"Mulheres que perseveram em oração obtém resposta de Deus"

 

Pelos Missionários Marcelo Gameleira Correa e Ana Paula de O. F. Correa, na cidade de Essen, Alemanha

Foi realizado no período de 25 a 26JUN2016, em Essen - Alemanha, o 5o. Encontro de Mulheres, com o tema: "Mulheres que perseveram em oração obtém resposta de Deus".

No dia 25JUN2016, a Missionária Ana Paula trouxe uma palavra abençoada em I Samuel 1, 9 a 13.

Na Bíblia sagrada há vários exemplos de mulheres que perseveraram em oração, tais como: Ester e Débora. No entanto, ressaltou a perseverança de Ana em oração. Ana era uma mãe dedicada. Mulher de fé! No entanto, havia muita tristeza no seu coração, em virtude de sua esterilidade. Mas, era uma mulher que perseverava em oração na busca de seu grande objetivo que era ter um filho, mesmo diante das provocações de sua rival Penina.

Todas elas possuíam um grande testemunho que serve de exemplo para a igreja até os dias de hoje.

Débora – Líder do povo de Israel e temente a Deus.

Ester – Mesmo diante das situações difíceis, das conspirações, não se desesperava, pois acreditava no Senhor. Jamais desistiu e intercedeu pelo seu povo. Mas, para isso, sabia da importância do Jejum e Oração (preparação espiritual).

Ana – Perseverança em oração e humilhação. Deus tem o tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3,1).

Nesse contexto, qual a importância da oração? Quando oramos a Deus Ele nos responde. Salmos 91,15: “ Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; Livra-lo-ei, e o glorificarei.” No momento da angústia, se nós buscarmos a Deus em Oração ou súplicas, Ele nos responde. No entanto, não podemos entrar na presença de Deus, em oração, de qualquer maneira. Há necessidade de haver um preparo. Caso contrário, a nossa oração poderá ser fracassada.

Quais são, então, os motivos do fracasso em oração?

Desobediência - Deuteronômio 1, 42 a 45: (Povo de Israel – visão pessimista da terra prometida);

Pecado Oculto e Iniquidades - Salmos 66, 18 e Isaías 59, 20. O pecado e as iniquidades nos impedem de ter uma vida de santificação. Temos que reconhecer os nossos pecados e quando reconhecidos diante do altar de Deus, eles viram cinzas e são essas cinzas que impedem o fogo arder continuamente no altar das nossas vidas, visto que o fogo não arde sobre as cinzas. Acúmulo de cinzas no coração!

Indiferença aos ensinamentos de Deus (recusa da sabedoria de Deus) - Provérbios 1, 28 a 30: “Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor:”

Recusa em Perdoar - Marcos 11, 25 e 26: “25E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. 26Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.”

Teimosia - Zacarias 7, 13: “E aconteceu que, assim como ele clamou e eles não ouviram, também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o Senhor dos Exércitos.”

Instabilidade (falta de fé) - Tiago 1, 6 e 7: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.”

Quais são as condições para se ter sucesso na oração?

Contrição (Arrependimento; sentimento de remorso, de culpa pelos pecados cometidos) - II Crônicas 7, 14: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

- Marcos 11,24: “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.”

Justiça - Tiago 5, 16: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”

Obediência - 1 João 3, 22: “E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.”

Se for da vontade de Deus - Mateus 26, 39: “E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

Conclusão:

Após a ministração, pudemos perceber o quanto Deus falou com a igreja sobre os seguintes temas: Perseverança; Resistir às afrontas jamais desistindo; Foco em Cristo e tempo de Deus; Voto diante de Deus; Arrependimento e humilhação; e Deus deu o templo, mas falta a oração da igreja.

Deus cobrando trabalho de Oração das mulheres na igreja. Quando o trabalho de oração for intensificado, a glória de Deus descerá (II Crônicas). Há necessidade de se levantar Déboras na igreja (mulher simples) – liderar trabalhos específicos. Levantar Ester – Intercessão. Por quê? Existem muitas Anas na igreja que precisam da intercessão dessas mulheres. Versículo 13 de I Samuel 1: “Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.” (não precisam ser criticadas, mas ajudadas em oração).

