Ensinamento para uma vida mais saudável
 

 

Com a correria do dia a dia, muitas vezes é impossível manter uma alimentação balanceada, dormir todas as horas necessárias, praticar alguma atividade física ou mesmo relaxar e tirar alguns minutos do dia para não fazer nada. Resumindo, falta tempo para cuidar de si mesma.

Para ajudar nessa tarefa, a terapeuta Andrea Maciel Arantes, que atua profissionalmente com Medicina Chinesa, listou 10 ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que podem auxiliar as pessoas obterem uma vida mais saudável. Confira:

1) Evite exposição prolongada aos fatores climáticos

De acordo com a Medicina Chinesa, o primeiro fator que pode desencadear uma doença é a exposição inadequada ao clima. O vento, o frio, ou mesmo o calor em excesso causam danos à saúde. Na prática, andar descalço em ambientes frios, ficar exposto constantemente à corrente de ar como o ar condicionado, ou mesmo se expor à chuva, faz com que o corpo se resfrie muito rapidamente. O frio pode causar contraturas musculares, como o famoso torcicolo. Isso acontece porque ele penetra nos poros, impede a livre circulação de sangue e energia, acometendo o movimento. O resultado disso é a dor, que pode ser fixa, migratória ou simplesmente um inchaço incômodo. Além de causar estas reações, a exposição prolongada lesa a capacidade do próprio corpo em se defender, enfraquecendo as funções dos órgãos e do sistema imunológico. Com isso o adoecimento é iminente e pode até se tornar frequente. Portanto, cuide-se e aproveite a natureza com sabedoria e moderação.

2) Alimente-se de forma saudável

Dentro do organismo, o alimento se transforma em sangue e nutrientes vitais para que corpo possa ter energia suficiente para realizar as funções metabólicas e manter a vida. Quando a alimentação é deficiente, o sangue passa a ter dificuldade em realizar o transporte de oxigênio, em nutrir os tecidos e também em regular o PH dos líquidos corporais. Além disso, sob o olhar da medicina tradicional chinesa, a mente está estreitamente ligada ao coração, e quando o sangue é abundante, o coração está feliz e a mente está em paz.

3) Deite-se até às 23h e durma bem

É muito importante respeitar as horas de sono e, principalmente, criar regularidade. Os chineses entendem a vida baseada no yin e no yang, ou seja no equilíbrio do movimento e do repouso. O corpo funciona da mesma forma: a noite é feita para dormir e o dia é feito para se realizar atividades. Ter este processo invertido não é nada saudável. Quando se tem insônia ou muitas atividades depois das 23h, passamos a sobrecarregar a energia do fígado e o resultado disso já aparece no dia seguinte, como o cansaço, a falta de concentração e de memória, além de gerar irritabilidade, indisposição e insatisfação.

4) Esvazie a mente nas horas livres

É absolutamente saudável deixar de estudar, trabalhar e não fazer nada muito intelectual por um tempo. O ato de concentrar-se em qualquer atividade demanda uma grande quantidade de energia do corpo e da mente. Por isso, dar a si mesmo momentos de repouso para simplesmente para contemplar a vida ou meditar é algo que proporciona à mente a capacidade de desenvolver a paciência, a percepção para se chegar à essência das coisas e, sobretudo, dá espaço para a expansão da consciência.

5) Inspire e respire

A respiração é muito mais do que a troca de gases do organismo com o meio ambiente, ela é sagrada para a manutenção da vida. Os chineses denominam este ato como sendo o momento de união do homem (terra) com o divino (céu). Sem inspiração e expiração a respiração não é realizada e o corpo não produz a energia que mantém a vida. Em termos filosóficos, a capacidade da mente de se elevar e encontrar a beleza na vida gera a inspiração que impulsiona o ser humano a viver e seguir adiante.

6) Pratique exercícios físicos regularmente

Um corpo saudável precisa de movimento e de repouso adequados. Da mesma forma que precisamos repousar para repor as energias no dia seguinte, é importante manter o corpo em movimento em horário oportuno. A prática regular de exercícios físicos mantém o bom funcionamento das artérias, auxilia o trabalho do coração, além de liberar endorfina (o hormônio do prazer), que provoca a sensação de bem estar. Além disso, promovem a concentração, facilitam a respiração e a circulação nos canais de energia ao longo do corpo.

7) Mantenha a higiene corporal

É importante lembrar que parasitas, bactérias e fungos também são agentes de doença e que atualmente estão sendo adquiridos através da alimentação, promovendo intoxicações, alergias e infecções. Esteja sempre atento.

8) Cultive bons relacionamentos

A vida em sociedade leva o homem a lidar com o outro, auxiliando-o no desenvolvimento social, cognitivo e emocional. Os relacionamentos íntimos ou sociais geram trocas afetivas que promovem valores humanos como empatia, honestidade, autoestima, autoconfiança e amizade gerando, um verdadeiro bem estar. Sob o olhar da medicina chinesa, a troca afetiva permite o dar e receber, o que é fundamental para manter as funções do coração, considerado a sede dos sentimentos nobres e do amor. Não é por acaso que as pesquisas demonstram que quem ama mais, adoece menos.

9) Livre-se de sentimentos negativos

Todos nós somos passíveis a ter emoções negativas, mas quando elas se transformam em sentimentos negativos que se mantém por longos períodos, corpo e alma padecem. Há estudos científicos que constataram que as emoções são sentidas em todas as moléculas do corpo e que as emoções destrutivas quando prolongadas acometem as funções dos órgãos, principalmente do fígado e do coração. Da mesma forma, emoções positivas e virtudes promovem a sensação de bem estar, gerando otimismo, vitalidade e saúde.

10) Pratique a paz interior

A medicina chinesa foi desenvolvida a partir dos ensinamentos taoístas e sua maior lição é, sem dúvida, a de viver em harmonia com a natureza. Aprender a aceitar os fatos da vida com consciência, agir com sabedoria no momento exato e parar quando for necessário é fundamental para se obter uma mente mais tranquila, feliz e concentrada. O silêncio interior gera o sentimento de confiança, equilíbrio e de paz, que só pode ser encontrada no interior de cada um de nós.

 

 

 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document