A desobediência e o ciúme de Saul!
 

 

1 SAMUEL 13, 1 a 21 e 1 SAMUEL 18, 7

A partir do versículo 5 de 1 Samuel 13, diz a palavra de Deus: "Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus, e também Israel se fez abominável aos filisteus. Então o povo foi convocado para junto de Saul em Gilgal. E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven. Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava angustiado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas. E alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo ia atrás dele tremendo. E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

Estava na iminência de ocorrer uma guerra entre os Israelitas e os Filisteus. Saul era Rei e não Sacerdote, mas ofereceu ofertas pacíficas em holocausto a Deus. Antes da vinda de Jesus Cristo, somente o sumo Sacerdote podederia oferecer holocaustos a Deus. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. (V. 10). Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. (V. 11 e 12).

Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou (V. 13 e 14).

Saul não obedeceu aos mandamentos de Deus. Agiu de forma precipitada. Deus poderia ter confirmado o seu reinado, no entanto por ter procedido nesciamente e por não guardar a ordenança de Deus, perdeu a sua coroa. Deus não tolera desobediência. Quando Deus não autoriza fazer algo, o crente arruma problemas. Precisamos estar dentro dos limites de Deus. Precisamos nos humilhar diante do Senhor, senão será quebrado.

Não precisamos ouvir e nem proferir palavras que matam. tudo que falamos fica registrado nos oráculos santos. Devemos abençoar e declarar palavras de vitória. Só guerreia quem está finado com o Espírito Santo. Ciúme e inveja tomaram conta de Saul. Não tenha inveja do próximo, porque o Senhor o colocará em lugar elevado. Em Provérbios 27, 4 diz: "O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja? ".

Tiago 3, 16 - "Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa."

Cantares 8, 6 - "Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas." Fala sobre inveja, ciúme e amor. O espírito faccioso divide a igreja.

1 João 3, 15 - "Qualquer que aborrece seu irmão é homicida e vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna" Quem dá armamento forte é Jeová.

Deus nos chamou para realizar grandes obras. No entanto, guarda o seu coração.

Provérbios 4, 23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida".

 

 


 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document