O que você tem feito mais: obedecido ou sacrificado?

Por Pastor Adilson Henrique

Debate ocorrido em 20MAI2015 com a participação dos Pastores Adílson Henrique, Humberto Siqueira, Walter Miranda e Eli Alves, e mediação do Pr. Eliel do Carmo. Tema do debate: "O que você tem feito mais: obedecido ou sacrificado?"

O Pr. Humberto Siqueira abriu o debate e ressaltou que a imensa maioria dos cristãos sacrifica muito mais do que obedece. Citou como exemplo a desobediência de Saul, ressaltada pelo profeta Samuel descrita em I Samuel 13, 1 a 15, por não ter obedecido uma determinação de Deus. Naquela ocasião, Saul achava que oferecendo um sacrifício, estaria "aliviando a situação" de sua desobediência diante de Deus. O homem começou a se afastar de Deus desde o pecado de Adão. Se ele não tivesse desobedecido, certamente não haveria sacrifício. O acesso à Deus seria irrestrito, sem qualquer tipo de intermediação. Com o pecado de Adão, o sistema se tornou sacrificial.

Mas obedecer não é fácil, pois você terá que renunciar muitas coisas e confrontar as suas vontades. Se obedecer fosse fácil, não teríamos tantos problemas para sermos, de fato, obedientes. A verdade é que quando desobedecemos acabamos nos sacrificando. Citou como exemplo o sujeito que vai diariamente à igreja, que jejua constantemente, mas que, isso tudo, é mais uma forma de sacrifício do que se aproximar, verdadeiramente, de Deus.

A maioria das pessoas fazem jejum como "moeda de troca" e não como um método para se consagrar à Deus, para se abaster de coisas mundanas, as quais nos distanciam de Deus. Muita gente faz como sacrifício porque não obedece. Portanto, se fizermos uma leitura de nossa vida cristã, poderemos perceber que nos relacionamos com Deus de um modo mais sacrificial do que por obediência.

O Pr. Adílson Henrique ressaltou, inicialmente, que o jejum é conquistatório num objetivo de se alcançar ou conquistar algo e não no sentido de se consagrar a Deus. Concordou com o Pr. Pastor Humberto Siqueira em relação ao fato de nos sacrificarmos muito mais do que obedecido. Na verdade, nos sacrificamos como pais e, também, como pastores, quando deveríamos obedecer algumas regras. Temos que todo dia nos sepultarmos para tentarmos mudar uma situação ou, até mesmo, "engolir" o problema de uma pessoa. A obediência a Deus é incondicional, pois terá que obedecê-Lo de qualquer forma. Se você não estiver disposto a fazer o que Deus quer, você estará fazendo um sacrifício de tolo.

Na igreja, nos dias atuais, há muito mais sacrifício do que obediência à Deus. As pessoas estão mais preocupadas com a sua situação e não em buscar uma obediência plena à Deus, de modo a mudar o seu comportamento. Hoje, nitidamente, o cristão não tem obedecido à palavra e às autoridades. É muito difícil obedecer e se sujeitar. Obediência é mudar o comportamento, mas muitas das vezes, não concordamos com as lideranças dizendo: não farei o que outro quer, mas sim aquilo que eu quero.

Buscar a Deus não é algo penoso. A Sua palavra em João 16,33 diz: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". Teremos dificuldades, mas o segredo para vencermos é obedecermos. O sacrifício lhe prende não por amor! concluiu dizendo que há mais sacrifício e falta de obediência.

O Pr. Walter Miranda enfatizou que estamos muito envolvidos com a "obra do Senhor" e muito pouco com o "Senhor da obra". Vivemos numa correria, muitas das vezes, achando que estamos fazendo a obra de Deus, mas buscando e se envolvendo muito pouco na presença de Deus. Deveríamos priorizar mais o envolvimento com Deus, pois as vantagens seriam muito maiores, mesmo sabendo que o esforço na obra é necessário.

