Conversa de Vida - Será que não está faltando uma dedicação maior à leitura bíblica ou será que é necessário um manual com perguntas pré-elaboradas e respostas prontas, visando a facilitar a vida do Cristão?

Conversa de Vida com Pr Henrique Pereira Episodio 42°, com participação especial do Pr. Adílson Henrique e Rev. Deivinson Bignon, e mediação do Pb. Paulo Roberto, sendo tratada a seguinte questão: Será que não está faltando uma dedicação maior à leitura bíblica ou será que é necessário um manual com perguntas pré-elaboradas e respostas prontas, visando a facilitar a vida do Cristão?

Para contextualizar o “Conversa de Vida”, o Pb. Paulo Roberto trouxe-nos a informação que o consultor Max Gehringer lançou o livro “Todas as Respostas” só com citações da Bíblia. Nele, ele responde a 366 dúvidas sobre carreiras, uma para cada dia do ano, usando somente trechos das Escrituras Sagradas.

Max Gehringer é bastante conhecido por seus artigos em revistas como Época, Exame, Você S/A, dentre outras, relacionados ao mercado de trabalho. Comentarista da Rádio CBN e do programa Fantástico, na TV Globo. Administrador de empresas, atuou como executivo no Brasil e no exterior. É autor de vários livros. Declarado Judeu, mas não professa nenhuma fé.

A ideia do livro surgiu em 2001, com um texto que escreveu para sua participação na rádio CBN, em que usava versículos para tirar dúvidas, conta Gehringer. Desde então, começou a guardar perguntas reais, enviadas a ele por ouvintes.

Gehringer diz que a Bíblia traz os ensinamentos para resolver os problemas do dia a dia no trabalho, a começar pelo que, segundo ele, é a principal mensagem bíblica, "não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você". "É o que todo subordinado quer do chefe", afirma.

Ele também diz que a Bíblia ensina a ter respeito, obediência e tolerância, características importantes para a carreira. "Nós não somos contratados para ter sucesso na vida. Fomos contratados porque existe um trabalho a ser feito. Quanto melhor o fizermos, maior a chance de sucesso".

Confira cinco trechos selecionados do livro "Todas as Respostas", de Max Gehringer.

“Não se envergonhe de seus sentimentos”

Sou motivo de piadas em meu trabalho porque choro com muita facilidade. Quando estou alegre ou triste, meus olhos se umedecem. Quando comecei a trabalhar, até tentei disfarçar as lágrimas, mas já me convenci de que sou assim mesmo. Há algum exemplo de alguém que foi bem-sucedido mesmo sendo altamente emotivo?

"Jesus chorou" (João 11, 35).

Os maliciosos receberão o que merecem

Trabalho com uma pessoa que, infelizmente, não consegue se relacionar bem com ninguém. Se fosse só isso, ainda seria suportável, mas essa pessoa vive criando caso, fazendo acusações e espalhando boatos maledicentes, tentando jogar uns contra os outros.

"É o criador de casos, que tem a boca corrompida, que tem a malícia nos olhos, que passa uma má impressão até mesmo com seus pés e seus dedos e que semeia a discórdia com o mal que traz em seu coração. As suas calamidades se voltarão contra ele, e ele será irremediavelmente destruído" (Provérbios 6, 12-15).

Não precisa ser uma ditadura, mas não é uma democracia

Não gosto dos modos de meu chefe. Ele é muito autoritário e pouco compreensivo, para apontar apenas dois de seus defeitos. Não é uma pena que os chefes possam escolher seus subordinados, mas os subordinados não possam escolher seus chefes?

"Obedeça a seus guias e submeta-se à autoridade deles, pois eles cuidam de você e disso terão que prestar contas. Colabore para que o trabalho deles seja feito com alegria e não com pesar, porque isso não seria proveitoso nem para eles nem para você." (Hebreus 13, 17).

Não ajude demais quem não merece

Tenho um colega que é teimoso e sempre quer fazer o trabalho do jeito dele. Com frequência, ele comete erros, fica muito irritado, começa a praguejar e aí vem me pedir para ajudá-lo a consertar o estrago. Tenho ajudado com boa vontade, mas parece que, quanto mais ajudo, mais erros ele comete.

