Conversa de Vida - Como repreender e se comportar durante a crise?

 

Por Pastor Adilson Henrique

Conversa de Vida com Pr Henrique Pereira Episodio 38°, com participação especial do Pr. Adílson Henrique e Pr. Pablo Maidana, e mediação do Pb. Paulo Roberto, sendo ressaltado como devemos repreender e se comportar durante a crise.

Foi noticiado pelo Jornal O Dia, que alguns religiosos do Rio de Janeiro estão recorrendo à fé para tentar não ser atingido pela crise financeira do país. Enquanto alguns fazem sacrifícios de ofertas e promessas outros exercem a crença fazendo oferendas nas portas dos bancos.

Segundo aquele Jornal, uma funcionária pública já foi surpreendida duas vezes com esses despachos, uma vez na agência da Rua Humaitá e outra na Rua Siqueira Campos. Na primeira vez Luciana Vasconcelos, 45 anos, desistiu de entrar no banco e dias e voltou para casa sem sacar dinheiro.

O empresário Alvim Graças também deu testemunho ao jornal para dizer que também já se deparou com um despacho na porta do banco em Jacarepaguá. “Fiquei na dúvida se era macumba ou se algum cliente resolveu deixar um camarão na moranga de presente para o gerente”, disse ele em tom de brincadeira.

Ao que parece, as oferendas deixadas na porta dos bancos servem para agradar divindades que ficam próximo a locais onde circula bastante dinheiro. Para muitos líderes religiosos, isso não é doutrina nenhuma, mas sim puro desespero.

Esse comportamento, na verdade, reflete o desespero enraizado no coração das pessoas.

O mediador, Presbítero Paulo, enfatizou que, historicamente, a religião surgiu a partir dos medos enraizados no coração do homem, citando, como exemplo, as remotas civilizações que cultuavam divindades para protegerem as suas lavouras e, assim, se protegerem contra as enormes tempestades que devastavam aquelas terras, trazendo enormes prejuízos. No entanto, nos dias de hoje, muitos continuam recorrendo a divindades para buscarem proteção.

No entanto, Deus por meio da sua palavra nos ensina, conforme escrito em Salmos 33, 12: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança". Graças a Deus estamos sendo supridos e guardados por Deus. Como é dito em Salmos 4, 8: "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança". A nossa segurança está em Deus!

O Pr. Henrique Pereira comentou que o povo geralmente é envolvido por aquilo que ouve e vê. Citou como exemplo a crise ocorrida na Grécia, cujos bancos foram fechados, impedindo as pessoas de sacarem as suas economias. Esses acontecimento acabam influenciando, também, as pessoas no Brasil, principalmente quando relembram os fatos ocorridos durante o Governo do presidente Collor.

Mas, deixou bastante claro, conforme ressaltado nas escrituras que diz que se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Salmos 127, 1). Além disso, conforme Salmos 91: "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido".

A nossa proteção depende unicamente de Deus que é onipotente, onipresente e onisciente. Na verdade, devemos estar repreendendo a palvavra "Crise" da nossa mente. Deus nos traz inúmeras promessas descritas nas escrituras. É o Deus do impossível e que trabalha de forma contrária a tudo aquilo que se vê.

O Pr. Adílson Henrique ressaltou que num momento de crise não podemos nos precipitar. A crise acaba contaminando a igreja e trazendo o medo que aflige o coração de muitos. Muitos têm problemas e passam por momentos difíceis, mas Deus não nos desampara. Como é dito em Salmos 37, 25: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão". Essa situação, como muitas, é momentânea. Não podemos ficar nos escondendo atrás de amuletos. A bíblia em Provérbios 10, 22: "A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores".

O Pr. Pablo disse que o mundo entrou no tempo do funil de Deus. No entanto, Ele está no controle de todas as coisas. Enfatizou que Deus nos deu o livre arbítrio, a capacidade de escolher. Muitas coisas acontecem em função de nossas escolhas na vida. No passado, certamente, Ele já estava vendo tudo aquilo que ocorreria no futuro. Mas proveu uma saída para tudo isso, toda a árvore não plantada por Deus será arrancada. Não podemos colocar a nossa esperança numa estrutura feita pelo homem.

Em Apocalipse 3,10: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". Como diz em 2 Coríntios 5, 7: "Porque andamos por fé, e não por vista". Qual estrutura estamos confiando para nos manter seguros? no dinheiro, na família, na educação, nas amizades, na influência que possuímos?

Mas, somente aqueles que crêem na palavra de Deus não serão abalados. Não podemos permitir que o medo produza insegurança nos nossos corações. Em Marcos 9,23 é dito que tudo é possível ao que crê. A nossa fé precisa crescer, mas, para isso, precisamos praticá-la.

Muitas más notícias que vemos ou ouvimos, principalmente, aquelas veiculadas pela mídia por meio da televisão, acabam, por meio da repetição, sendo lançadas de uma forma muito negativa nas nossas mentes e corações, trazendo muita insegurança.

Devemos buscar ao Senhor enquanto se pode achar e ainda há tempo. Em Salmos 125,1: "Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião, que não se abala, mas permanece firme para sempre”. Aqueles que confiam no Senhor, não se abalam nem com crises, nem com perseguições, mas enfrentam as adversidades e lutas, certos de que Deus é poderoso para nos conceder muito mais além do que pedimos ou pensamos. Vai agir mesmo que o vento seja contrário.

Muitos estão fazendo experiências religiosas, mas poderiam estar recorrendo a Deus. Deus é soberano e está no controle de tudo.

Olhem para o cuidado de Deus para com o povo de Israel. Estão em crise, mas Deus tem suprido e dado inúmeros livramentos naquela terra. Por isso, jamais se afastem de Jesus. Não viva de amuletos ou experiências religiosas, mas entregue a sua vida a Cristo e deixe Ele guiá-lo e suprir as suas necessidades. Certamente, estará abençoando a sua vida e de sua descendência.

Lembrem-se do que Deus fez com a família de José em Israel, após aquela cidade ter sido assolada pela fome. Deus pode usar você para abençoar a sua família.

IADAJN, a igreja que ama você!

 

Assista ao vídeo e reflita.

 
 
 

 

 

 

 

 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document