garfos, lançando-as sobre as bacias, a fim de que fossem levadas para um lugar limpo.

Queremos dizer a você que tem tido uma vida de pecados, confesse-os diante do Altar de Deus. Hoje você tem livre acesso ao Altar de Deus. Você tem o privilégio de se arrepender e transformar os seus pecados em cinzas. No entanto, é preciso retirar tudo aquilo que estiver escondido em suas vidas, no seu inconsciente, nos cantinhos de sua vida. As coisas mais simples, mas que te impedem de receber o fogo do Espírito Santo. Utilize os utensílios do Altar do holocausto. Em Salmos 19, 12, Davi diz a Deus: "Quem pode entender os próprios erros ? expurga-me tu dos que me são ocultos, também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão". Peça a Deus para expurgar tudo aquilo que não provém dele, tudo aquilo que estiver oculto na sua vida.

Em Provérbios 28, 13 diz que quem encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Davi praticou adultério com Betseba. Não havia enxergado o seu pecado. Tentou encobrir o seu erro. Deus usou o Profeta Natá para abrir os olhos de Davi, para que pudesse ter consciência do seu pecado. Posteriormente se arrependeu e confessou-o diante do Deus Altíssimo. Seus pecados viraram cinzas, sendo lançadas para um lugar limpo. O Profeta jamais espalhou as suas cinzas e Davi foi um homem conforme o coração de Deus.

Pecado confessado é pecado perdoado. Deus não se lembra mais dos seus pecados. Virou cinzas. Resta a cada um de nós retirar as cinzas e levar para um lugar limpo. Em Levítico 6, versículo 11, Deus diz para o Sacerdote que as cinzas deveriam ser levadas para um lugar limpo. Por isso, meu irmão, você não tem direito em saber do passado ou pecado do seu irmão. Não o exponha, preserve a vida dele e não espalhe as suas cinzas, levem-nas para um lugar limpo. Deus lembra de esquecer nossos pecados. Por que você tem o direito de lembrá-los ?

Em Hebreus 8,12, Deus diz que será misericordioso para com suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não se lembrará mais. Não fique guardando as cinzas dos seus pecados no Altar de Deus, pois elas impedirão o fogo do Espírito Santo arder continuamente sobre as nossas vidas. Cuidado com as raposinhas escondidas, os pequenos pecados, que nem sempre damos valor. Ex: pirataria, palavras torpes, dentre outros. Seja um crente verdadeiro, cheio do poder de Deus.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document