A Importância da Mulher que Edifica a Sua Casa

 

Por Marcelo Gameleira Correa, em 11Mar2018

Provérbios 14,1: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.”

No dia 08Mar é comemorando o Dia Internacional da Mulher. Naquele dia especial, quando foi oferecido um culto em Ação de Graças por todas as mulheres guerreiras, foi trazida uma mensagem de reflexão para o coração de todas as mulheres e, também, para todos os homens, especialmente, para aqueles que sabem valorizar a presença feminina em suas vidas.

Essa mensagem, referenciada em Provérbios 14,1, ressalta a importância da mulher na edificação de sua casa.

No entanto, para que possamos entender a importância da mulher na edificação da casa, precisamos retornar ao livro de Gênesis, em seu Capítulo 2, Versículo 15, de modo a entender primeiramente o Papel desempenhado pelo homem: “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar (cultivar) e o guardar”.


Ou seja, o seu papel é de proteger, prover e liderar a família. Você tem guardado o seu jardim, sua família, sua esposa, seus filhos?
Como líder de um lar, o seu principal papel é de suprir as necessidades de sua família, e não de ser suprido. Em seu lar, o homem se torna servo!

Qual o motivo da criação da mulher?

 

 

No capítulo 2, verso 18 de Genêsis,  o autor destaca o primeiro motivo pelo qual a mulher foi criada ao dizer: “Não é bom que o homem esteja só…”.

O segundo motivo pelo qual a mulher foi criada se encontra na parte b, do verso 18, que diz: “…farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Em outras versões: “.....far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”

O terceiro motivo pelo qual a mulher foi criada se encontra na no verso 24 que diz: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Em uma só carne tanto o homem como a mulher teriam muito mais força para lutar juntos e cumprir a missão de glorificar a Deus.

Desta forma, observamos que a mulher possui um papel importante na busca de complementar o homem. A mulher foi criada com intuição (ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise) e sensibilidade mais aguçadas que as do homem, para equilibrar os relacionamentos familiares, agindo como uma sábia mediadora, trazendo harmonia ao lar. Por isso, em Provérbios 14.1, é dito que toda mulher sábia edifica a sua casa.

 

Em uma pesquisa de empreendedorismo realizada recentemente, os homens empreendedores são mais voltados para o retorno financeiro, já as mulheres são edificadoras, auxiliadoras e mais humanas, o que demonstra o seu lado mais voltado para ajudar aqueles que estão ao seu redor, diferentemente do homem.

Podemos afirmar, então, que a mulher é quem edifica a casa, mas compete ao homem fornecer proteção e o material para sua edificação. A mulher não pode construir a partir do nada. O provedor tem de desempenhar bem seu papel. Como líder, ele tem de dispor tudo o que for preciso para a esposa edificar a família, evitando que a esposa se sobrecarregue com todo o trabalho.

Edificar significa erguer; levantar; ou construir algo. Um lar não é apenas a casa mas meu marido, eu e nossos filhos. Quero ter uma casa bonita, atraente mas quero também ter meu marido e filhos felizes em um ambiente onde tudo combina, onde todos têm o mesmo objetivo - fazer o outro feliz.

Biblicamente, Sabedoria é o bom critério, baseado em conhecimento e entendimento; a faculdade de usar o conhecimento e o entendimento com bom êxito para solucionar problemas, evitar ou prevenir perigos, atingir certos objetivos ou aconselhar outros neste sentido. Ela é o oposto da tolice.

2018, em Jardim Nogueira, é o ano da INSPIRAÇÃO!. Necessitamos ser inspirados, diaritamente, pelo ES de Deus para adquirirmos SABEDORIA divina. No livro de Atos, após o Pentecostes, houve o derramar do ES sobre os Discípulos que, além de proclamarem a Cristo, realizavam muitos milagres a ponto de impactarem os povos em Jerusalém, Outros Discípulos se multiplicavam, mas não estavam capacitadas a realizarem as mesmas obras, tendo em vista que faltava o ARREPENDIMENTO genuíno, algo escondido no coração, que os impedia de receber a inspiração do ES.

