Qual a Mensagem que Deus tem para a sua vida?

 

Por Pr. Adílson Henrique dos Santos, na cidade de Essen, Alemanha - 20Mar2016

Apocalipse 1, 17 a 20: “E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;  O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas”.

 

O livro de Apocalipse possui 22 Capítulos e retrata a surpreendente e exuberante triunfo de Jesus sobre os poderes do diabo. O apóstolo João, por volta do ano 95 DC, quando foi deportado para a solitária ilha de Patmos por causa de sua fé, escreveu esse livro após receber a revelação de Jesus Cristo, conforme Apocalipse 1, 10 a 11:

"Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia”.

Apocalipse nos fala sobre coisas que acontecerão no futuro. A futura vinda de Jesus será um momento extremamente doloroso para aqueles que se recusam a crer nele e segui-lo.

Por ocasião do arrebatamento, a igreja não será mais assunto na terra. O Senhor voltará em Glória! Aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Logo após, nós que estamos vivos seremos transformados e iremos ao encontro de Jesus.

Por esse motivo, somos convidados a refletir em Apocalipse 1,3: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”.

Os Capítulos 2 e 3 falam das 7 igrejas do Apocalipse: Éfeso, Esmirra, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélpia e Laodicéia. Qual a mensagem que Deus tem para a sua vida? Cada igreja recebeu uma mensagem específica de Deus. Estejam certos que Deus tem uma mensagem para cada um de nós.

 

1ª. Carta – Igreja de ÉFESO – Apocalipse 2, 2 a 5:

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.....

Na Carta endereçada à Igreja de Éfeso, o Senhor Jesus protestou com relação à decadência do amor que essa igreja vinha apresentando. Ele protestou pela perda do que chamou de “primeiro amor”. O que é o “primeiro amor” a que o Senhor Jesus Se refere nesta mensagem?

É um fogo de grande intensidade em nosso íntimo, que coloca Jesus acima de todas as demais coisas! Isto foi bem exemplificado numa parábola de Cristo:

Mateus 13,44: “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

O Senhor está falando de alguém que, além de transbordar de alegria por ter encontrado o Reino de Deus, ainda se dispõe a abrir mão de tudo o que tem para desfrutar do seu achado. Estas duas características são evidentes na vida de quem teve um encontro real com Jesus.

Como está o seu amor com Cristo?

Aquela igreja havia conhecido verdadeiramente a Cristo. Era uma igreja amorosa, que buscava ao Senhor continuamente. O amor de Deus se derramava e ardia em vossos corações. No entanto, já não o busca como antes. Será que você tem sido a mesma pessoa de quando conheceu a Jesus? Infelizmente, muitos cristãos já não oram mais, não jejuam e não priorizam estarem na presença de Deus.

Jesus é misericordioso e nos chama para nos arrependermos e voltarmos à prática do primeiro amor. Ele nos dá a oportunidade de resgatarmos o primeiro amor. Não o abandone, pois Ele jamais o abandonará. Ele te ama e quer que você cresça e tenha desprendimento para realizar a obra de Deus. O amor de Deus somente arde em nosso coração se tivermos uma vida liberada das coisas do mundo. Diga para o mundo: “A minha vida não te pertence mais. A minha vida é do Senhor”.

Muitos estão se distanciando da igreja por pequenas coisas. Infelizmente, falsos pastores estão desviando muitas ovelhas do caminho do Senhor. A igreja não é produto do homem! Deus te chamou para algo especial. Cresça na obra do Senhor, pois Ele tem coisas grandes para a sua vida. Ele vai voltar e, talvez, não haja tempo! Você está se sujando ou se limpando?

O Reino de Deus passa a ser prioridade absoluta! É quando amamos a Deus de todo o nosso coração e alma, com todas as nossas forças e entendimento! Este primeiro amor nos leva a vivermos intensamente a fé. Este amor também faz com que trabalhemos para Deus. Jesus relacionou este amor com obras quando disse a Pedro que se ele O amasse, ele deveria pastorear o Seu rebanho (João 21,15 a 17). O apóstolo Paulo falou que o amor de Cristo (ou o entendimento da profundidade deste amor) nos constrange a não mais vivermos para nós, e sim para Ele:

Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Coríntios 5.14,15).