Em João 4,34 é dito: "Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra". Jesus, como homem na terra, batalhou muito e suou a camisa, fazendo a obra de Deus. No entanto, jamais deixou de buscar a Deus. Sempre tinha um tempo nos montes para adorar e orar à Deus. Hoje, estamos nos sacrificando por meio de inúmeras atividades, tais como: congressos, seminários, visitas, dentre outros. Além disso, muitos pastores estão sacrificando a sua família, mas não há um reconhecimento por parte da igreja, que não reconhece esse esforço.

Concordando com os demais pastores, estamos muito envolvidos com a obra de Deus e muito pouco com o Senhor da obra.

O Pr. Eli Alves deixou bem claro que devemos aprender a obedecer à Deus. Não vamos colocar as lutas, as adversidades e outras dificuldades como sacrifício. Obedecer é colocar Deus em primeiro lugar, mas, para isso, precisamos falar não a nossa própria vontade. Para tal, precisamos de um amadurecimento e crescimento espiritual. Em Deuteronômio 28 nos mostra que as bênçãos de Deus são decorrentes da obediência. A obediência traz a bênção. O que dificulta a chegada da bênção não é o agir de Deus, mas sim pelo fato de não estarmos na posição estabelecida por Deus.

Da mesma forma, em Deuteronômio, a partir do versículo 15 é dito que se formos desobedientes e não dermos ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje Ele nos ordena, então virão sobre nós diversas maldições.

Em Provérbios 21,3 diz: "Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício". Em Eclesiastes 5,1 é dito: "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal". Em Isaías 1, 19: "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra". As pessoas somente guardam o versículo 19, mas se esquecem dos outros dezoito versículos anteriores que são de pura correção. No versículo 11, Deus diz: "De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes". Deus não nos chamou para realizar sacrifícios, mas para adorá-lo em espírito e verdade.

Sacrifício é quando fazemos pelo lado humano. Deus não está recebendo coisa alguma. Nada que é feito por amor é sacrifício. Às vezes chegamos na igreja desgastados e cansados do dia-a-dia, mas quando subimos no altar somos renovados. O agir de Deus não é feito pelo sacrifício humano. Deus quer de nós obediência. Isso não é um padrão de Deus que começou no novo testamento, mas vem desde o jardim do Éden. Deus quer que o sirvamos em amor e envolvido pela obediência à palavra. Não podemos olhar somente para as lutas. Obediência leva à adoração. Temos que fazer por amor à Deus, pois não gera sacrifício.

O evangelho traz renúncia? sacrificar são métodos religiosos para agradar à Deus. Entre eles, temos o ativismo na igreja, o monte, o jejum, dentre outros. Quando tenho que obedecer à Deus, para muitos é um sacrifício. Enfatizou Mateus 16, 24: "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me". Se alguém disser que não há um preço a ser pago, estaríamos sendo hipócritas. Mas tudo na vida exige algum tipo de renúncia. Estudar, se divertir, ir ao médico e outros sempre nos trará algum tipo de renúncia.

Porém, quando decidimos pelo sacerdócio, não renunciamos a nossa vida, mas a ofertamos à Deus. Todo o relacionamento se baseia no amor. Jesus em Mateus 22, 34 a 40 resumiu muito bem: faça tudo por amor ao Senhor e ao Seu reino. Tem momentos que pensamos: quanta responsabilidade, quantos problemas....poderíamos estar em casa assistindo televisão. Faça a obra de Deus por amor e não por sacrifício!

Como obedecer sem se sacrificar? O Pr. Adílson Henrique ressaltou que muitas pessoas que acham que estão se sacrificando, na verdade não estão vivendo um evangelho verdadeiro. Devemos ter uma vida de obediência pelo amor que temos ao Senhor. Deus quer que vivamos uma vida de obediência e de amor. Quando passamos a ter maturidade espiritual, conseguiremos distinguir o que, de fato, é o sacrifício. Deus não pede o sacrifício de ninguém, pois já enviou o Seu filho como sacrifício na cruz do calvário.

