Não pare de cavar os seus poços!
 

 

Gênesis 26, 25 a - "E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra. Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós. Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá.

E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai. Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas. E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele. Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna. E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra. Depois subiu dali a Berseba. E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo."

"Então edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço. E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército. E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós? E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do SENHOR. (Gênesis 26, 1 a 29)."

Isaque demonstra uma atitude de adoração a Deus, quando planejaram construir/edificar um Altar a Deus. No entanto, sabia que o Altar deveria ser edificado de baixo para cima. Um verdadeiro adorador se inclina numa atitude de humilhação.

Após edificar o Altar, invoca o nome do Senhor. A adoração tem que ser individual. Inicialmente, buscou a presença de Deus e, posteriormente, preocupou-se em armar a sua tenda. Primeiramente, temos que buscar a Deus, depois nos preocuparmos com nossa santificação e somente, por último, abençoar a outras pessoas. Por isso, é necessário, antes de tudo, um verdadeiro processo para que possamos nos moldar àquilo que Deus quer para cada um de nós. Para que nós posssamos armar a nossa tenda, temos que, antes de tudo, sermos bênçãos diante dos nossos familiares. Tenda tem o sentido coletivo. Você está preparado para armar a sua tenda e ser bênção em seu lar ? quais são as cordas que tem sustentado a sua tenda ? você já disponibilizou a corda do amor, do diálogo, da compreensão, dentre outras ?

Após ter edificado o Altar, ter buscado santificação e armado a nossa tenda, agora temos a missão de cuidar de pessoas, de cuidar de vidas que são valiosas para Deus. Tem que ter água para beber ! agora, é necessário cavar poços. Fazer algo proveitoso para Deus. No entanto cavar poços é algo muito difícil, pois quando começa a cavar encontra pedras e as dificuldades surgem. Começa a questionar o seu irmão e a criticar a igreja. A igreja não tem culpa das suas lutas. Isaque fez história cavando poços. Não pegou aqueles poços prontos. Reconheça as pessoas que estão cavando junto com você. Estão no mesmo propósito ?

Mesmo diante dos Filisteus, Isaque continuou a cavar os seus poços. Mas tem que ser no lugar certo. Peça a direção de Deus. Aquilo que você faz, tem que estar na direção de Deus. Está difícil, continua cavando, pois a água vai começar a jorrar. Deus vai te mostrar o caminho e o local certo. Tem que ser água purificadora, que sara e transforma. Está desanimado, perdendo as forças.....não pare meu irmão, pois quem pára nunca vence e quem vence nunca pára. Continua cavando, porque daqui a pouco, no tempo de Deus, vai surgir um oásis na sua vida. Não perca a bênção por um simples detalhe.

Crente que cava poços tem que ter propósito ! qual o seu propósito, aparecer ou em abençoar ? basta apenas um poço.

Quem edifica Altar a Deus tem prazer em abençoar outras pessoas.

Continue persistindo, assim como Isaque persistiu diante dos Filisteus. Dê o melhor para Deus. No final, o inimigo vai reconhecer Deus na sua vida.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document