Seja sincero, como vai a sua caminhada com Cristo?

Debate ocorrido em 11NOV2015 com a participação dos Pastores Adílson Henrique, Teodomiro José de Freitas, Elisandro Parreira e Aílton Siqueira, e mediação do Pr. Eliel do Carmo. Tema do debate: "Seja sincero, como vai a sua caminhada com Cristo?

O Pr. Teodomiro contextualizou o tema do debate, ressaltando a árdua caminhada cristã dos patriarcas descritos nas escrituras sagradas, tais como: Noé, Enoque, Abraão e Moisés, dentre outros. Nesse contexto, podemos relembrar a caminhada de 40 anos do povo de Deus no deserto, sob a liderança de Moisés; dos dois discípulos a caminho de Emaús; e de Pedro que juntamente com outros discípulos saíram para pescar e nada encontraram.

A caminhada não foi fácil, pois, para sair do Egito, Moisés poderia seguir por várias trilhas em direção à Palestina, não havendo necessidade de uma travessia pelo Mar Vermelho. Mas, para escapar dos egípicios, que decidiram recapturar os escravos em fuga, Moisés conduziu os hebreus através de um caminho incomum, atravessando o Mar Vermelho. Os hebreus penetraram no deserto rochoso que cobre a península do Sinai. A esmagadora maioria das pessoas que o seguiam, devido à rudeza da escravidão, era brutalizada, fraca de espírito e, embora mantivessem o ideal de liberdade, acabavam se rebelando.

O povo rebelou-se diversas vezes contra Moisés e contra o Senhor. A incredulidade e a desobediência dos israelitas eram constantes. Deus não conduziu aquele  povo por um caminho fácil, curto, reto, mas difícil, longo e tortuoso. Ou seja, esse exemplo nos mostra o quanto foi difícil e tem sido difícil, nos dias de hoje, a caminhada cristã.

Em Êxodo 33, 13 a 15: “Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui”.

Naquele momento, mesmo diante das dificuldades, Moisés não abriu mão da presença de Deus, pois sabia que andar ao lado do Senhor era o mais importante de tudo.

Trouxe-nos, também, o exemplo dos dois discípulos a caminho de Emaús (Lucas 24) que estavam estristecidos e perdendo as suas forças, em virtude dos últimos acontecimentos ocorridos a respeito de Jesus, o profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. Pois como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.

Em João 21, mostrou-nos, também, a frustração de Pedro, juntamente com outros discípulos, que naquela noite, no mar de Tiberíades, nada apanharam. No entanto, conforme João 21, 4 a 6: “E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes”.

Esses exemplos nos mostram que, mesmo diante das inúmeras dificuldades, não podemos jamais desistir. Mas, para isso, precisamos estar com Cristo.  É triste quando alguém desiste de caminhar! Infelizmente, muitos estão ficando desanimados e desistindo. Jesus Cristo é o nosso líder.

O General Luiz Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias, quando perecebeu que as forças do Exército Brasileiro estavam se esgotando, durante a Guerra do Paraguai, e as forças adversárias estavam avançando, disse: “Os que são brasileiros sigam-me!”. Naquele momento, então, não desistiram e partiram para vitória. Se queremos sair vitoriosos, precisamos estar preparados para as lutas. Mas, precisamos de um líder. E esse líder, para todo o cristão, é Jesus Cristo.

Em Lucas 9,23 é dito: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. A vida cristã é uma batalha!

O Pr. Elisandro Parreira enfatizou Filipenses 3, 13 a 14: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

A igreja precisa ser leal ao Senhor, mesmo sabendo que a caminhada é difícil. Precisamos avançar para o alvo. Deus está sempre nos aprimorando. Qual tem sido a sua intensidade de oração a Deus? Será que a falta de intimidade não está te fragilizando? Não podemos viver uma religiosidade, mas, sim, um cristianismo sincero.

O Pr. Adílson Henrique disse que caminhar com Cristo é renunciar sempre. Devemos viver um evangelho de cruz e não de facilidades, pois a cruz nos mostra o sacrifício. O próprio Jesus Cristo renunciou muitas coisas, conforme podemos visualizar nas escrituras sagradas. Em Mateus 16, 24 é dito: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”. Mostra-nos a negativa de nosso “eu”. Infelizmente, muitos não estão dispostos a viverem isso.

Trouxe-nos o exemplo de um ex-jogador de futebol que estava acostumado, durante os seus treinos, a usar short e camiseta. No entanto, agora, no plenário do Senado, teve que mudar a sua vestimenta diária. Assim é a vida do crente, as regras que tínhamos no passado, quando estávamos no mundo, não podem mais prevalecer. Hoje, o cristão, também, possui novas vestimentas. Precisamos apagar o passado e viver uma nova vida com Cristo. Precisamos ser imitadores de Cristo e conhecer as novas regras, conforme descritas nas escrituras sagradas.