Um grande técnico uma vez falou sobre a dificuldade de compor um time ao dizer: “Achar bons atletas não é tarefa difícil. O que é difícil é fazer com que eles jogam como equipe. Esta é a parte difícil”. O homem e a mulher devem viver como um time onde cada um executa as suas funções de amistosa e respeitosa. Mas qual é o papel de ambos? Somos iguais para com Deus, mas possuímos tarefas diferentes. O homem é o líder de seu lar e a mulher aquela que o ajuda a liderar.

A mulher possui muitas necessidades, são seres frágeis e precisam ser tratadas com carinho, amor e admiração. Possuem basicamente três desejos ou necessidades, o desejo de projetar beleza, de ter constantemente um romance e ser insubstituível. Além disso, de serem ÚTEIS.  Quando meditamos na bíblia, lembramos que Deus coloca o homem como o líder familiar. O homem é o Rei de sua família e sua esposa é tida como uma Rainha.

E como líder e Rei, o homem necessita se colocar como servo, suprindo todas as necessidades de sua família, principalmente de sua esposa. Versículo: “1 Reis, 2, 1 – “E aproximaram-se os dias da morte de Davi e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra: esforça-te, pois e sê homem”

 

 

Qual era o papel da mulher sábia na época da pré-história?

Na época das cavernas, na pré-história, enquanto os homens saíam para caçar eram justamente as mulheres que permaneciam dentro de suas cavernas, cuidando de seus filhos e do seu lar, e, principalmente, intercedendo para que seus maridos conseguissem uma boa caça. Nos dias atuais, tem ocorrido algo parecido, pois os homens continuam saindo para caçar diariamente, em busca do sustento familiar, no entanto são elas que permanecem dentro de seus lares, intercedendo em oração por eles.

São elas que se colocam como ajudadoras a todo tempo, são elas que absorvem todo o estresse dos homens, após um dia de caça, são que com carinho e amor lançam fora toda a agonia, a decepção, cansaço e tristeza, nos momentos mais difíceis de um homem.

 

Mulheres Cansadas, Abatidas e Desestimuladas!

No entanto, as mulheres tem ficado cansadas, abatidas, desestimuladas, a ponto de abandonarem esse papel tão importante que Deus tem colocado em suas mãos, o papel da ORAÇÃO e INTERCESSÃO.

Estão perdendo a prática do primeiro amor! Na Carta endereçada à Igreja de Éfeso, o Senhor Jesus protestou com relação à decadência do amor que essa igreja vinha apresentando. Ele protestou pela perda do que chamou de “primeiro amor”. O que é o “primeiro amor” a que o Senhor Jesus se refere nesta mensagem? É um fogo de grande intensidade em nosso íntimo, que coloca Jesus acima de todas as demais coisas! Isto foi bem exemplificado numa parábola de Cristo.

Existem muitas mulheres sofridas, sofrendo da doença do século: a depressão que gera inúmeros efeitos nocivos à mulher, ao casamento e família. A depressão é mais comum nas mulheres do que nos homens. As mulheres, nos dias atuais, estão assumindo muitas responsabilidades, incluindo o papel de provedora ao lado do homem, tendo que buscar o mercado de trabalho. Por esse motivo, também, não consegue conciliar os seus diversos afazeres. Em uma pesquisa realizada recentemente, mostrou-se que 78% das mulheres afirmaram não terem tempo para sexo e seus relacionamentos.

Ela pode ser leve a moderada com sintomas de apatia, falta de apetite, dificuldade para dormir, baixa auto-estima e fadiga. Ou pode ser uma depressão maior com sintomas de humor depressivo na maioria dos dias, falta de interesse nas atividades rotineiras que antes eram realizadas com satisfação, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, fadiga, sem imentos de culpa na maioria dos dias e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio. Um abismo puxa outros abismos. Sentimentos de irritação, lares destruídos, maridos que não tem prazer de estarem em seu lar, filhos longe de casa.....

