O Filme "Segundo o Evangelho", momento de reflexão
 

 

O filme Segundo o Evangelho retrata a história de um jovem que sai de casa brigado com o seu pai, pastor de uma igreja, mas que logo após a morte de sua mãe, desvia-se e acaba se envolvendo com as coisas mundanas, tornando-se um grande cantor de sucesso. David, como era chamado, havia sido criado dentro da igreja, juntamente com seu melhor amigo Frank. Foram sendo aperfeiçoados na obra de Deus e muitos acreditavam, até então, que havia uma promessa ministerial por parte de Deus, para cada um deles. Acredito que, naquele momento, estavam passando por uma das melhores fases de suas vidas. Sentiam-se fortalecidos, cheios do Espírito Santo e capazes de enfrentarem quaisquer obstáculos.

No entanto, a mãe de David veio a adoecer, ficando internada num hospital por vários dias. Naquele momento, não pôde contar com a ajuda do seu pai, visto que estava envolvido com as coisas de Deus, viajando para diversos lugares, pregando o evangelho. A atitude do seu pai, feriu-o, de tal forma, que largou tudo e se voltou para as coisas do mundo. Quando reflito nessa passagem, lembro-me de quantos Cristãos se desviaram por não receberem o apoio da igreja, principalmente do líder da congregação, num momento de crise. Quantos se desviaram por não concordarem com atitudes de nossos líderes? ainda me lembro daquela família inteira, recém convertida, que se desviou, porque não recebeu o conforto, o carinho, a visita de um líder eclesiástico, fosse no hospital, fosse no velório. 

David estava em crise e acabou se precipitando. Muitos passaram a questioná-lo e a criticar as suas atitudes. Aos olhos naturais da igreja, já não servia mais para a obra de Deus. No entanto, se torna um cantor de sucesso, levando um estilo de vida auto-indulgente e buscando os prazeres mundanos. Absorveu fama, encantou os jovens com suas músicas, mas nunca deixou que as coisas do mundo contaminassem verdadeiramente seu coração. Algo ainda estava germinando.....mas precisava ser regado, pois as sementes plantadas estavam sendo cobertas por uma mágoa do passado. Hoje, também, me lembro daquele rapaz desviado, líder dos jovens numa pequena igreja, que tinha promessa para a obra, mas largou tudo, pois não aceitou as atitudes do seu Pastor, e acabou se tornando um dançarino das noites, se envolvendo em bebedices e baladas em boates. 

Acabou.......não podemos mais contar com eles. Vamos criticá-los e amaldiçoá-los, pois não estou preparado para liderar grupos, superar desafios, ter paciência e longanimidade para esperar Deus operar na vida deles. Em I Corintios 13:13 – “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. Preciso amá-los, também, principalmente porque se tornam pequeninos no mundo, achando que estão na direção certa. Preciso entendê-los, preciso acreditar que a palavra de Deus que foi plantada no coração deles, não foi perdida. Preciso acreditar que um dia retornarão e farão coisas surpreendentes para a obra de Deus. Preciso acreditar que os meus pensamentos não são maiores que os de Deus. Nossos pensamentos são medíocres.......não pensamos de maneira louca.......Deus age de maneira louca para confundir os sábios. Não queiramos ser sábios diante de Deus ! Precisamos ter uma percepção diferente das coisas, precisamos quebrar paradigmas, precisamos acreditar que o fracasso jamais nos surpreenderá se nossa decisão de vencer for suficientemente forte. Acredite ! não somos perfeitos, mas sim, constantemente, aperfeiçoados para o serviço da boa obra.

Será que estamos dispostos a sentir dor pelo evangelho de Cristo ? o ser humano ama a comodidade e o prazer. Quando estamos dentro das igrejas, queremos o tempo todo receber bênçãos para nossas vidas, mas na maioria das vezes, não olhamos para o lado e não nos preocupamos com o nosso irmão. Qual tem sido o nosso alvo ?. O Apóstolo Paulo, após receber uma poderosa unção do Espírito Santo, saiu pela Ásia para travar uma imensa batalha espiritual. Com certeza, onde ele passou abalava cidades com seu grito de guerra do evangelho. Não tinha tempo para seu lazer e mal tinha tempo para se alimentar, mas Deus usava-o de forma tremenda, abalando com o inferno porque conseguia arrancar uma geração imensa de pecadores, das mãos de satanás, levando-os à salvação. O mais interessante é que quanto mais pregava a palavra, mais atraía o ódio do diabo. Passou por inúmeras tribulações, mas não deixou de seguir seu caminho até o alvo.
Será que temos sentido peso pelos perdidos ? irar-nos contra nós mesmos por não termos ódio do monopólio que o diabo exerce nestes dias do fim, e nos punir pelo fato de o mundo estar se dando tão bem conosco, que nem precisa perseguir-nos. Será que temos realizado a vontade de Deus no nosso ambiente familiar,  trabalho e no nosso convívio social, a fim de tornar explícita a verdade da palavra de Deus, por meio da coragem e ousadia. Será que temos sido exemplos, agido como verdadeiros discípulos, para que pudéssemos, também, com uma atitude irrepreensível resgatar almas ?. 