Há muitas pessoas negativas que acabam minando outras dentro das igrejas. Não quer seguir o evangelho e não permite que o outro siga, pois não quer cumprir regras. Ressaltou a existência de três tipos de amigos: o louco, que quer comprar um avião, mas todos concordam com ele, mesmo sabendo que estamos errados; o apaixonado que olha para Cristo pela paixão; e o amigo profeta que fala aquilo que você não está disposto a ouvir. Quando o Pastor nos mostra a caminhada cristã, na maioria das vezes, não aceitamos. Precisamos estar dispostos a sermos confrontados pelas nossas lideranças. Esteja certo, caminhada com Cristo é uma negativa constante!

O Pr. Aílton Siqueira disse que a melhor forma de verificarmos a nossa caminhada com Cristo é fazermos uma auto-análise, a fim de verificarmos que tipo de influência e impacto estamos exercendo na sociedade. Podemos perceber que a bíblia é preventiva em relação ao nosso comportamento. Porém, na maioria das vezes, não conseguimos ser preventivos. Geralmente, esperamos as coisas acontecerem para tomarmos uma decisão. Há necessidade de sermos constantemente lapidados pela palavra de Deus.

Mesmo que estejamos enfermos, sentindo dores, ou outra dificuldade, precisamos continuar edificados em Jesus Cristo, conforme dito em Colossenses 2, 6 a 7: Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças”. Por isso, jamais deixem de criar raízes em Cristo.

Em João 15, 1 a 10 diz:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor”.

Ou seja, precisamos permancer no Senhor, independentemente das tribulações. Precisamos permanecer Nele e sermos edificados, por meio de Sua palavra. Mas, para tal, precisamos tomar cuidado com as falácias pregadas. Como dito em Colossenses 2,3, em Cristo estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Temos tudo para ser um crente forte e de abundância. Em João 7, 38 é enfatizado que aquele que crê no Senhor, como diz a Escritura, rios de água vida correrão do seu ventre. Enfim, nossas vidas necessitam ser fundamentadas Nele. Não podemos deixar de olhar para o cabeça da igreja que é Jesus Cristo!

Qual o motivo do abatimento espiritual?

O Pr. Teodomiro enfatizou que, muito provavelmente, muitos cristãos estão dando espaços a coisas, pensamentos e doutrinas estranhas, quando deveriam se firmar no Senhor Jesus e lerem mais a palavra de Deus. Para evitar o desânimo, precisamos estar com mais frequência nas igrejas, pois ela nos fortalece. Não podemos abrir mão de estarmos lá. Ela não salva, mas é para os salvos. Nela, somos  doutrinados e aprendemos as coordenadas para não desistirmos.

Além disso, ressaltou algumas passagens bíblicas, conforme abaixo, que nos diz que o justo viverá pela fé:

Hebreus 10, 38 e 39: “Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma”.

Romanos 1, 16 a 17:  “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé”.

Habacuque 2, 4 a 5:  “Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem; mas o justo viverá pela sua fé. Em verdade, a riqueza e os prazeres são traiçoeiros; o ímpio é muito soberbo e jamais encontra descanso”.

Aqueles que estiverem se desanimando devem guardar essas palavras, pois o justo viverá pela fé. Conforme dito em Salmos 119,105, a palavra de Deus é lâmpada para os meus pés e luz o meu caminho. Mas, para recebê-la, precisamos estar com o Senhor na igreja, onde o fogo não se apaga.

Se alguma nuvem pairou sobre a sua vida, se há alguma dificuldade que está te enfraquecendo, tome o exemplo de Jesus que diante das dificuldades não desistiu e tomou a sua cruz. Em Romanos 1, 16, o Apóstolo Paulo diz: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”. A cruz é o poder de Deus!

O Pr. Elisandro Parreira disse que é muito bom quando conhecemos pessoas que dizem: “eu amo a Deus e não vou negar a minha fé”. Elas nos mostram o quanto têm um comprometimento com o Senhor.

Em 2 Timóteo 4, 3 a 4: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. Muita gente não consegue manter a rotina de cristão. As famílias já não tem mais tempo para Deus, como tinham antigamente. Quem quer caminhar com Deus tem que ouvi-Lo. Busque aquilo que Deus quer para a sua vida, mas cuidado com as fábulas. Nossa referência é o nosso Pastor. Fique atento, pois a igreja tem resposta para tudo, por meio da sã doutrina que é ensinada, verdadeiramente, dentro das igrejas.