Qual o papel do homem nesse contexto?

O homem precisa satisfazer as necessidades de uma mulher, em todos os sentidos, e não somente os seus próprios desejos e necessidades. O grande problema é que nem sempre o homem consegue enxergar a mais superficial necessidade feminina, tendo em vista que a correria do dia-a-dia nos cegam. Papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte. Seu papel é servir incondicionalmente.

A importância da reflexão, da meditação e olharmos para dentro de si mesmos. Não conseguimos administrar e otimizar nosso tempo, precisamos definir melhor as nossas prioridades, e, por isso, vivemos correndo de um lado para o outro, sendo escravos dos afazeres mundanos, não enxergando muitas das vezes as necessidades dentro de nosso lar.

O homem precisa, também, interceder e orar pela sua família, sua esposa, seus filhos. Necessita colocá-los diante do altar de Deus. Precisa ter discernimento espiritual e sabedoria para não se afastar dos planos de Deus, não deixar de cumprir o seu papel diante de sua família.

O inimigo, conforme ressaltado em João 10, 10 “O ladrão, não vem senão a roubar, a matar e a destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”. Não deixe de crer em Jesus Cristo, a palavra de Deus diz em Mateus 11,28 “Vinde a mim todos que estiverem cansados e oprimidos e eu vos aliviarei".

No casamento, tanto o homem quanto a mulher precisam edificar a sua casa, por meio de um relacionamento sadio, do diálogo, de olhar mais para as necessidades de seu cônjugue, de estarem enxertados na videira que é Cristo Jesus. Se seu casamento estiver em momentos de crise, se aproxime mais de Deus e aprenda com sua palavra, pois ele está disposto a aliviar o seu sofrimento e mostrar o verdadeiro caminho a ser seguido.

Exemplos de mulheres tolas que não souberam edificar a sua casa

No entanto, no Capítulo 3 de Gênesis, temos o primeiro exemplo de uma mulher tola (Eva), que não soube edificar a sua casa (Jardim do Edén): “6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Eva foi completamente enganada pela serpente, neste caso, representada por satanás, agindo de forma TOLA.

Poderíamos trazer o exemplo de Jezabel ao destruir o reinado de Acabe. Às vezes, isso acontece conosco, pois Deus nos dá uma coroa, nos coloca numa posição de destaque e de forma tola, somos influenciados negativamente pelas nossas companheiras. Decidiu viver perante as prostituições de seus deuses e perseguir o Profeta Elias, homem separado para a boa obra de Deus. Era uma mulher extremamente manipuladora, dominadora e autoritária.

Poderíamos falar de tantas outras mulheres tolas, tais como: Sara que cedeu sua escrava Hagar para que desse um filho à Abraão; Rebeca que ajudou Jacó a enganar o pai; Bete-Saba que cedeu ao desejo do rei Davi e se deitou com ele; a mulher de Ló que seu coração ardeu pra ficar no meio da orgia; a sacerdotisa Miriam que deixou a inveja falar mais alto e tentou uma rebelião contra seu irmão Moisés e ficou leprosa, tão grande foi sua humilhação; dentre outras.

Características de uma mulher tola

a) Briguenta – Provérbios 21,9: “9 É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta;

b) Contenciosa – Provérbios 27, 15: “15 O gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes”; - Que tem o prazer em criar contendas.

c) Rixosa – Provérbios 21,19: “19 É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.” (briguenta e barulhenta).

d) Preguiçosa, ciumenta, maldizente, faladeira, autoritária, agressiva.....

Você consegue com esse exemplo identificar uma mulher sábia?

Salomão usou de uma metáfora, uma figura de linguagem onde uma coisa representa outra, de forma a elaborar um contraste das mulheres que estão edificando ou destruindo a sua família e os seus bens. A palavra “casa” em Provérbios e no restante das Escrituras frequentemente se refere mais do que à casa propriamente dita em que você mora. Tem um sentido muito mais amplo. Ela descreve a família e/ou os bens. Considere: A casa que você deve construir é o seu casamento, a sua família, o patrimônio do seu marido, e a árvore genealógica da família (Pv 24:3-4; Tt 2:3-5).

