A pós-modernidade trouxe algum prejuízo para a pregação do evangelho de Cristo?

Debate ocorrido em 23DEZ2015 com a participação dos Pastores Adílson Henrique, Teodomiro José de Freitas, Walter Miranda e Wilson Franklin, e mediação do Pr. Eliel do Carmo. Tema do debate: "A pós-modernidade troue algum prejuízo para a pregação do evangelho de Cristo?

O Pr. Teodomiro ressaltou que a pós-modernidade está passando, mas que trouxe muitos benefícios, sem dúvida alguma. Atualmente, muitos estão sendo beneficiados, em virtude das descobertas no campo da ciência e da tecnologia.

Isso que tem ocorrido não é uma maldição! Podemos perceber que muitas coisas têm contribuído para a pregação do evangelho. O problema, na verdade, que temos hoje, é a má utilização desses recursos tecnológicos.

Os homens de Deus, comprometidos com o Senhor, devem se valer não somente da Bíblia impressa, mas, também, dos recursos tecnológicos disponíveis, que tem facilitado a pregação da palavra de Deus, a fim de que pessoas em locais mais distantes pudessem ser alcançadas.

A internet, televisão, rádio, whatsap, facebook, twiter, dentre outros, são canais importantíssimos, que podem ser utilizados pelos pastores, a fim de contribuir para a pregação do evangelho e para a comunicação entre as pessoas. Ou seja, a ciência, a tecnologia ou a pós-modernidade não podem ser consideradas como vilã da história. Na verdade, na maioria das vezes, precisamos saber como utilizá-las.

O Pr. William Franklin falou da ideologia da pós-modernidade, como filosofia. Ela começou na década de 60. A modernidade fracassou em muitos aspectos, em virtude da ilusão do progresso ilimitado da humanidade, através da tirania da razão. Vamos crescer e se desenvolver de forma ilimitada. Isso fracassou! Os iluministas concentraram seus esforços na educação do povo; os marxistas esperavam que as disputas entre as classes os conduzissem para uma sociedade reconciliada; e os capitalistas colocaram todas as suas fichas na revolução técnico-industrial. Todos esses idealistas, com essas previsões, falharam na primeira metade do século XX. Isso resultou num imenso vazio e num cemitério de ideias, trazendo à tona duas grandes guerras mundiais, quando muitas vidas foram ceifadas.

A pós-modernidade é um movimento multidisciplinar, onde não há verdades absolutas. A razão não prevalece mais, sendo substituída pelo sentimento. Desta forma, os ensinamentos contidos nas Escrituras Sagradas não podem mais ser considerados como verdades absolutas. Cada um tem a sua verdade. Ou seja, igualdade de valor para todas as filosofias de vida, conforme temos presenciado inúmeros debates sobre algumas questões, tais como o casamento gay. Assim, prevalece a necessidade da inclusão social, principalmente para os mais necessitados. Ela nos obriga a respeitar a verdade dos outros. Hoje, com a pós-modernidade, não podemos mais questionar o pecado, pois seremos taxados de "radical". As verdades absolutas têm sido substituídas por verdades relativas.

O Pr. Adílson Henrique enfatizou que estamos vivendo, atualmente, de muitas incertezas, fragmentações, descontruções, troca de valores, dentre outros. A pós-modernidade tem sido marcada pela queda do muro de Berlim, colapso da União Soviética e pela crise das ideologias nas sociedades ocidentais no final do século XX. Os pensamentos começaram a mudar. Isso trouxe muitas mudanças na história, afetando as questões políticas, religiosas, ideológicas, bem como no trabalho e na família.

Infelizmente, nos dias atuais, a religião é tratada pelo homem como um pluralismo. O pluralismo religioso é uma condição observada em sociedades nas quais não ocorre a hegemonia de uma única religião, ou a hegemonia religiosa tende a desaparecer. Pode ser considerado uma consequência da democratização das sociedades, que considera todos os sujeitos religiosos como legítimos.

O homem sabe que Deus é muito bom. Mas, afirma que existem, também, outras coisas que os fazem muito bem. Não vêem o Deus que falamos, como um Deus único e verdadeiro que acreditamos. A socieade pós-moderna pensa mais na "adição" do que na "subtração". O ser humano está trabalhando muito para ele, tornando-se muito individualista. Ou seja, estamos nos tornando narcisistas, pois estamos amando muito mais a si próprio ou pela nossa própria imagem. Nos cultos, estamos mais preocupados com a nossa imagem ou, até mesmo, em fazer um "self" com um pregador ou cantor, do que ter um momento verdadeiro de adoração a Deus.

