O Papel da Mulher e do Homem no Casamento
 

Por Marcelo Gameleira Corrêa

Quando Deus criou o casamento em Gênesis, deixou claro que não se trata de uma união entre um homem e uma mulher apenas para que os dois sejam felizes e tenham algum tipo de benefício pessoal.

Mas vemos que Deus criou a mulher para que esta fosse uma auxiladora, ou seja, que ajudasse o homem a cumprir a missão que Deus havia dado à humanidade. Então, o casamento é a união entre um homem e uma mulher para que estes se ajudem mutuamente a cumprir a missão de glorificar a Deus.


No entanto, o que vemos hoje é que se tornou cada vez mais comum a existência de casamentos que são marcados por constantes brigas e discussões entre o casal. Em vez de um cooperar com o outro, cada um quer fazer as coisas do seu jeito; cada um quer seguir o seu caminho. O resultado é um casamento que não glorifica a Deus, e também o fim do casamento, o que está se tornando algo cada vez mais comum.


Por isso, precisamos buscar na Palavra de Deus qual é o papel do marido e da esposa, de modo que cada um possa ajudar ao outro e dar sua contribuição para o casamento. Vejamos, neste estudo, qual é o papel da esposa e do homem.


NECESSIDADES DA MULHER

A mulher possui muitas necessidades, são seres frágeis e precisam ser tratadas com carinho, amor e admiração. Possuem basicamente três desejos ou necessidades, o desejo de projetar beleza, de ter constantemente um romance e ser insubstituível.

Quando meditamos na bíblia, lembramos que Deus coloca o homem como o líder familiar. O homem é o Rei de sua família e sua esposa é tida como uma Rainha.

E como líder e Rei, o homem necessita se colocar como servo, suprindo todas as necessidades de sua família, principalmente de sua esposa. Versículo: “1 Reis, 2, 1 – “E aproximaram-se os dias da morte de Davi e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra: esforça-te, pois e sê homem”.

No entanto, as mulheres tem ficado cansadas, abatidas, desestimuladas, a ponto de abandonarem esse papel tão importante que Deus tem colocado em suas mãos, o papel da ORAÇÃO e INTERCESSÃO.

Existem muitas mulheres sofridas, sofrendo da doença do século: a depressão que gera inúmeros efeitos nocivos à mulher, ao casamento e família. A depressão é mais comum nas mulheres do que nos homens. Qual o motivo?

Ela pode ser leve a moderada com sintomas de apatia, falta de apetite, dificuldade para dormir, baixa auto-estima e fadiga. Ou pode ser uma depressão maior com sintomas de humor depressivo na maioria dos dias, falta de interesse nas atividades rotineiras que antes eram realizadas com satisfação, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, fadiga, sem imentos de culpa na maioria dos dias e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

Existem inúmeros motivos para a depressão, tais como De acordo com o National Institutes of Health os fatores que aumentam o risco de uma mulher ter depressão incluem fatores genéticos, biológicos, reprodutivos, interpessoais e características psicológicas e de personalidade. Além disso, as mulheres que intercalam o trabalho com o cuidado com seus filhos ou as mães solteiras sofrem mais de estresse que pode desencadear a depressão.

 

QUAL O PAPEL DO HOMEM NESSE CONTEXTO?

 

O homem precisa satisfazer as necessidades de uma mulher, em todos os sentidos, e não somente os seus próprios desejos e necessidades. O grande problema é que nem sempre o homem consegue enxergar a mais superficial necessidade feminina, tendo em vista que a correria do dia-a-dia nos cegam. Papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte. Seu papel é servir incondicionalmente.

A importância da reflexão, da meditação e olharmos para dentro de si mesmos. Não conseguimos administrar e otimizar nosso tempo, precisamos definir melhor as nossas prioridades, e, por isso, vivemos correndo de um lado para o outro, sendo escravos dos afazeres mundanos, não enxergando muitas das vezes as necessidades dentro de nosso lar.

O homem precisa, também, interceder e orar pela sua família, sua esposa, seus filhos. Necessita colocá-los diante do altar de Deus. Precisa ter discernimento espiritual e sabedoria para não se afastar dos planos de Deus, não deixar de cumprir o seu papel diante de sua família.

O inimigo, conforme ressaltado em João 10, 10 “O ladrão, não vem senão a roubar, a matar e a destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”.

Não deixe de crer em Jesus Cristo, a palavra de Deus diz em Mateus 11,28 “Vinde a mim todos que estiverem cansados e oprimidos e eu vos aliviarei".

No casamento, tanto o homem quanto a mulher precisam edificar a sua casa, por meio de um relacionamento sadio, do diálogo, de olhar mais para as necessidades de seu cônjugue, de estarem enxertados na videira que é Cristo Jesus. Se seu casamento estiver em momentos de crise, se aproxime mais de Deus e aprenda com sua palavra, pois ele está disposto a aliviar o seu sofrimento e mostrar o verdadeiro caminho a ser seguido.

 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document