Em Mateus 6, 33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

2ª. Carta – Igreja de ESMIRNA – Apocalipse 2, 9 a 10:

Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. 10Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Não seja fiel à Deus somente até receber algo para a sua vida. O caminho a ser seguido com o Senhor é até o final. Lute para conquistar a coroa da vida. Para isso, não tire o alvo de Jesus. O nosso alvo é Cristo. Lembre-se de Pedro que quando tirou o foco em Jesus, começou a afundar (Mateus 14, 29 a 30).

Às vezes, perdemos tantas coisas ao longo de nossa caminhada, que nos desanimamos. Não podemos olhar para os lados. Não olhe para a força do vento ou para a tempestade que está te atormentando. O nosso alvo é sempre Cristo. Seja fiel até a morte! Não seja fiel por pouco tempo! Creia que na maior fraqueza de sua vida, Deus vai te ajudar. A palavra de Deus diz em Filipenses 4,13, que podemos todas as coisas naquele que me fortalece. No Senhor podemos todas as coisas!


Conforme dito em Joel 3,10: “Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.”
Em Filipenses 3, 13 a 14: “Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber.''

3ª. Carta – Igreja de PÉRGAMO – Apocalipse 2, 13 a 16:

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.  Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.”

A descrição da doutrina de Balaão refere-se à história do Velho Testamento (Números 22-25; 31:16). No final dos 40 anos de peregrinação, os israelitas chegaram perto da terra prometida. Acamparam-se nas campinas de Moabe, e os moabitas e midianitas ficaram amedrontados. Balaque chamou Balaão para amaldiçoar o povo, mas Deus frustrou todas as suas tentativas de falar contra os israelitas. Balaão desistiu de suas maldições, mas procurou outra maneira de vencer o povo de Israel. Deu o conselho de convidá-los a participarem de uma festa idólatra. Nesta festa, muitos israelitas se envolveram na idolatria e na imoralidade, e Deus mandou uma praga que matou 24.000 israelitas.

Há algo em nossas vidas que precisa ser mudado, mas não aceitamos que Deus mude. Muitas das vezes, somos resistentes às mudanças. Preferimos viver de acordo com as nossas vontades. Há uma música do cantor Regis Danese que diz assim: “Senhor, Entra na minha casa, Entra na minha vida, Mexe com minha estrutura...”. Arrume a sua casa, pois quando Jesus voltar não haverá mais tempo!

Onde você tem estado? Quais são os lugares que têm frequentado? Cuidado! Se sentir bem é diferente de viver bem. Podemos nos sentir muito bem no cinema, na discoteca, ouvindo uma música, dentre outros. Mas, dependendo do lugar, podemos estar absorvendo coisas ruins para as nossas vidas. Quando você encontra alguém que tem Jesus, ela passa algo de bom para você. Muitas das vezes, não abrimos mão dos prazeres mundanos.
Da mesma forma, precisamos dar o nosso melhor e influenciar positivamente outras vidas. O que você tem dado são coisas boas ou ruins?

4ª. Carta – Igreja de TIATIRA – Apocalipse 2, 20 a 22 e 25:

Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras....Mas o que tendes, retende-o até que eu venha”.

O problema principal da igreja em Tiatira foi uma atitude tolerante em relação a uma falsa profetisa. É possível que a mulher realmente chamava-se Jezabel, mas é mais provável que Jesus tenha escolhido este nome por representar toda a maldade da mulher do rei Acabe no 9º século a.C. Ela teve uma influência terrível em Israel, conduzindo o povo à idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante, seduzindo os cristãos às práticas de idolatria e prostituição (ou imoralidade sexual literal, ou impureza espiritual).  

O povo de Deus deve repreender e rejeitar falsos mestres. A igreja em Tiatira, possivelmente enfatizando o amor ao ponto de esquecer da pureza de doutrina, tolerava esta falsa mestra. Devemos sempre lembrar que a sabedoria de Deus é mais importante do que a paz com os homens.