Será que o desânimo, frustração e falta de tempo, dentre outros é fruto da palavra que tem sido ministrada hoje no Brasil?

O Pr. Adílson Henrique ressaltou que, atualmente, existem muitos profetas de “laboratório”. São fabricados e preparados para falar, nos púlpitos, aquilo que o homem quer. Deixam de exaltar a Deus! O que o Brasil tem enfrentado é fruto de uma igreja que está se tornando morna. Tanta violência hoje, no Brasil, é motivada pela falta de uma mensagem genuína. Se a igreja pára, o inferno avança. Se a igreja avança, o inferno pára.

Antigamente os crentes eram respeitados. Hoje, são julgadas como o “crentinho”. Podemos ser pecadores, mas temos que reconhcecer os nossos pecados, aprendendo a verdadeira sabedoria de Deus. Se olharmos para a vida de David, podemos perceber que, mesmo sendo pecador, sempre procurava se arrepender de seus erros. Mas, nunca deixou de ser amado por Deus.  Era um homem pautado pela palavra de Deus, e segundo o coração de Deus, conforme observamos em Salmos 51.

Será que você andaria com você mesmo? Na verdade, muitos prefeririam andar com outros, pois, na maioria das vezes, não somos referência. O que falta, na verdade, é uma palavra genuína!

A caminhada é difícil, conforme já dito anteriormente, mas Jesus não negou isso. Ninguém é forçado a segui-lo. Se analisarmos as prerrogativas, elas são terríveis. Negar a si mesmo é somente para quem de fato quer.

O Pr. Aílton Siqueira disse que, infelizmente, as igrejas criam expectativas mal direcionadas. A bíblia é Cristocêntrica. A fé que os patriarcas tinham não era uma falácia. Eram testemunhas de Jesus. Essa era a mensagem pregada no início da igreja. Por uma fé genuína em Cristo, morriam!. A única rocha que podemos nos firmar é Jesus Cristo.

Na verdade, falta amor a Deus. O principal objetivo de Jesus foi se reconciliar com o Pai. Estaremos firmes e manteremos a nossa fé, caso tenhamos um relacionamento verdadeiro com Deus e não, apenas, por meio de encontros esporádicos. Temos acesso direto à presença de Deus. Temos que andar com Ele a todo momento, essa é a proposta.

O Pr. Teodomiro nos conclama a cumprir a palavra de Deus, conforme descrito em 2 Timóteo 4, 5: “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu inistério”. Cumpra cabalmente o seu ministério. Aprenda com o exemplo de Paulo que, mesmo diante das perseguições, jamais mudou o seu discurso ou esmoleceu na fé, procurando, sempre, apresentar o Cristo crucificado como centro de todas as coiass. Podemos argumentar qualquer coisa, exceto a palavra de Deus que é viva e eficaz.

Em Hebreus 11, 33 a 34: “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos”. Não importam as circunstâncias e os desafios, temos que aprender com os heróis da fé que souberam se manter firmes e vencer as batalhas, mesmo diante das dificuldades. Mas, havia uma diferença, estavam comprometidos com Deus.

Ao final do debate, 63% das pessoas reconheceram que estão tendo dificuldades em se manterem na caminhada com Cristo. Os Pastores, então, deixaram as seguintes referências bíblicas para meditação:

Pr. Adílson Henrique, Provérbios 16,17: “Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”. GUARDE O CAMINHO!

Pr. Teodomiro, Hebreus 12, 1 a 2: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. OLHE PARA JESUS!

Pr. Aílton Siqueira, Mateus 11,28: Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. VOLTE PARA JESUS, FAÇA O CAMINHO DE VOLTA!

Pr. Elisandro Parreira, Romanos 12, 2: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. SEJA UM CRENTE TRANSFORMADO!

MAS, ACIMA DE TUDO, conforme dito pelo Pr. Eliel do Carmo, citando Provérbios 24, 16: “Pois ainda que um justo caia sete vezes, sete vezes tornará a se erguer; os ímpios, todavia, são arrastados para a desgraça!”. SE COLOQUE DE PÉ!

Por isso, meus amados irmãos, mantenha a caminhada em Cristo. Para aqueles que estão de pé, vigiem e tomem muito cuidado, para que não passem para o outro lado. Se caírem, levantem-se e não fiquem frustrados.


IADJAN, a igreja que ama você.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre tudo aquilo que foi debatido, clique acesse "Debate Melodia" - link http://melodia.com.br/audios/debate-melodia/17

 

 

 

 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document