Temos muitas oportunidades, mas na maioria das vezes nos acovardamos. Um célebre escritor disse a seguinte frase: “Como irei sentir-me no dia do juízo final se passarem diante de meus olhos todas as oportunidades que perdi, e ficar provado que minhas desculpas não foram mais que meros disfarces para meu orgulho e acovardamento ?” que realizemos a obra missionária de Deus, não ficando parados acomodados aguardando uma bênção somente para nossas vidas, mas lembremo-nos que existem almas perdidas no mundo precisando ser resgatadas e essa obra depende dos soldados de Cristo, os quais estão dispostos a lutar pela salvação dos perdidos, por amor a Deus e ao próximo. O que achamos ser impossível, é possível para Deus. Precisamos nos conhecer, usar os talentos dados por Deus, aproveitar as oportunidades e não se acovardar, visto que seremos cobrados no dia do juízo.

Após o pai de David descobrir que estava com câncer de próstata,  Frank assume a igreja, mesmo após a não concordância do tesoureiro da igreja. Ele era tido como um cristão correto, preparado e pronto para assumir aquela congregação.  Aprendemos, ao longo do curso, a importância da autoridade no mundo espiritual, onde foi ressaltado que não há autoridade que não proceda de Deus (Rm 13,1) e que, por isso, todo homem deve estar sujeito às autoridades superiores. Mas naquele momento, não acreditou que aquela decisão tomada, pelo pai de David, estivesse de acordo com os planos de Deus. Não só acreditou, como também agiu de forma rebelde e se precipitando. Temos que crer que a posição do líder da igreja foi colocada por Deus e que suas decisões são baseadas conforme a direção Dele.

Como vou acreditar que essa posição era a vontade de Deus, visto que a igreja começou a entrar numa tendência de queda, passando por problemas financeiros, crentes largando o Ministério......brigas, contendas....... e um líder agindo de forma soberba, técnico com Deus, tendo um comportamento totalmente mundano, achando ser o centro das atenções, e fazendo do púlpito um verdadeiro palco. Com certeza, se estivéssemos lá, já teríamos procurado outra igreja ou estaríamos batendo palmas para o homem, esquecendo-se que o dono da igreja é Jesus Cristo. Aquele que devemos toda honra e glória. O mais crente dos crentes poderia questionar a Deus, dizendo: Deus, porque ele e não eu ? 

Quero enfatizar que creio que, em momento algum, Deus disse que Frank estava pronto para o verdadeiro chamado de Deus. Nunca estamos prontos, por isso somos aperfeiçoados continuamente para o serviço da boa obra. O crente precisa de sabedoria para criar estratégias, a fim de lidar com as situações criadas pelo inimigo. Somos limitados nas nossas ações e pensamentos, e por isso, não devemos nos precipitar e nem murmurar diante das decisões tomadas por nossos líderes.
Não sei se a história do filme é verídica, mas creio que Deus tinha um plano especial tanto para a vida de Frank, quanto para a de David. Eles estavam sendo capacitados, mas o inimigo conseguiu criar uma situação para destruir o ministério de David. Dois grandes líderes estavam sendo levantados: um para o ministério de louvor e outro para o da pregação. Satanás agiu colocando tristeza e amargura no coração de um deles, assim como criou um comportamento de soberba, rebeldia e total independência no ministério do Frank. Estavam cegos espiritualmente !

Mas a notícia de que o pai de David estava doente e à beira da morte o leva de volta para o lugar de onde saiu. Lá ele reencontra a velha igreja e seus amigos de infância, e passa a preservar mais sua própria imagem, ao mesmo tempo em que decide assumir de uma vez seu destino mais voltado para uma religiosidade, mas sem deixar de lado o seu amor pela música. E foi justamente, através da música, que Deus começou a levantar novamente o ministério de David. Deus usou David para angariar recursos para a igreja que estava quase fechando as portas; Deus usou David para trazer as pessoas do mundo para dentro da igreja, após conhecerem seu trabalho como músico lá no mundo; Deus usou David para que Frank fosse humilhado e totalmente submisso à vontade de Deus; mas foi através de Frank que David voltou para Cristo. Eles se completavam na obra ! 

Creio que Deus fez coisas loucas diante dos nossos olhos naturais, colocou alguém considerado correto num mundo incorreto; e alguém com atitudes incorretas, num lugar correto. Trocaram experiências, aperfeiçoaram-se e foram formatados por Deus, a fim de que pudessem de fato fazer a vontade de Deus na obra. Deus tinha um plano, mas traçou uma estratégia......houve perdas........houve choro.........houve tristeza...........mas a sabedoria divina é incomparável, pois seu objetivo se concretizou e a profecia se cumpriu.

David e Frank tinham o chamado ! Eram líderes....caíram, mas se levantaram em prol da obra em Cristo. Passaram pelo vale, mas foram aprovadados e seguiram firmes. Lembro-me da passagem, em João 1:42, quando Jesus disse a Simão Pedro: “E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”. 

 

 

 

 


   

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document