Você tem certeza que tem Fé?
u

Por Pastor Adilson Henrique

Debate ocorrido em 23FEV2015. Foram discutidas diversas questões, tais como: podemos ter Fé sem Obras? Se tenho dúvida não tenho Fé? quais os mecanismos que nos ajudam a ter mais Fé? dentre outras. Mas a grande questão foi a seguinte: Você tem certeza que tem Fé?

Inicialmente, foi ressaltado o conceito de Fé, de acordo com o Capítulo 11 de Hebreus, versículo 1: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem".

Será que a Fé é uma espécie de otimismo ou positivismo? foi enfatizado que ela é fundamental para a vida humana e que existem dois patamares: o efeito da fé bíblica ou religiosa e a fé humana. Sem a fé humana o homem jamais conseguiria sobreviver, pois, caso contrário, não conseguiria nem sair de seu lare, tendo em vista que estaria sendo tomado pelo medo.

No entanto, a fé natural ou humana vai evoluindo e confrontando com a fé bíblica, pois a primeira surge quando nascemos e a outra é de suma importância para que tenhamos uma vida de relacionamento com Deus. É por meio dela que somos levados à presença do Deus altíssimo.

No entanto, parece que as pessoas estão perdendo a sua fé, em virtude dos problemas que surgem no dia-a-dia, do mal comportamento humano, das derrotas, das aflições, das perdas, ou seja, das intempéries da vida, as quais nos fazem ficar impotentes.

Muitas das vezes carregamos uma dose pequena de fé, mas suficiente para nos manter de pé e acreditarmos que dias melhores virão.

O Pr. Adílson Henrique dos Santos enfatizou que a fé, em conformidade com Hebreus 11,1, é o fundamento eterno das coisas. Se trabalha, então, em cima de uma "Credibilidade". Deste modo, em Romanos 10,17, a bíblia nos ensina que de sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Se dermos credibilidade à palavra de Deus, algo certamente acontecerá. Temos que andar por fé e não por vista (2Coríntios 5,7).

Muitas das vezes a fé é questionada, pois não temos certeza ou conseguimos crer se algo, de fato, irá acontecer. Precisamos entender que a nossa fé é inabalável, é irrefutável. Precisamos olhar para frente e crer que, em algum momento, Deus vai agir.

Precisamos entender as circunstâncias, mesmo que elas sejam desfavoráveis. A vontade soberana é que prevalece e não a do homem. Em várias situações, queremos que a nossa vontade venha prevalecer. Deus tem o melhor para cada um de nós.

Não posso ter fé apenas quando as circunstâncias são favoráveis. Em João 16, 36 diz: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". As aflições fazem parte do dia-a-dia não somente do crente, mas de todo o ser humano. No entanto, Deus nos ensina a ter bom ânimo! Podemos passar por situações difíceis, mas, nos final, somos sempre vitoriosos. Por isso, jamais poderemos desistir!

A bíblia em Hebreus, Capítulo 11, a partir do versículo 2, nos traz exemplos de muitos líderes que confiaram em Deus e seguiram a sua orientação, mesmo com as circunstâncias contrárias. O Apóstolo Paulo em 2Timóteo 4, 7 diz: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé".

Na sua caminhada o Apóstolo Paulo não necessitou de amuletos ou apetrechos para sair vitorioso. Não há outros mecanismos para se produzir a fé. A mesma vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. Por isso, além de ouvir, também praticou a sua fé, por meio de inúmeras Obras. Finalizou os seus intentos, por meio de uma fé inabalável, mesmo que tenha participado de inúmeras lutas, afrontas e outros obstáculos para fazê-lo parar. "Santinhos" não o ajudarão a ter mais fé!

A fé não foi criada para desafiar a Deus. Foi feita para que possamos AGIR! Não podemos ter fé sem Obras.

Tenham cuidado, pois fé e esperança são coisas distintas. Às vezes, perdemos a esperança porque perdemos a fé. A fé é que alimenta a esperança.

Por isso amados de Deus, permaneçam com a sua FÉ!

Pensem nisso: Quando porém vier o filho do homem, porventura achará fé?

Se você quiser aprender um pouco mais sobre tudo aquilo que foi debatido, clique acesse "Debate Melodia" - link http://melodia.com.br/audios/debate-melodia/17

 

 

 

 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document