Aprendendo a lidar com os desafios

 

Por Pr. Marcos Brandão, em Londres.

A palavra de Deus diz em Filipenses 4,13: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Nesta passagem bíblica, o Apóstolo Paulo nos ensina o segredo para termos uma vida de constante vitória, mesmo diante das inúmeras dificuldades e desafios impostos pela nossa caminhada.

O livro de Filipenses foi escrito pelo Apóstolo Paulo, com a inspiração do Espírito Santo de Deus, a fim de encorajar a igreja de Filipos a permanecer fiel a Deus e a se alegrar em qualquer situação.

Surge, então, a seguinte questão: Será que estamos dispostos a encarar os desafios?

Nesta mensagem iremos aprender sobre as características e os passos necessários para vencermos os desafios surgidos em nossas vidas. Para isso, iremos meditar em 1 Samuel 17, 1 a 51, que retrata a batalha de Davi e Golias, quando os israelitas se reuniram e acamparam, posicionando-se em linha de batalha, para enfrentar os filisteus.  

Naquela ocasião, o guerreiro Golias saía do campo dos filisteus todos os dias, durante mais ou menos quarenta dias, desafiando o exército israelita para mandarem um competidor digno. Este gigante filisteu tinha mais ou menos três metros e usava pelo menos 60 kilos de armadura. Além disso, a haste de sua lança pesava aproximadamente 7 quilos.

Confiante na superioridade de seu equipamento e da sua força natural, ele propõe uma competição em que o ganhador ficaria com tudo. Nenhum israelita aceitava aquela proposta, pois muito provavelmente, estavam enxergando somente as características do inimigo. O medo, então, acabou paralisando os experimentados e habilidosos soldados hebreus. No versículo 11, podemos ver o quanto o rei Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados:

"Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito"

Diante dessa situação, antes de ressaltarmos as características para se alcançar a vitória, gostaria de ressaltar três conselhos de suma importância:

1) Não olhe para o poder bélico de seu adversário.

Nos versículos de 4 a 7 observamos o quanto foi dado destaque às características de Golias. Isso, na verdade, nos causa medo e nos paralisa de avançar.

Em Mateus 14,30: “Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo (afundar), clamou, dizendo: Senhor, salva-me! Esse exemplo bíblico nos mostra que Pedro ao desviar a sua atenção de Jesus, quando tentava andar sobre as águas, olhou para a força do vento e as ondas e, por isso, começou a afundar.

2) Encare os desafios e não se esconda.

Elias já tinha certa experiência com Deus. Era um homem que conhecia os milagres e o agir do Senhor. Lutou contra os profetas de Baal, profetizou uma grande chuva vinda da pequena nuvem do tamanho da mão de um homem, dentre outros. Seus passos eram direcionados pelo Senhor. No entanto, após receber a ameaça de Jezabel, Elias, sente medo, vai para o deserto e depois se esconde dentro de uma caverna, conforme descrito em 1 Reis 19, 1 a 18.

Os verdadeiros guerreiros devem encarar os desafios e as situações.

3) Tudo podemos naquele que nos fortalece.

Pedro sabia desse segredo. Ele sabia que, por si só, não poderia andar sobre as águas. Porém, também sabia que se o Senhor lhe havia dito para fazê-lo, ele conseguiria. Assim que Jesus disse “Venha”, Pedro saiu do barco e caminhou sobre as águas até Ele. O ponto central é que “Sua vontade é Sua capacidade”. Portanto, DEUS proverá a força para enfrentarmos qualquer desafio.

Quais seriam, então, as características e passos para vencer os desafios?

1) Obediência e comprometimento

 Nos versículos 17 a 20:

Disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos. Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor.

E estavam Saul, e eles, e todos os homens de Israel no vale do carvalho, pelejando com os filisteus.

Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja”.

Naquele momento, Davi não questionou a ordem recebida e, também, não repassou a sua responsabilidade para o seu pai. Além de sua obediência, podemos perceber o seu comprometimento em levantar-se de madrugada para cuidar das ovelhas.

Será que temos sido obedientes a Deus e nos comprometido com a sua obra?

2) Não desperdice as oportunidades

Nos Versículos de 23 a 25:

“E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente”.