No dia 25JUN2016, o Missionário Marcelo Gameleira trouxe uma palavra pautada em Neemias 1, 4 a 11, sob o tema: "Aprendendo a ser vitorioso diante a desafios". Quem quer ter uma vida vitoriosa? Então se prepare para a oposição do inimigo!

Se quisermos ser vitoriosos, devemos estar preparados para enfrentarmos a oposição. Não há vitória, se não houver resistência, persistência e resiliência (capacidade de dar a volta por cima, mesmo diante de alguma adversidade).

Todo cristão necessita ter propósitos a ser alcançado, seja reconstruir algo destruído, concretizar sonhos e objetivos, construir algo valoroso, dentre outros. Não importa o que seja, mas devemos estar preparados para enfrentar as diversas armadilhas que o inimigo tentará colocar sobre os nossos caminhos. O seu objetivo é nos fazer parar e desistir. Não podemos ficar prostrados diante das dificuldades, mesmo que seja algo considerado intransponível.

Esse é o ano da perseverança. Poderíamos falar algo, tomando por base a vida de muitas mulheres que perseveraram em oração. Mas, ressaltou sobre a vida de um homem simples, Neemias, que colocou um propósito em seu coração em ajudar ao seu povo que estava necessitado em Jerusalém, auxiliando-os na reconstrução dos muros.

Se olharmos para as Escrituras Sagradas, teremos vários exemplos de homens escolhidos e separados por Deus, que eram extremamente fiéis a Deus, que mesmo diante das lutas, jamais desistiram e alcançaram vitória.

Podemos citar os seguintes como exemplos:

1) José foi vendido pelos seus irmãos como escravo, traído na casa de Potifar, lançado num calabouço, mas tornou-se Governador do Egito;

2) Moisés teve que enfrentar a rebelião do povo de Israel, após Jesus ter tirado o povo de Israel da escravidão no Egito e testemunharem inúmeros milagres realizados no deserto;

3) Josué, mesmo diante de um relatório pessimista, apresentado por 10 espias que não acreditaram nas promessas do Senhor (tomarem posse da terra prometida), permaneceu juntamente com aquele povo durante 40 anos no deserto, até que pudesse, de fato, adentrar e tomar posse de Canaã;

4) Davi foi perseguido implacavelmente durante 10 anos por Saul, mas tornou-se o Rei de Israel;

5) Daniel foi lançado na cova dos leões, após ser perseguido pelos príncipes que se levantarem contra a vida dele. Tornou-se o 1º. Ministro da terra da Babilônia; e

6) JESUS em Lucas 24, 26: “Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?”. Jesus sofreu, foi pendurado no madeiro, crucificado, mas a sua morte foi para a remissão de nossos pecados. Ele não está morto, ressuscitou, está vivo para a sua glória.

Para entender o trabalho de Neemias, é preciso se lembrar do contexto histórico do seu trabalho. Mais de 90 anos antes do início desta história, o rei da Pérsia autorizou que Zorobabel levasse quase 50.000 judeus de volta para Jerusalém. Zorobabel e os profetas Ageu e Zacarias motivaram o povo a edificar o templo em Jerusalém. 80 anos depois da volta de Zorobabel, Esdras conduziu um grupo bem menor que retornou a Jerusalém com dois objetivos principais: ajudar no acabamento do templo e ensinar o povo e ser fiel ao Senhor.

Nesta Passagem Bíblica vamos aprender com a vida de Neemias. Neemias estava na fortaleza de Susã, servindo como copeiro do rei Artaxerxes. Seu povo estava passando por dificuldades em Jerusalém, passando fome e frio. A sua situação era bastante cômoda, pois estavam num local tranquilo, comendo do bom e do melhor.