As pessoas acreditam no seu próprio nascimento, mas não na morte do "Eu". Não vivemos um evangelho de cruz, pois precisamos alimentar o nosso ego. Infelizmente, somos muito vaidosos. Jesus disse em Mateus 16,24: "Se alguém quiser me seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me".

Em João 3, 3 a 7: "Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo".

Parece que a sociedade não crê mais nisso, achando que todos são iguais. Precisamos entender que o evangelho é uma cirurgia. Deus está sempre nos "cortando". Não podemos crer na doença chamada pecado. Para isso, só há um remédio, Jesus Cristo. Por isso, precisamos mudar os nossos hábitos, resgatar antigos valores, ter uma vida centrada em Cristo e crer verdadeiramente nos ensinamentos da palavra de Deus. Ter uma vida cristocêntrica e não em valores ensinados por essa sociedade pós-moderna.

O Pr. Walter Miranda ressaltou que a pós-modernidade é muito pior do que o tempo da inquisição. Existem, atualmente, muitos filósofos e socialistas realizando um trabalho silencioso, mas monstruoso, na tentativa de bombardear as mentes humanas, em diversas áreas, de modo a profanar o sagrado. O objetivo é lançar por terra que a verdade está em Deus.

Atacam a mente das pessoas, por meio dos meios de comunicação, tais como: novelas, programas humorísticos, imprensa escrita, dentre outros, atuando de uma forma "criminosa e assassina". Vivemos um tempo de relativismo total, como se tudo estivesse no mesmo nível. Atacam a mente das pessoas, realizando uma lavagem cerebral. Vemos de tudo, tais como homem beijando homem, como se fosse algo normal para a sociedade. Muitos intelectuais e filósfios, dessa forma, tentam negar a Deus e dizer que a igreja é apenas uma criação humana.

No tempo da inquisição, havia um grupo de instituições dentro do sistem jurídico da Igreja Católica Romana, cujo objetivo era combater a heresia, visando a evitar a propagação do sectarismo religioso. Perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta. Atualmente, há uma uma liberdade da pregação do evangelho, mas um bombardeio, por parte desses filósofos, a fim de destruírem os ensinamentos contidos nas Escrituras Sagradas, evitando, assim, a salvação do homem.

Po esse motivo, vivemos um tempo muito preocupante. Como dizia o Apóstolo Paulo, a IGREJA é a a coluna e a firmeza da VERDADE. Precisamos partir para o ataque, por meio de uma batalha espiritual, a fim de que essas falsas ideologias não venham a contaminar a igreja de CRISTO.

Uma ouvinte ressaltou que a tecnologia nos ajudou por um lado, mas contribuiu para que estivéssemos mais dispersos no nosso dia-a-dia. O Pr. Teodomiro disse que temos que ter tempo para o facebook, twiter, whatsap, dentre outros, mas, jamais, não termos tempo para ORAR, a fim de termos um momento maior de comunhão com Deus. Disse que nem o secularismo, ideologismo, materialismo, ateísmo, probalismo, liberalismo, existencialismo, dentre outras filosofias, podem superar a graça ou o poder de Deus.

Em Eclesiastes 3, 14 a 15: "Compreendi ainda que tudo o que Deus faz dura para sempre: ao que Deus criou nada se pode acrescentar, de igual modo, nada se pode subtrair. Esse é o método de Deus para fazer com que a humanidade o ame reverentemente. Assim, tudo o que há, já havia existido; o que será, já existiu antigamente; Deus pode renovar o que já passou".

O que vemos, hoje, é que a pós-modernidade está carecendo de um outro pós. É como se fosse apenas uma epidemia que não dura para sempre. Conforme dito em Eclesiastes, somente aquilo que Deus faz durará eternamente. Aqueles que são apaixonados por certas ideologias, estejam certos que elas não podem, de maneira alguma, sobrepujar o poder de Deus. Ao longo do tempo, muitos movimentos surgidos no passado se enfraqueceram e se perderam no tempo. Mas a Graça de Deus é eterna!