Davi ouviu aquelas palavras atentamente, no sentido de prestar a atenção. Golias estava a 40 dias, duas vezes por dia, desafiando o exército israelita. No entanto, em virtude do medo, não aproveitaram a oportunidade para vencerem aquele gigante. Quantas vezes já fomos desafiados pelo mesmo problema? Na maioria das vezes, não temos coragem de enfrenta-lo. Perceberemos que Davi, ao ouvir aquela situação, não perde a oportunidade para desafiar Golias.

3) Reconhece a sua posição na batalha.

No Versículo 26:

Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu para afrontar o exército do Deus vivo?”

Davi sabia exatamente que ele era apenas um instrumento de Deus. Andava atrás e Deus sempre na sua frente, pois sabia que o Senhor é que peleja por cada um de nós.

4) Como vencedor, não seja influenciado por aquilo que está ao seu redor

Versículos 28 e 29:

“E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?”

Mesmo sendo questionado pelo seu irmão mais velho, Davi não permitiu que ele fosse influenciado por aqueles comentários. Mas, continuou a encarar o desafio, pois sabia, principalmente, que tinha um propósito a cumprir naquele local, conforme colocado por Deus em seu coração, mesmo diante das afrontas. Não se abateu!

5) Reconhece a sua incapacidade.

Versículos 32 a 37:

“E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.

Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; Ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo”.


Além de reconhecer a sua incapacidade diante dos desafios, não usou o seu “EU”. Sabia que todas as situações vencidas foram conquistadas pelas mãos dos Senhor. Não podemos fazer nadas pelas nossas próprias forças. Nossa inteligência, sabedoria, higidez física, dentre outros, nada disso pode prevalecer. Temos que enfrentar as situações de cabeça erguida no Senhor e não com o nariz empinado, achando que podemos conquistar algo utilizando as nossas próprias forças.

6) Confiança em Deus tem que ser total

Versículos 38 a 40:

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu”.

Davi não usou a sua inteligência e razão diante daquelas circunstâncias. Tinha que enfrentar o inimigo com aquilo que Deus tinha dado a ele. Suas próprias habilidades. A confiança em Deus tem que ser total. Podemos comparar essa atitude de Davi com a de um policial subindo um morro sem estar dentro de um “caveirão”, a fim de enfrentar a bandidagem. Muitos diriam que ele estaria louco! No entanto, a palavra de Deus em Provérbios 3,5 diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”.

7) Não importa o que vão falar de você

Versículos 41 a 47:

O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.

Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão”.

Quando Davi desce aquela colina, Golias o despreza e o afronta. Podemos imaginar Davi ao descer a colina e caminhar em direção àquele gigante, perceber a grandiosidade de Golias. No entanto, ele não se intimida com aquela situação e nem com as palavras proferidas pelo seu adversário. Na verdade, o nosso inimigo tenta nos desprezar e afrontar porque ele sabe que o poder de Deus opera em nós e somos mais que vencedores em Cristo. Davi permanece crendo e acreditando no Senhor. O seu foco está no Senhor.

8) Use as habilidades que Deus te deu

Versículos 48 e 49:

“E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra”.

Deus dá habilidades a cada um de nós. Elas, certamente, vêm do Senhor para conquistarmos algo. A habilidade de Davi era a funda e não a armadura e a espada. E foi por meio dela que Deus deu a vitória à Davi. Quais são as habilidades que Deus te deu? Quais são aquelas que você têm usado? Será que são aquelas que Deus deu para você? Não olhe e copie aquilo que estão fazendo em outros lugares. Antes, pergunte ao Senhor!

9) Certifique-se que o seu inimigo foi vencido

Versículos 50 e 51:

“Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.

Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram”.

Durante a tentação no deserto, Jesus resistiu ao diabo, mas ele sempre retornava. Ou seja, mesmo vencendo o nosso inimigo, numa outra oportunidade ele tentará voltar. Poderá vir até mesmo, em virtude de nossas “brechas”. Davia sabia disso e teve o cuidado de cortar a cabeça de Golias com a sua espada. Teve a certeza que o inimigo foi aniquilado.

10) Aprenda a viver como vencedor

Versículos 52 e 53:

“Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.

Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais”.

Com a morte de Golias, os filisteus ficaram temerosos. Em contrapartidas, os israelitas ficaram motivados e certos da vitória, pois se Davi venceu o gigante Golias, tinham a convicção que poderiam vencer o exército filisteu. Com o exemplo de Davi, souberam se comportar como vencedores!

Não importa se o nosso adversário está ao nosso derredor, bramando como leão, creia que somos mais que vencedores em Cristo.

IADJAN, a igreja que ama você.

 

 


 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document