Inicialmente, fez algumas considerações:

1) Fiquem certos que todos têm problemas - Conforme dito por Jesus em João 16,33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Neemias também tinha problemas, pois estava preso na fortaleza de Susã. Estava longe de sua família e abalado emocionalmente pelas notícias recebidas de seu povo em Jerusalém. Estavam passando por dificuldades (fome e frio). Ele servia ao rei e comia do bom e do melhor. No entanto, existem pessoas que têm problemas maiores que os nossos.

2) Mesmo tendo problemas, posso ser usado para resolver os problemas dos outros - 2 Coríntios 8, 1 a 3. O povo mais pobre da Macedônia, que estava no sufoco e grande tribulação, ajudou aquele da Judéia que estava mais necessitado. Por mais que você esteja passando por problema, você também pode ser usado por Deus para resolver o problema de seu irmão.

Em 2 Coríntios 1, 3 a 4: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.”

3) Não posso ser egocêntrico, mas sim Cristocêntrico - 1 Coríntios 10, 24: “Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem". Você foi separado para ser servo. Ou seja, servir e ser mordomo. Nossas vontades e necessidades não podem prevalecer. Seu fui separado para ser rei, preciso governar o meu povo priorizando as necessidades deles e não as minhas.

4) Quando você se dispõe a ajudar os seus irmãos, Deus começa também a trabalhar no seu problema - Gálatas 6, 9: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Lei da semeadura tem dois ingredientes: semeio conforme a minha fé, é uma opção pessoal, como eu quero, mas a colheita é obrigatória.

5) Neemias era humano, se entristeceu, se lamentou e chorou por vários dias (Versículos 3 e 4 de Neemias 4) - Menos de 15 anos depois da volta de Esdras, Neemias estava trabalhando como copeiro do rei persa Artaxerxes I, quando recebeu a visita do seu irmão e mais alguns judeus. Eles falaram da situação precária da cidade de Jerusalém e da falta de segurança devido às condições péssimas das muralhas da cidade, destruídas 140 anos antes pelas forças babilônicas.

Neemias havia recebido uma má notícia sobre a vida do seu povo em Jerusalém. Qual é a sua reação diante dos problemas dos seus irmãos? Neemias se lamentou e chorou por aquele povo e vivenciou aquele momento negativo. Precisamos chorar e passar por esses momentos. Aquele que não chora, fica cultivando a ferida a vida toda. Apenas finge que é forte.
Todas as vezes que acontece algo parecido nas nossas vidas, o crente fica chocado e entristecido. Cuidado com as enfermidades, com as raízes de amargura no coração. Não vivencie o problema a vida toda. Não fique preso ao passado. Não se proste diante das tribulações.

Neemias diz: “Que atitude devo fazer para sair dessa situação? ”E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamen-tei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus."

Quando Neemias vivencia o problema, ele faz um jejum e ora perante a Deus em busca de uma solução para o problema. Neemias ficou angustiado com o relatório sobre Jerusalém e passou dias em jejum e oração antes de pedir ao rei a permissão para voltar e reedificar a cidade. Com a autorização de Artaxerxes, Neemias voltou e organizou o trabalho dos judeus para construir os muros. Com a determinação de Neemias incentivando e supervisionando o trabalho, o que não haviam feito em mais de 90 anos foi feito em menos de dois meses! (em apenas 52 dias).

Quais foram, então, as etapas de Neemias para buscar o seu propósito/uma solução para não ficar prostrado ou preso às coisas do passado?

Qual era a importância dos muros em Jerusalém?

- O povo de Israel havia voltado após 70 anos de cativeiro (ZORABABEL);

- A reconstrução do templo em Jerusalém (Zacarias e Ageu);

- Acabamento do templo e ensino da Palavra de Deus (Esdras); e

- Reconstrução dos Muros (Neemias).

Podemos perceber que Deus agiu por etapas em Jerusalém: retira o povo do cativeiro (pecado), reconstrói o templo (algo novo na Alemanha), envia homens e mulheres de Deus para levar o ensinamento de Sua palavra e, por último, precisava reconstruir os muros para fazer separação do pecado.