"O destemperado precisa pagar o preço. Se você socorrê-lo uma vez, terá que se sujeitar a socorrê-lo sempre." (Provérbios 19, 19).

Não assuma responsabilidades que são de seu chefe

Eu me incomodo quando vejo colegas tagarelando durante o expediente. Como meu chefe fica trancado na sala dele o tempo todo, talvez não saiba que poderia obter maior produtividade caso se mostrasse mais atento ao que está acontecendo. Fico com vontade de conversar com ele e alertá-lo sobre essa situação.

"Não procure o superior para difamar um subordinado. O acusado se voltará contra você para difamá-lo, e você terminará levando a culpa." (Provérbios 30, 10).

Os exemplos acima nos mostram que as suas respostas são, de fato, fundamentadas nos ensinamentos contidos nas Escrituras Sagradas. O livro de Max Gehringer tem sido comprado por muitos Cristãos, talvez como forma de encontrar respostas para muitas situações vividas no cotidiano. No entanto, surgem os seguintes questionamentos: Já não existia a Bíblia antes da venda desse livro? Por que, então, não procuramos buscar os ensinamentos cristãos na Bíblia?  Será que não está faltando uma dedicação maior à leitura bíblica ou será que é necessário um manual com perguntas pré-elaboradas e respostas prontas?

O Pr. Henrique Pereira ressaltou que a Bíblia é o fundamento e o princípio de todas as coisas. Infelizmente, estamos buscando somente as “facilidades”. Já não temos mais tempo para uma leitura bíblica, meditação e interpretação da palavra de Deus.

O Pr. Adílson Henrique disse que, em relação ao aspecto sociológico, o homem possui muitas ansiedades e expectativas e, por isso, precisa de motivação. Nesse contexto, as palestras motivacionais têm a sua importância. As mensagens de Max Gehringer são bastante interessantes, bem como o seus enquadramentos bíblicos. No entanto, não podemos ficar limitados somente a esses ensinamentos. Na verdade, a Bíblia jamais pode ser desprezada. Temos que ter cuidado e não ficarmos focados somente em alguns livros que acabam norteando determinados pontos de vista.  Não podemos abrir mão da Bíblia. Muitos estão deixando de ler a palavra para buscar ensinamentos motivacionais. Isso acaba nos afastando da presença de Deus.

O Rev. Deivinson Bignon ressaltou Oséias 4,6: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.

Naquele tempo, no meio dos sacerdotes,  já estava faltando conhecimento da palavra de Deus. Hoje, grande parte dos pastores vivem a todo tempo voltados para a obra de Deus. Mas, não encontram tempo para se dedicarem às Escrituras.

É importante notarmos que a palavra de Deus se renova a cada dia. Alguns têm tido dificuldades em otimizar o seu tempo, a fim de se dicarem ao estudo da Bíblia.  Outros têm a diculdade para ensinar a essência da palavra, porque muitos não estão acostumados ou familiarizados com esse linguajar.

O Pr. Henrique Pereira disse que, atualmente, as igrejas não se preocupam muito com a palavra a ser ministrada. A prioridade é o louvor, em detrimento do ensino bíblico. Hoje temos a facilidade para lermos a Bíblia, em virtude dos recursos tecnológicos disponíveis. No entanto, a impressão que dá é que estamos lendo e estudando muito menos do que no passado.

O Pr. Adílson Henrique enfatizou que não podemos apenas abrir a nossa bíblia, de forma aleatória, a fim de buscarmos um versículo qualquer.  Em João 8, 31 a 32 é dito: “Então, disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

O ensino da palavra traz comunhão para a igreja, pois Ela muda o comportamento da pessoa, verdadeiramente. Precisamos otimizar o nosso tempo, pois temos tempo para muitos afazeres diários.  Como sacerdotes não podemos fugir de buscar a Deus e aprender a Sua palavra. Não podemos ser alimentados por “lixo”, conforme o jornal que lemos e depois o jogamos fora.

