Palavra Pastoral 2024
 

Amados e diletos de Deus em Cristo Jesus, nosso Eterno Mestre e Salvador,

O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro

(Provérbios 10:17)

        Em 2022, foi o ano do “AMADURECIMENTO”, quando fomos desafiados a sair da nossa zona de conforto e de crescermos espiritualmente, amadurecendo em Cristo! Fomos encorajados a termos um encontro verdadeiro com o Senhor, a fim de que pudéssemos suportar as adversidades. Aprendemos que o amadurecimento da igreja depende de estarmos com as mãos estendidas, em um propósito de Jejum e Oração, de modo que pudéssemos abrir os nossos olhos espirituais e entendermos a conjuntura que estávamos vivenciando, cuja tribulação produz paciência, experiência e esperança, conforme ressaltado pelo apóstolo Paulo em Romanos 5: 3-5.

 

Ao iniciarmos o ano de 2023, o da “REFLEXÃO”, após enfrentarmos as consequências da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, da polarização política motivada pelas eleições presidenciais e os impactos econômicos decorrentes da guerra da Rússia e Ucrânia, muitos ficaram desencorajados e derrotados, desistindo de prosseguir em seus sonhos e projetos, haja vista esses momentos de crise.

Porém, a igreja não parou! Continuou avançando em seus projetos de revitalização do novo templo, com a inauguração do projeto lounge, dos novos banheiros, espaço família e gabinete pastoral. Além disso, neste ano, comemoramos o 58º aniversário de fundição e o 39º de emancipação da igreja. Importa destacar, ainda, os 19 anos a frente da igreja como pastor presidente. Isso tudo, porque cremos que Deus faz acontecer e que toda a igreja esteve, ao longo desse tempo, nos apoiando.

Porém, crises sempre ocorrerão e, por isso, deveremos estar preparados para elas, crendo que Deus está no controle de todas as coisas!

Em outubro de 2023, iniciou-se o atual conflito entre Israel e o grupo Hamas, após ataques terroristas do grupo islâmico em território israelense. Adicionalmente, pudemos observar, também, a intenção da Venezuela em anexar parte da Guiana, terremotos ocorridos em várias partes do mundo, a fome se alastrando e a ocorrência de ondas de calor motivada pelas mudanças climáticas.

Esses fatos nos mostram o primeiro sinal do retorno do Senhor, conforme descritos em Mateus 24. Por outro lado, servem para chamar a atenção da igreja aos desvios dos mandamentos bíblicos, ao arrependimento e ao retorno ao caminho da justiça.

Isso tudo porque muitos cristãos estavam vivendo um evangelho superficial, sem criar muitas raízes, atuando apenas como meros frequentadores de igrejas! Diante desse cenário, estavam depressivos, frustrados e prostrados, não vivendo o evangelho em sua plenitude. Dessa forma, fomos chamados para refletirmos sobre o nosso modo de viver em Cristo. De viver plenamente o evangelho.

Importa destacar que, por ocasião do último culto da virada (2022/2023), foi ressaltado que: “mais digno de ser escolhido é o bom nome e não as riquezas que você possui”. Naquele momento, fomos convidados a recomeçar a nossa história, de modo a preservarmos o nosso nome e fazermos o nosso melhor.

Ao final de mais um ano, como está o seu nome hoje perante a sua família, trabalho e igreja?
Nesse contexto, ao longo de 2023, por ocasião dos Cultos realizados, tivemos a oportunidade de absorver inúmeros outros ensinamentos, os quais nos permitiram refletir sobre muitos aspectos, conforme destacados abaixo:

  • Deus nos chama para aquilo que deve ser feito! Mas, para mudar os outros, precisamos primeiro mudar o nosso comportamento (Atos 9);

  • Se você está aqui é porque Deus te chamou, pois quer mudar algo em sua vida. Temos que aprender algo com os ensinamentos do Sermão do Monte. Jesus abriu a boca para ensinar e ser exemplo. Não seja usado para amaldiçoar ou destruir alguém com palavras (Mateus 5, 2);

  • Qual o exemplo e legado deixados por onde você tem passado? A nossa fama tem que ser de trabalhador e não daquele que atrapalha a Obra de Deus (Mateus 4, 24);

  • Trabalhar para Deus é entrar nos moldes do Senhor. Ele transforma a nossa vida! A seara é grande, mas pouco são os ceifeiros, os escolhidos de Deus! Você esteve disposto a isso? (João 5, 17);

  • Devemos adorar com júbilo em nossos lares. Essa adoração necessita ser transportada para a Congregação, a comunhão horizontal. Ela não existirá se não entendermos que começa conosco. Somente assim alcançaremos a comunhão vertical com Deus (Salmos 119, 25);

  • "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente" (Hebreus 13, 8). Muitos estão criando a sua própria página do Evangelho. Coisas têm sido mudadas na igreja, mas fora da direção de Deus! Isso tudo, em virtude de nossa negligência com as coisas do Senhor!

  • Tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama, nisso pensai (Flipenses 4, 8 a 9). Tudo o que é verdadeiro! Quando se fala a verdade, mexe-se na ferida. É necessário arrancar o “carnegão”! Muitos vivendo a mentira dentro das igrejas. Deus sabe quem você é! Precisamos ser crentes de verdade. Você tem tido a coragem de dizer a verdade?

  • Não preguem o reino do homem! Arrependei-vos! Essa é a única forma de entrarmos no Reino dos céus! Quando isso ocorre, as portas se abrem, sentimos a presença de Deus e buscamos a santificação (Mateus 4, 17);

  • Lembrem-se que o céu não te aplaude quando procura fazer muito barulho para aparecer, pelas suas maldades e mentiras, por criticar as lideranças na igreja e por tratar mal a nossa família. Dê preferência aos aplausos dos céus, pois os dos homens ficarão na terra!

  • Em Mateus 25, as virgens saíram ao encontro do esposo, Jesus Cristo! Porém, nem todos na igreja estão saindo ao seu encontro. De quem você tem saído ao encontro, quando vai para a igreja?

  • Você está preparado para a audiência com Deus? Se prepare, pois o inimigo está ao nosso redor para nos acusar. Mas, lembre-se que Deus é o nosso advogado (Jó 1, 6);

  • Quem não quer trabalhar na igreja visível, não entrará na igreja invisível! O que você tem feito com o fruto que Deus colocou em suas mãos? (Mateus 18, 15 a 20); e

  • Somos uma igreja formada por pessoas imperfeitas, dispostas a serem confrontadas pela Palavra de Deus. Não siga aos homens, mas sim a Deus.

Ao refletir sobre esses conselhos pautados biblicamente, em 2023, como você chegou até aqui?

Conforme dito em Provérbios 10, 17, aquele que deixa a disciplina e correção comete erro. Importa mencionar que Deus não nos obriga a seguir os seus conselhos, porém cada um se responsabilizará pelas suas próprias reações às Palavras de repreensão. Essa referência bíblica é uma das lições mais valiosas de Salomão, pois além de mostrar o nosso caráter, impactará o nosso futuro de sucesso ou derrota.

Nesse diapasão, se rejeitarmos a disciplina e correção, não prejudicamos apenas a nós mesmos, mas também levamos outros para o caminho errado. As nossas escolhas não determinam somente o nosso destino, mas também impactam fortemente as pessoas ao nosso redor, principalmente, a nossa família.

Desse modo, como cristãos, temos o poder de influenciar vidas, assim como, também, sermos influenciados por outras vidas. Alguns dos quais podem nos ajudar a enxergar e superar os nossos problemas e fraquezas. Para isso, é necessário ratificarmos o ato de nos corrigirmos a cada dia em ações de vida, mudança de comportamento e de obediência ao Senhor.

Por esse motivo, em 2024, Deus nos chama para vivermos o ANO de CORREÇÃO!
Aprenda a obedecer a Palavra de Deus! Isso envolve ter humildade necessária que precisamos melhorar, deixando de lado o orgulho e o nosso próprio “eu”. Nesse cenário, a importância do pastor nesse processo de correção. Não se entristeça caso seja confrontado pelas lideranças, pois tudo isso é para o seu crescimento espiritual. Ame e valorize a correção e instrução em sua vida!   

Você está livre do orgulho e capaz de se humilhar diante da instrução e da repreensão?
É momento de revermos o nosso comportamento e atitudes como cristãos, agindo da maneira correta, em conformidade com os preceitos bíblicos que são imutáveis. Aprenda a ser confrontado pela Palavra de Deus, mesmo que te cause dores!

Você está disposto a isso?

Então, cresça espiritualmente, lançando fora os maus pensamentos, críticas negativas, atitudes e transgressões! Não seja envolvido pelas questões mundanas e agindo como escravos do pecado, ficando cego para os conselhos de Deus.

Deixe o Senhor sondar o seu coração e te mostrar o que precisa ser mudado! Creia que Ele faz acontecer e poderá mudar o curso de sua história.

Então, se abra para Cristo e deixe o Espírito Santo de Deus trabalhar em sua vida. Reconheça que você tem uma limitação diante do Senhor e esteja disponível para Ele. Certamente, você viverá o melhor de Deus nesse ano que se inicia.

Creia nesta Palavra e seja bem-vindo ao ano de CORREÇÃO.

Avancemos em nome de Jesus, Familia Nogueirense!!!

Quem não se envolve, não se desenvolve!!!

Venceremos Juntos, juntos venceremos!!!!

De seus amigos e servos,

Pr. Adílson Henrique e Missionária Mônica Henrique



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document