É que sem os muros não havia separação dos inimigos, com os muros rachados a cidade estava sem proteção, os inimigos entravam e saiam a hora que queriam, seu paganismo, sua idolatria continuavam dentro dos muros de Jerusalém, Neemias então sabiamente declara: "edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha”. (Neemias 2:17).
Com os muros erguidos a cidade se fortaleceria e os inimigos ficariam do lado de fora. É importante lembrarmos que muros eram necessários, mas o objetivo fundamental foi a repovoação da cidade. O povo, não as construções, permanecem como o princípio da continuação da obra de Deus!.

1) Reconhece a importância do JEJUM e ORAÇÃO (preparo espiritual) (Versículo 4) - Demonstra total dependência de Deus. Não tomou decisões precipitadas. Busca a direção de Deus. Sabia que não poderia agir por meio de suas próprias forças. Em Salmos 121, 1 a 2: “1 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. 2 O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra".

Qual a importância do JEJUM? O JEJUM é uma forma de demonstrar a Deus a nossa grande necessidade da sua ajuda e de estarmos mais sensíveis a Ele, bem como termos mais forças para superar nossas adversidades. Jesus, conforme Lucas 4, antes de começar o seu Ministério buscou o fortalecimento espiritual através do jejum no deserto durante 40 dias. O Profeta Elias quando destruiu os profetas de Baal, proclamou um jejum para o seu fortalecimento espiritual.

Outros exemplos por meio da vida de Jonas (Cap. 3, 4 a 10), Esdras (Cap. 8, 21) e Daniel (Cap. 10, 2).

Qual a importância da ORAÇÃO? Deus tem inúmeras formas de falar conosco, no entanto a única que temos de falar com Ele é através da oração. Jesus mostrou através do seu ministério a importância de termos uma vida de oração. Jesus e seus discípulos costumavam sempre a orar ao Senhor. Várias personalidades bíblicas, tais como David, Moisés, Daniel, dentre outros, tinham a oração como prática de vida. Jesus e os apóstolos viviam em oração! Daniel, após o edito do Rei, preferiu ser lançado na cova dos leões, do que ficar trinta dias sem orar a Deus, pois sabia de sua importância, bem como confiava em Deus.
As orações dos santos são como cheiro suave as narinas de Deus, elas sobem como incenso, isto é, assim como a fumaça aromática do incenso sobe e solta aquele cheiro bom em nossas narinas, assim são as orações dos santos para Deus (Apocalipse 8, 3,4).
Se quisermos ter uma vida vitoriosa, não podemos abrir mão da oração. Infelizmente, a tecnologia tem substituído o poder da oração. Mas devemos aprender com o se-guinte ditado: "O que eu não posso fazer com as minhas mãos eu posso fazer com os meus joelhos".

Exemplos bíblicos: Ana que orava por meio de súplicas; Daniel que orava, pelo menos, três vezes ao dia; Ester que diante de uma situação difícil, não se desesperava, buscava solução em Deus antes de tomar uma decisão. Mateus 21, 22: “E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mateus 7, 7 : “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Jeremias 33,3: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes".

O ponto chave da relação com Deus é a oração.

2) Reconhece a soberania e grandeza de Deus - Versículo 5: "E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;" Neemias fala com Deus que é soberano, o Deus do impossível, que diz podemos todas as coisas naquele que nos fortalece (Filipenses 4,13). soberania’ significa controle e domínio absoluto de Deus sobre tudo e sobre todos. Assim, Deus é e está além e acima de toda força ou poder ou autoridade. Deus está no controle de todas as coisas – Isaías 14,24 – “O Senhor dos Exércitos jurou: “Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será.” Nada podemos fazer por meio de nossas próprias forças.

3) Confissão e reconhecimento de quem ele era (arrependimento) - Versículo 7: "De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo." No entanto, para Deus agir, precisava confessar e eliminar as transgressões do seu povo. O povo de Israel necessitava ter uma vida santificada. Para isso, deveria haver arrependimento e confissão de pecados. As cinzas do pecado deveriam ser lançadas fora, a fim de evitar que o fogo de Deus se apagasse.