O Pr. Wilson Franklin enfatizou que a tecnologia nos trouxe benefícios imensuráveis. Não é á vilã, mas, sim, as ideologias que a utilizam de forma perversa. Estamos vivendo a pior época do cristianismo, em virtude da apostosia. Essas filosofias penetram na mente do homem e distorcem a interpretação bíblica. O pós-moderno nos dá uma interpretação relativista. Não interpreta a situação caótica do mundo, a partir do evangelho, mas impõe sobre as Escrituras uma interpretação em conformidade com o mundo. Sacrifica a verdade bíblica, para se adaptar à filosofia moderna. O ideal pós-moderno do politicamente correto! Ou seja, diz que não podemos interpretar o mundo pela Bíblia, mas sim a Bíblia pelo mundo. Infelizmente, essas ideias têm sido ensinadas em muitos seminários.

Hoje, há uma inconsistência moral que, dificilmente, víamos em 20 ou 30 anos atrás. Por exemplo, dizer "NÃO" não traumatiza ninguém. Os dez mandamentos ensinados por Deus, nove deles contém a palavra "NÃO". Por esse motivo, criamos uma geração de pessoas que não são submissas. Acham que estão acima de tudo! Isso faz parte de uma ação satânica suavizada. Viver em paz e respeitar as verdades de cada um, não pode ser considerada uma verdade absoluta, bem como dizer que a verdade de sua religião tem o mesmo valor da minha. Só há um caminho para chegar aos céus, por meio da intermediação de Jesus Cristo. Só há uma VERDADE, que conhecemos por intermédio das Escrituras Sagradas.

O Pr. Eliel do Carmo enfatizou que muitos estão banalizando a Bíblia, em virtude das contextualizações. O Pr. Adílson Henrique disse que quando olhamos para a Bíblia, a mesma tem que ser interpretada como Bíblia e não como um livro qualquer. Percebemos que algumas pessoas não a aceitam como verdade, criando as suas próprias interpretações e, por isso, tendo o seu próprio posicionamento.

A impressão que temos, é que muitas pessoas, naturalmente, ficam procurando algo que o texto pode oferecê-las. Começam a criar mecanismos para se chegar àquilo que elas querem. Precisamos entender que a Bíblia não mudou, Deus continua sendo o mesmo e que o tempo de Deus é diferente. Na pós-modernidade, acham que tem que viver da forma que elas querem, excluindo o que é divino e verdadeiro. A igreja acaba sendo banalizada. Precisamos viver o texto bíblico dentro de sua essência, dos seus primórdios, daquilo que o Espírito Santo coloca no nosso coração.

O Pr. Walter Miranda disse que necessitamos ter muito cuidado com as contextualizações errôneas da Bíblia. Precisamos entender que a mesma foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo. Desta forma, precisamos, quando estivermos meditando, orarmos e pedirmos a Deus que nos mostre, de fato, aquilo que Ele queria nos falar, a fim de evitarmos as más interpretações, principalmente, em virtude das atuais ideologias que acabam guiando a nossa mente para um rumo contrário. Devemos recorrer ao Espírito Santo para nos ajudar!

Não podemos abrir mão que o Senhor é o nosso salvador e que os seus princípios são verdadeiros e eternos!

JESUS CRISTO é a verdade e não apenas uma verdade! O Pr. Teodomiro ressaltou que a VERDADE de CRISTO é absoluta, ainda que os homens tentem de alguma maneira ofuscá-la. O problema não está na ciência, na tecnologia, na pós-modernidade, mas, sim, nos pregadores que estão deixando de lado a verdade absoluta de Deus. O mundo deve gravitar em torno da palavra de Deus! Jesus Cristo dever ser o nosso eixo rotacional! Deixou para a nossa meditação os seguintes versículos bíblicos, que já nos mostravam tudo isso que está sendo deabatido:

Em Timóteo 6, 20: "Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência".

Em 2 Timóteo 4, 4 a 5: "E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério".

O Pr. Wilson Franklin disse que precisamos, urgentemente, resgatar os princípios bíblicos. Não podemos adaptar os ensinamentos bíblicos, de acordo com aquilo que estamos vivendo no mundo. Em 2 Coríntios 10, 5: "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo". Temos que levar o nosso pensamento e ideias de forma obediente a Cristo! Não podemos ser contaminados por essas ideias filosóficas, que nos afasta de Deus!

Ao final do Debate, a pesquisa nos mostrou que 62% dizem que a pós-modernidade e não somente a tecnologia, tem trazido prejuízo à pregação do evangelho de Cristo.

IADJAN, a igreja que ama você.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre tudo aquilo que foi debatido, clique acesse "Debate Melodia" - link http://melodia.com.br/audios/debate-melodia/17

 

 

 

 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document