Precisamos conservar o que temos até que Jesus venha! Muitas das vezes jogamos fora o que Jesus nos deu de ensinamento. Precisamos conservar o melhor. Produtos necessitam de conservante, de sal. Nós somos o sal da terra. Atualmente, mundialmente, está ocorrendo muitos rumores de guerra, calamidades, destruição, doenças. No entanto, conserve em fé aquilo que Deus te deu, até que ele venha e não apenas por um curto período de tempo. Guarde e conserve as suas vestes de santidade. Não seja contaminado pela idolatria, pelo adultério e pelos ensinamentos enganosos.

5ª. Carta – Igreja de SARDES – Apocalipse 3, 1 a 5:

“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

Ele fala de uma igreja aparentemente em paz e tomada por indiferença e apatia. Estava quase morrendo. Às vezes, no trabalho, carregamos um “peso” muito grande e não conseguimos aparecer. No entanto, sempre surge alguém que não faz muita coisa, mas acaba levando a fama de um bom funcionário. Existem certas situações que só podem ser resolvidas por você, pois Deus colocou algumas responsabilidades em suas mãos.

Entender o Projeto de Deus é difícil, mas o que você está fazendo com aquilo que Deus colocou em suas mãos? Não morra ou fique apático com aquilo que Deus colocou em suas mãos.

6ª. Carta – Igreja de FILADÉLFIA – Apocalipse 3, 7 e 8:

“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

Jesus coloca sobre nós uma porta aberta. Ninguém a pode fechar. Quem nos sustenta é Deus! Precisamos entender que quando Jesus quer operar, ninguém pode impedir. Em Isaías 43,13: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”.

Mesmo que as coisas estejam difíceis, continue acreditando na provisão de Deus. É Ele que cuida de cada um de nós. Podemos até chorar, mas como é dito em Salmos 30,5, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Deus conhece o seu esforço para lutar contra si mesmo. Esteja certo que você vai glorificar o seu santo nome, porque as coisas vão, de fato, acontecer na sua vida.

Como diz em Filipenses 4,13, posso todas as coisas naquele que me fortalece. Em Números 23,19: ”Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”

7ª. Carta – Igreja de LAODICÉIA – Apocalipse 3, 14 a 16:

E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”

Traz uma palavra de exortação para a igreja de Laodicéia que estava perdendo o foco em Deus. Fala de uma igreja apóstota, que se afasta da presença de Deus. Muitos estão dentro das igrejas, mas estão se desviando da fé. Já não possuem compromisso com a igreja. Essa igreja não se curva e não aceita mais as coisas de Deus. As pessoas têm apenas um compromisso momentâneo. Algumas pessoas vêm ao culto, mas sem compromisso com Deus e, também, não acatam mais a liderança do Pastor da igreja.

O crente "frio" é aquele que nada entra em sua cabeça, é muito frio e apático. Mas ele tem o entendimento de Deus da maneira dele. O crente "quente" é aquele que glorifica tudo aquilo que está sendo falado, sem que faça uma análise daquilo que está sendo dito. Esses dois tipos de crente são muito criticados dentro das igrejas. O "morno" é aquele que está em cima do muro e está criticando o "quente" e o "frio". Laodicéia era uma igreja "morna".

Eu não quero ser vomitado por Deus. Eu quero, sim, o melhor de Deus. Temos que decidir: estar com Jesus ou não. Temos um caminho a escolher: para a direita ou para a esquerda. Não podemos ficar “em cima do muro”. Em João 14,6: “Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.””.

Após essa ministração, podemos aprender os seguintes conselhos de Deus, conforme a mensagem trazida para aquelas 7 igrejas da Ásia:

  1. Éfeso – Resgate o primeiro amor;
  2. Esmirna – Seja fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida;
  3. Pérgamo – Mude algo que precisa ser transformado em sua vida;
  4. Tiatira – Conserve aquilo que tendes até a volta de Cristo;
  5. Sardes - Não morra ou fique apático com aquilo que Deus colocou em suas mãos;
  6. Filadélfia – Ninguém poderá fechar a porta que Deus abriu para a sua vida; e
  7. Laodicéia – Não seja um crente morno. Para isso, não fique em cima do muro. Deus é o caminho, a verdade e a vida.

 

IADJAN, a igreja que ama você.

 

 


 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document