4) Neemias sabia que para ser vitorioso nos seus propósitos, precisava de uma vida santificada - Provérbios 28,13: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Precisamos confessar o pecado e expurgá-los de nossa vida. Cuidado com as raposinhas escondidas, os pecadinhos! Retirar tudo aquilo que não provém de Deus. Salmos 19, 2 “Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos”.

Saul perdeu a sua coroa de rei, em virtude do pecado da desobediência. David, também, pecou. O pecado do adultério, mas, diferentemente de Saul, se arrependeu e alcançou misericórdia. O pecado praticado por David estava afastando-o da presença de Deus.

5) Neemias não queria ser rejeitado nos seus propósitos - Oséias 4, 6: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

6) Intercede e confessa os pecados do povo de Israel - Versículo 6: "Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus ser-vos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado." Neemias demonstra a importância da intercessão e de entrar na brecha pela vida dos seus irmãos.

Outro exemplo em Jonas 3, 8, quando intercedeu pelo povo de Nínive. A intercessão é algo bíblico, conforme abaixo:

1 Timóteo 2,1:"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de, súplicas, orações e intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens". Tiago 5, 16: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.

7) Neemias orava pela palavra - Versículos 8 e 9: "Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós trans-gredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumpri-reis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome."

Jeremias 1, 12: "E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.”

Lucas 5, 4 e 5: " E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede."

Se Deus falou, certamente Ele vai cumprir!

8) Neemias tem propósito e objetividade - Versículo 11: "Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à ora-ção dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu ser-vo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.

CONCLUSÃO:

Após a ministração, pudemos observar os seguintes ensinamentos:

Resgate os seus propósitos e sonhos;

Deus acredita no seu potencial;

Aprender a ser vitorioso diante dos desafios;

Perseverança;

Sejamos corajosos e audaciosos como Neemias;

Agir por etapas;

Importância do Jejum e Oração;

Reconhecer a soberania e grandeza de Deus;

Confissão e arrependimento de pecados;

Vida de Santificação. Se converter dos maus caminhos;

Orar pela palavra;

Propósito e objetividade; e

Importância da Intercessão.

Em Romanos 8, 28: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Após as atitudes de Neemias, as portas foram abertas para que ele pudesse cumprir o seu objetivo. Em Neemias 6, 15: “Acabou-se, pois o muro aos vinte e cinco de elul, em cinqüenta e dois dias”. A reconstrução dos muros não foi fácil, pois teve que enfrentar muita adversidade, perseguições, calúnias, difamações. Mas, jamais perdeu o foco em Cristo. Perseverou até o fim.

Sabemos que a construção do muro terminou porque Deus estava com o seu povo. Deus levanta um dirigente corajoso, dedicado e decidido, seu nome: Neemias (significa “Aquele que conforta, que consola”). Um homem que dependeu exclusivamente de Deus, tendo a sua proteção e a fonte de todo o poder de Deus ao seu lado. O povo estava disposto a trabalhar e a seguir o seu líder, dedicando-se com devoção à árdua tarefa de completar todo o muro, apesar da forte oposição dentro e fora da cidade.

Importância daquele que intercede - Ezequiel 9, 4 a 6: "E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. E aos outros disse ele, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E come-çaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa."

Importância de se converter dos maus caminhos

Jeremias 18, 1 a 10: "A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.

2 Crônicas 7, 14: “14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

Ao final desse trabalho, percebemos o quanto Deus tem falado sobre se converter dos maus caminhos e interceder pela vida de nossos irmãos. Não fomos chamados para criticar os nosso irmãos, mas para estender as nossas mãos, abraçá-los, intercer por eles e tratá-los com carinho. Não haja como Penina que criticou Ana e não pôde compreender a sua real necessidade.

Como cristão, seja diferente e faça a diferença. Persevere nos seus objetivos, assim como fez Neemias. Não importa a sua posição social. Você pode ser usado verdadeiramente por Deus.

IADJAN, a igreja que ama você.


 
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document