Conversa de Vida - A perseguição ao evangelho de fato está ocorrendo?

 

Por Pastor Adilson Henrique

Conversa de Vida com Pr Henrique Pereira Episodio 39°, com participação especial do Pr. Adílson Henrique, Pr. Sérgio Luiz e Pr. Édulo Pires, e mediação do Pb. Paulo Roberto, sendo tratada a seguinte questão: será que de fato está ocorrendo a perseguição ao evangelho de Cristo?

O tolhimento da liberdade religiosa dos cristãos na sociedade norte-americana avança cada vez mais, e outro caso que exemplifica isso é o protagonizado por um torcedor de beisebol, que quase foi preso por segurar um cartaz com a referência à passagem bíblica de João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

O torcedor Gino Emmerich foi ao jogo entre Giants e Dodgers em julho do ano passado, e segurou o cartaz com sua mensagem próximo às câmeras de transmissão televisiva, mas foi abordado por um produtor da emissora ESPN (empresa da Disney) e quatro policiais, que o ameaçaram de prisão se voltasse a exibir o cartaz.

Inconformado, Emmerich voltou a se posicionar atrás da cabine dos comentaristas da ESPN e um policial o puxou pela camisa para fora do campo de visão das câmeras. Em entrevista ao Christian News Network, o torcedor afirmou que acredita que a ação do policial foi um gesto de intolerância religiosa, pois nenhum outro torcedor que segurava cartazes no mesmo local foi incomodado.

Emmerich ainda contou que carrega o cartaz consigo muitas vezes quando vai aos jogos do Giants em San Francisco.

O Pb. Paulo Roberto ressaltou que as pessoas podem falar o que querem, mas quando se trata de algo relacionado ao evangelho, há muita resistência e intolerância. Surge a seguinte reflexão: De fato, a perseguição ao evangelho está ocorrendo de forma mais acentuada nos dias atuais? foi um fato isolado ou a igreja está sendo realmente perseguida?

O Pr. Henrique Pereira ressaltou que, recentemente, em São Gonçalo, foi realizado um evangelismo de rua, por meio de cartazes contendo textos bíblicos. O que mais chamou a sua atenção é que muitas pessoas abraçaram a causa, porque, na verdade, estão necessitadas e sedentas por uma vida diferente, que somente Deus pode nos proporcionar. Ressaltou que aquele episódio ocorrido com o torcedor permitiu que muitos pudessem ser alcançados com aquela palavra, mesmo que apenas por poucos minutos.

O Pr. Adílson Henrique disse que a rejeição ao evangelho é globalizada, pois tem acontecido em todo o mundo. Naquele caso, foi um ato isolado, mas crê que havia um propósito de Deus. Certamente, aquela mensagem áurea da bíblica entrou no coração de alguém que estava necessitado e precisava, de alguma forma, ser alcançado por Deus. Muitos precisam do evangelho, mas não querem estar numa igreja para estarem mais próximos de Deus.

O mais interessante desse episódio é que quando tentaram impedir aquele torcedor de fazer o seu evangelismo, acabaram dando muito mais ênfase àquela questão. Certamente, Deus criou uma situação para que aquela mensagem fosse propagada de uma forma diferente e chegasse no coração de outras pessoas. Se não houvesse impedimento, talvez chegasse ao coração de poucas pessoas que estavam assistindo aquele jogo de beisebol.

O Pr. Sérgio enfatizou que, atualmente, não podemos mais andar em paz com os dizeres do evangelho. Ressaltou as atitudes daquele torcedor, quais sejam: coragem, impulso e prioridade. A sua prioridade não era aquela partida de beisebol, mas sim divulgar no coração das pessoas, que estavam assistindo aquele jogo, o grande amor de Deus. Para isso, foi corajoso e audaz. Mas acredita que, muito provavelmente, Deus colocou no seu coração essa estratégia de evangelismo.

Destacou, também, que, como cristãos, deveríamos estar levando a palavra de Deus para outras pessoas. Mas há uma força negativa que nos impede. Atualmente, estamos vivendo um evangelho "light", que está perdendo a sua essência. As igrejas estão temerosas de perderem as suas ovelhas, mas não de sua salvação.

Há necessidade de ser pregada a palavra de confronto! Não podemos ser tímidos na pregação da palavra de Deus. Sejamos audazes como foi João Batista! Jeremias falava a verdade, mas não foi aceito pelo povo. Mas pregou aquilo que Deus queria e não aquilo que o povo queria ouvir. Não podemos retroceder em virtude das barreiras. Aquele torcedor, mesmo diante dos obstáculos, não retrocedeu e cumpriu o propósito que havia colocado em seu coração.

O Pr. Edúlo Pires enfatizou Marcos 16,15: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". Esse é um mandamento de Deus para todos os cristãos, independente das dificuldades que surgirem ao longo da caminhada. No princípio, quando Jesus foi crucificado, ninguém queria recebê-Lo. Os apóstolos pagaram um preço alto, sofreram perseguições, mas não desistiram do evangelho, que, mesmo diante de tantas barreiras, chegou até nós.

Isso só foi possível porque houve muita resistência no passado. Mas a palavra de Deus diz em Isaías 55,11: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei". Da mesma forma, aquela atitude do torcedor, certamente, alcançou alguém, pois a palavra de Deus não pode voltar vazia.

O Pr. Adílson Henrique disse que, infelizmente, há igrejas muita cheias de pessoas, mas "vazias" da presença de Deus. As igrejas precisam ser cheias do Espírito Santo de Deus. Precisamos ser confrontados por Deus, visando a buscar a nossa santificação e não somente focarmos em nossas necessidades pessoais.

O Pr. Sérgio disse que, para isso, precisamos ser obedientes e fiéis à palavra de Deus, porque é ela que nos liberta verdadeiramente. Ressaltou, portanto, a importância dos cultos de ensinamento e da Escola Bíblica Dominical. Como diz em 2 Timóteo 4,2: "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina".

Muitas pessoas estão transformando mentiras em verdade para agradar. Precisamos ter bastante cuidado! Ao longo do tempo, os nossos valores estão sendo corroídos. Pessoas doutas estão sendo levantadas para alimentar desejos. Mas precisamos de pessoas com autoridade. Aquele torcedor era, aparentemente, um homem simples, levantando por Deus com ousadia e autoridade, para pregar a sua palavra por meio de um cartaz.

A partir de apenas um homem, Deus agiu e, certamente, alcançou milhares de pessoas. Mas é necessário que façamos a nossa parte, pois cremos que Deus agirá no sobrenatural.

O Pr. Adílson Henrique concluiu a conversa de vida, dizendo que o mentiroso realiza dois esforços: a mentira propriamente dita e o esforço para sustentá-la. Por isso, fale a verdade que está descrita nas escrituras do evangelho de Deus.

Você que é cristão, o que tem feito para propagar o evangelho de Deus? Seja ousado como aquele torcedor e deixe Deus usá-lo, pois, certamente, Ele agirá no sobrenatural e alcançará o coração de muitas pessoas sedentas e necessitadas do amor de Deus.

IADAJN, a igreja que ama você!

Assista ao vídeo e reflita.

 
 
 

 

 

 

 

 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document