O Pb. Paulo Roberto enfatizou que, atualmente, podemos acessar a Bíblia, por meio do smartphone, livros digitais, dentre outros. No entanto, não aproveitamos essas facilidades.  Na verdade, estamos preferindo sempre algo pronto. Será que esse é caminho, a busca pela facilidade?

O Rev. Deivinson Bignon enfatizou que Jesus falava muito em parábolas, não para facilitar o entendimento, mas, justamente, o contrário. Sabia que precisávamos parar e interpretar aquilo que estava sendo ensinado. Na Parábola do Semeador, os discípulos tiveream dificuldades para entender o ensinamento de Cristo.

Para tal, necessitamos “quebrar a casca da palavra”, a fim de termos acesso ao ensinamento de Deus. Mas, precisamos de tempo e de tranquilidade para entendê-la. Por esse motivo, a importância da meditação. Podemos meditar em diversas passagens bíblicas e Deus, certamente, pode falar conosco de diversas formas.

Não podemos ser analfabetos funcionais, em virtude de nossa incapacidade em compreender textos considerados simples. Em Mateus 22, 29 é dito: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. Precisamos conhecer as escrituras e as experiências de práticas cristãs. Tem que haver um equilíbrio!

Ao final do “Conversa de Vida” o Rev. Deivinson Bignon falou sobre o seu livro “A semente é a palavra”, cujas informações adicionais podem ser encontradas no endereço http://www.contextualizar.com.br/. O título do livro é uma metáfora retirada da Bíblia, que compara as pregações com sementes que germinarão no coração dos ouvintes – e é sobre esta metáfora que se desenrola o texto da obra.

Por meio de teorias linguísticas aplicadas ao discurso evangélico, o livro é dividido em 12 capítulos, que abordam os principais pontos para uma pregação evangélica atual e eficaz. Sem preconceitos e nem ranços ultrapassados, Deivinson trata de assuntos que vão desde a percepção de nossa atual realidade, até a importância e os cuidados que o pregador deve ter para utilizar as ferramentas interativas disponíveis atualmente em favor de sua pregação, e de sua legítima compreensão por parte dos fiéis.

Ao final do “Conversa de Vida”, podemos chegar às seguintes conclusões:

  1. A Bíblia é o fundamento e o princípio de todas as coisas. Não podemos, em hipótese alguma, priorizar a leitura de livros, em detrimento das Escrituras Sagradas;
  2. Não podemos nos afastar de Deus, buscando somente os ensinamentos motivacionais;
  3. Precisamos otimizar o nosso tempo, a fim de lermos e meditarmos na palavra de Deus. Como Jesus nos ensinou, não podemos ser “destruídos” pela falta de conhecimento. A leitura bíblica dever ser algo rotineiro na vida do Cristão;
  4. Não podemos ficar buscando respostas já prontas ou uma vida de “facilidades”;
  5. Devemos aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para lermos mais a Bíblia, procurando otimizar mais o nosso tempo. Nesse contexto, cuidado com as “raposinhas” que acabam tirando o nosso foco ou tirando a concentração, tal como o “Whatsapp”;
  6. Além de  conhecer as escrituras, precisamos ter experiências de práticas cristãs. Colocar os ensinamentos em prática; e
  7. Não sejamos analfabetos funcionais.

Na verdade, precisamos nos esforçar em entender a palavra de Deus, o que necessita de tempo para uma análise mais detalhada ou profunda daquilo que está sendo ensinado. Por esse motivo, a importância da meditação. Não podemos perder o foco, em virtude dos inúmeros afazeres diários. A leitura bíblica dever ser algo rotineiro diário.

Quando você mudará, valorizando mais e mais a prática da leitura bíblica?

Comece a partir de hoje, pois, certamente, Deus vai falar grandiosamente ao seu coração, trazendo crescimento espiritual e comunhão em todas as áreas de sua vida.


IADJAN, a igreja que ama você!.

 

 

 

Assista ao vídeo e reflita.

IADAJN, a igreja que ama você!

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document