Sendo exortado como a igreja de Laodicéia

 

Por Pr. Adílson Henrique dos Santos

Apocalipse 3, 14 a 22 - "E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Traz uma palavra de exortação para a igreja de Laodicéia que estava perdendo o foco em Deus. Fala de uma igreja apóstota, que se afasta da presença de Deus. Muitos estão dentro das igrejas, mas estão se desviando da fé. Já não possuem compromisso com a igreja. Essa igreja não se curva e não aceita mais as coisas de Deus. As pessoas têm apenas um compromisso momentâneo. Algumas pessoas vêm ao culto, mas sem compromisso com Deus e também não acatam mais a liderança do Pastor da igreja.

A primeira coisa que percebemos, é que Jesus se apresenta ao anjo da igreja como testemunha fiel e verdadeira. Onde você estiver, essa testemunha testificará sobre a sua vida, olhará os seus passos e confirmará todas as suas ações. Deus é o criador de todas as coisas. Nada estaria acontecendo na terra, caso não houvesse o princípio da criação de Deus. Ele é o dono de tudo, de todas as coisas! O homem fez muitas coisas, mas não haveria nada nesta terra, se Deus não fizesse o princípio de tudo, como podemos obervar em Gênesis. Ele possui o controle de sua saúde, de suas finanças, de todas as áreas de sua vida. No momento certo, Ele nos trará vitória.

Em Apocalipse 3,4: "Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso." Diferentemente da igreja de Laodicéia, a igreja de Sardes não havia sido contaminada pelas vestes do pecado. No entanto, a igreja de Laodicéia não recebe nenhum elogio. Um dos maiores males é receber um elogio, sem merecer recebê-lo. Não dê honra para quem não a merece. Honra é somente para aqueles que verdadeiramente a merecem. A igreja de Laodicéia se envolveu com o mundo e passou a viver de uma forma miserável. Não mereceu ser honrada!

Se Deus olhasse hoje para você, será que receberia algum elogio ou a Sua reprovação?

Nos versículos de 15 a 17 do Cap. 3 de Apocalipse tudo indica que estamos vivendo essa igreja: "...Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca...". O crente "frio" é aquele que nada entra em sua cabeça, é muito frio e apático. Mas ele tem o entendimento de Deus da maneira dele. O crente "quente" é aquele que glorifica tudo aquilo que está sendo falado, sem que faça uma análise daquilo que está sendo dito. Esses dois tipos de crente são muito criticados dentro das igrejas. O "morno" é aquele que está em cima do muro e está criticando o "quente" e o "frio". Laodicéia era uma igreja "morna".

A igreja de Laodicéia vive uma ilusão, pois se vangloria pelas riquezas. A igreja brasileira hoje está se vangloriando dos grandes templos, de suas riquezas, dentre outros. Não podemos fazer parte de uma igreja iludida! A nossa verdadeira riqueza está reservada nos céus. Apocalipse 3, 17: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu".

Muitos estão se perdendo dentro das igrejas, mas Deus nos chama novamente para que possamos receber a graça de Deus. Aqueles que receberem a sua graça serão arrebatados, verdadeiramente, para a glória de Deus. Ele, de fato, enxerga a condição de cada um de nós. Nessa passagem, Deus está chamando a atenção daquela igreja, que se afasta da presença de Deus, para que não sejamos desgraçados, miseráveis, pobres, cegos e nus. Cuidado para não ter o status de miserável!

Não seja um crente "frio" que cria camadas gordurosas e nem "morno" que venha perder o sabor, mas seja "quente", um crente verdadeiro, remido e lavado por Cristo.

Apocalipse 3, 18: "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas". Deus nos dá um conselho: não troque a matéria-prima que Deus nos deu por aquilo oferecido pelo inferno. Para se cobrir, tem que se vestir com as vestes espirituais, pois o mundo verá e saberá que você é lavado e remido pelo sangue do cordeiro. Infelizmente, a igreja de Laodicéia estava vivendo um momento de nudez e, por isso, envergonhada.

O segundo conselho é para que unjamos os nossos olhos com colírio para que vejas. Estamos vivendo um cegueira espiritual. Muitos não querem mais saber da palavra de Deus e de serem exortados. Se o Pastor chamar a atenção do membro, acaba indo para outra igreja. Na verdade, está faltando colírio para curar a cegueira. Muitos estão cegos dentro das igrejas. Deus não nos chamou para viver o material, mas sim o espiritual. Deus nos aconselha que busquemos esse colírio espiritual.

Nesse contexto, temos que ter consciência da importância dos cultos de correção, pois seremos lapidados e preparados para chegarmos ao reino dos céus, como ressaltado em Apocalipse 3, 19: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te".

Em Apocalipse 3,20: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". Deus já entrou em sua casa? infelizmente, existem quartos, salas que Deus não pode entrar, pois Ele não concorda com algumas coisas que são praticadas. Jesus só pode passar o óleo na cabeça para aqueles que forem exortados. Aprenda que Deus repreende somente aqueles que Ele ama. Lembre-se do anjo da igreja, que é o seu Pastor, pois Deus sempre o usará para exortá-lo. Se você abrir a porta, Deus entrará no seu coração. Mas, para isso, há uma condição: a sua permissão. Todo dia, Ele bate na sua porta para adentrar na sua vida para lhe trazer bênçãos espirituais e materiais. Ele quer mudar todas as áreas de sua vida. Permita que ele entre!

Se você praticar tudo isso que foi escrito, Deus proverá todas as áreas de sua vida e conforme escrito em Apocalipse 3,21, ao que vencer lhe concederá que se assente com Ele no Seu trono, da mesma forma que Ele venceu e se assentou com Seu pai no trono de glória.



 


 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document