O sacrifício, muita das vezes, nos mostra aquilo que não gostaríamos de fazer. Citou como exemplo o povo na Ásia que precisa se torturar para fazer sacrilégios. No caso dos cristãos, muitos se sacrificam para jejuarem, irem à igreja diariamente, mas seu coração não está envolvido. Quando passamos a meditar na palavra, nos consagrarmos e termos mais momentos de intimidade com Deus, passamos a perceber o real significado de sacrifício. Se fizermos por amor e estivermos na obediência, não estaremos nos sacrificando, como muitos pensam.

Que tipo de obediência agrada à Deus? existe alguém acima ditando ordens. Quando essa ordem contraria a vontade de Deus, como é que fica? O Pr. Walter Miranda ressaltou que devemos obedecer às ordens estabelecidas por Deus, conforme os ensinamentos contidos em sua palavra. Disse que o sacrifício exige algum tipo de esforço traduzido na obra do Senhor. No entanto, tudo tem limites, pois, caso contrário, sacrificamos a comunhão com Deus. Os pastores, bem como os demais cristãos, também precisam orar, meditar, se consagrar e estudar a palavra de Deus, a fim de valorizarem, também, o momento com Deus. A correira do dia-a-dia nos impede de ter uma comunhão verdadeira com o Senhor.

O Pr. Humberto Siqueira deixou bem claro que devemos respeitar as autoridades, somente se estiverem de acordo com a palavra de Deus. Muita coisa está sendo ensinada em desacordo com os ensinamentos bíblicos. Muitos se aproveitam para incutir nas mentes os seus próprios ideais. Ainda usam os ensinamentos contidos em I Samuel 15, 23, para impor as suas ideias:  "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei". Devo me submeter à autoridade suprema que é o nosso Senhor, que nos ensina por meio de sua palavra.

Por que insistimos em sacrificar? O Pr. Eli Alves informou que muitas das vezes as pessoas aceitam o sacrifício, porque Jesus fez um sacrifício na cruz do calvário por amor a cada um de nós. Ele disse em Lucas 22, 42: "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua". No meio da cirscunstância Jesus fez uma escolha. Mesmo na dor, optou por obedecer à vontade de Deus.

Às vezes, as pessoas fazem um sacrifício muito grande, tendo em vista que algumas coisas estão entranhadas em sua vida. Citou como exemplo, os jogos de futebol realizados no mesmo horário dos cultos, onde temos que tomar uma decisão: ir ao culto ou ficar em casa assistindo ao futebol? Alguns vão quando terminam o futebol e outras vão para o culto no sacrifício, por deixarem de assistir ao jogo. Será que houve uma entrega ou despojamento? Na verdade, a obediência nos leva a abandonar aquilo que, de fato, pertence ao Senhor. Nos leva a cada dia estarmos mais próximos ao Senhor. Deus não nos obriga a nada, apenas nos direciona. A escolha é nossa! às vezes estamos no culto, mas presos em outras situações. Nesse caso, estamos no sacrifício.

Será que não está sendo ensinado pelas igrejas o sacrifício? O Pr. Humberto Siqueira disse que muitas igrejas agem dessa forma com medo de perder os seus membros. Desta forma, tentam aprisioná-los. Existem dois tipos de pessoas: o "escravo da igreja" e o "escravo de Cristo", conforme descrito em 1 Coríntios 7,22: "Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo". O escravo do Senhor faz por amor à Deus. Quem faz pela igreja é um ativista e o faz mais por uma questão meritória. Existem modelos dentro das igrejas que se parecem e agem como empresas, sendo totalmente técnicos na busca por almas. A palavra de Deus não é impositiva. Pastor tem que orientar, aconselhar e dar direção, em conformidade com a palavra. Deus vem buscar a sua noiva e não os amantes que não possuem compromisso e aliança com Cristo.

Ao final da pesquisa de opinião, mostrou-se que 57% dos cristãos estão, na verdade, se sacrificando. Precisamos entender, conforme ressaltado acima, que obedecer é muito mais saudável e nos traz inúmeras vantagens.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre tudo aquilo que foi debatido, clique acesse "Debate Melodia" - link http://melodia.com.br/audios/debate-melodia/17

 
 
 

 

 

 

 

 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document