Pagando o preço e sendo exemplo

 

Por Pr. Adílson Henrique dos Santos

Gêneis 41, 37 a 40 - "E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu."

Faraó põe José como Governador do Egito. Através da passagem acima vamos aprender a pagar o preço e ser exemplo, aprendendo com a vida de José.

Quer ter vitória, prepare-se para a oposição, para as afrontas, para as pressões psicológicas, para o desprezo, a impopularidade, enfim prepare-se porque poderá ser lançado num buraco, da mesma forma que os irmãos de José fizeram com ele. No entanto, Deus também usa seus anjos para lhe tirar desse buraco e lhe trazer vitória. Deus honrou a vida de José. Tudo que José fazia era abençoado. Após ter suportado inúmeras pressões, foi levantado como primeiro Ministro. Quando esteve pela primeira vez na casa de Faraó, era um simples escravo, mas quando retornou, voltou como primeiro Ministro. Faraó disse no V40: "......somente no trono eu serei maior que tu." Vamos aprender as principais características de José, as quais fizeram-no um homem de verdadeiro exemplo e o preço pago por ele para chegar na posição de primeiro Ministro.

1) Tinha um Coração Perdoador - precisamos ser longânimos e pacientes com a vida de nossos irmãos. Tem crente provando outro crente dentro da igreja. Está disposto a perdoar, arranque o carnegão da ferida. Tenha um coração abençoador e perdoador, pois onde você colocar a sua mão será abençoado. Coração perdoador está disposto a ouvir. Cuide de sua família, lance fora suas vaidades e ouça mais o seu cônjugue. A vontade de Deus é soberana! se Ele permitiu que você passasse por uma situação difícil, é porque Ele tem motivo. Por isso, perdoe as pessoas que o fizeram passar por isso. José era amado e o filho preferido de seu pai Jacó. Mesmo despertando o ciúme e inveja dos seus irmãos, a ponto de ser lançado num buraco e ser vendido como escravo, jamais absorveu amargura e tristeza daquela situação. Pelo contrário, quando houve fome na terra, abençou a vida do seu pai e irmãos.

2) Suportou as Pressões - José foi pressionado por seus irmãos e inimigos. Cuidado crente, pois terá que suportar as pressões dentro da igreja, principalmente quando estiver fazendo a obra. José não murmurou e não perdeu seu autocontrole. Toda pressão passa. Deixa que Deus aja a seu favor. O inimigo sabe que mesmo pressionado, o crente tem promessa de Deus. Mil cairão ao seu lado e dez mil a sua direita, mas o crente não será atingido. Se Jesus estiver no seu barco, mesmo diante das tempestades, mesmo diante dos ataques, nada pode te atingir.

3) Lutou contra a impopularidade - somente Deus pode mexer na sua popularidade. Deus te chamou para sarar vidas e fazer uma história de popularidade. O sucesso depende do quanto você se prepara para superar um desafio. Faça sua história atravé do exemplo de vida. José por onde passava deixava a sua marca. Tranforme as suas atitudes, negue o ócio e desenvolva uma história de vitória. Lute contra a impopularidade.

4) Era Criterioso e Inteligente - não faça as coisas de qualquer maneira. Faça antes um planejamento. Seja criterioso. José chegou zerado no Egito, mas saiu de lá com tudo. aprenda a valorizar aquilo que você tem e Deus colocou nas suas mãos. Não enterre seus dons. Seja inteligente e aprenda a desenvolver uma boa percepção. Trabalhe seu lar com sabedoria. Precisamos ser valorosos e darmos uma resposta para a sociedade. Quem conseguir no seu lar ser aprovado pela sua esposa, é porque você realmente tem aprovação, visto que a mulher sabe perfeitamente como provocar.

5) Não se importava com a dureza do trabalho - José jamais se preocupou com a dureza imposta pelo seu trabalho. A tarefa está minguando? Deus te coloca em algumas situações para você multiplicar e ser um gerador de bênçãos, mesmo que você não saiba, pois Deus vai te capacitar. José não perdeu suas qualidades. Onde ele estava e colocava as suas mãos e a planta dos seus pés, Deus o abençoava e prosperava as suas ações. Onde você estiver, seu chefe vai ter que te abençoar, independente de sua posição.

6) Era um sonhador - O que Deus quer dar a você é diferente daquilo que foi separado para o seu irmão. o que você tem sonhado para a sua vida? todos os sonhos de José se cumpriram. Quem não sonha, está na iminência de morrer. Nada nesta terra pode parar os seus sonhos. Vento contrário pode te levar para frente, mas aprenda a manejar a vela a seu favor.

7) Administrador de primeira qualidade - Pastor não pode subir no púlpito e estar todo endividado. Não adianta estar com um terno alinhado. Como você administra as suas finanças? aprenda a administrar as suas finanças, seu trabalho, sua saúde, sua família e outros, da melhor forma possível. Seja cuidadoso! seja criterioso e inteligente. Administrador é provado no fogo.

8) Era um homem de convicção - José sabia exatamente o que queria e tinha convicção do seu chamado. Nunca deixou de acreditar no seu ministério e naquilo que havia sido separado por Deus. Tenha conviccção do seu chamado. As pessoas geralmente não acreditam em você, mas você tem que acreditar em si mesmo, pois Deus já avalizou a sua vida.

9) Aprendia com sua própria experiência - aprender é ter paciência para ouvir. É muito melhor aprender com as próprias experiências do que com as experiências dos nossos irmãos.

10) Era distintamente diferente - diferenciava-se dos seus irmãos. A marca da promessa de Deus era única para José.

11) Sofreu mesmo quando estava certo - José mesmo estando certo, foi perseguido, humilhado, pressionado, sofreu as pressões dos seus inimigos, mas mesmo sofrendo sustentou a sua palavra. Estão querendo denegrir a sua imagem, não se preocupe, pois Deus é contigo. Ninguém pode tocar em você. Por isso, descanse. Jesus sofreu e estava certo. O homem é pecador, mas Jesus não tinha pecados. No entanto, sofreu pela remissão dos nossos pecados.

12) Era um homem de integridade moral - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor. Acima de tudo, José era um homem de integridade moral. Errar não é vergonhoso. Se cair, tenha certeza que Deus vai te ajudar a se levantar. Como você tem entrado na sua rua ? se desviando das pessoas? não critique ninguém, pois veremos que temos unhas iguais às dos nossos inimigos.

Pague o preço para ser exemplo, assim como José pagou.

 

 


 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document