Olhe primeiramente para o seu marido. Ele será bem sucedido em sua vocação, pois ela o terá aliviado da maior parte ou do total dos deveres do lar (Pv 31:13-27). Ele estará confiante, feliz e contente, pois ela terá sido uma grande amante e companheira (Pv 5:19; 19:13; 31:11-12). Ele se dedicará bem às maiores questões da família e da propriedade, pois a sua sábia mulher terá tomado, ela própria, conta das questões menores.

Olhe para a sua casa. Estará limpa, organizada, confortável e brilhando. A casa refletirá por fora e por dentro o cuidado da sua proprietária (Pv 24:3-4,30-34; 31:13-27; Ec 10:18). Nenhuma parte da casa revelará abandono a longo prazo. A hospitalidade ali dispensada será generosa, aconchegante e agradável.

Quando a Bíblia me diz que "toda a mulher sábia edifica a sua casa", vejo que o Senhor está me dizendo que a qualidade de vida dentro do meu lar vai depender de mim. Tento me espelhar na mulher descrita no livro de Provérbios 31.10: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.”
Uma mulher exemplar, temente a Deus, dedicada em seus afazeres, conselheira, amável, humilde, entre outras qualidades”.

O Senhor em Provérbios 31,27, ainda me diz que a mulher sábia "está atenta ao andamento da sua casa, e não come o pão da preguiça."Então, eu sou a pessoa que o Senhor escolheu, dentro da minha casa, para torná-la mais agradável para todos.

Características da mulher sábia:

1 Timóteo 3,11: “Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias (temperantes/controlada) e fiéis em tudo (obrigações, mãe, esposa, dona de casa...).”

I Tito 2, 3 a 5:” As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Outras características: Planeja os seus gastos, respeita o marido em casa, abre a boca com sabedoria, traz harmonia ao seu lar........ (Provérbios 31)


Exemplos de Mulheres Sábias na BÍBLIA

Débora – era uma simples dona de casa, mas foi escolhida para ser Juíza, sendo a única mulher na Bíblia a ocupar um cargo político com excelência (Juízes 4, 4 a 16). Era virtuosa, mãe de família, profetisa temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época de Juízes. Foi a libertadora do povo Hebreu em tempo de guerra contra os cananeus.

Características:

  • Líder – Não se intimidava por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel;

  • Estrategista – Sempre buscava maneiras para combater os inimigos, buscando inspiração junto ao Senhor; e

  • Conselheira – Preocupada com pessoas e sempre dava conselhos discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas.

    Ester – Rainha mais importante que Israel já teve. Era judia e órfã. Foi criada pelo seu tio Mardoqueu. Quando se casou com o rei Assuero, ela fez de tudo pelo seu povo Judeu. Há, por isso, um livro da Bíblia somente retratando a sua trajetória.

Virtudes: Ester descobriu um plano para exterminar os judeus (Mulher Sábia não se precipita, mas busca a Deus em oração). Se preparou espiritualmente, com jejum de 3 dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era Judia e conseguiu salvar o seu povo.
Características:

  • Sábia – diante de situações difíceis não se desesperava, buscava soluções em Deus para tomar decisões;

  • Destemida – Não ficou com medo de agir para salvar os judeus;

  • Humilde – Em vez de mostrar ser a dona da razão, procurava ouvir os outros.

Poderíamos falar de Joquebede que teve a SABEDORIA de Deus para proteger o seu filho Moisés, que tornou-se um dos maiores líderes do povo de ISRAEL. Poderia entregá-lo à morte, por não ver saída! Mas, Deus tinha um plano especial para a sua vida.

Ana – Era uma mãe dedicada. Mulher de fé! No entanto, havia muita tristeza no seu coração, em virtude de sua esterilidade. Mas, era uma mulher que perseverava em oração na busca de seu grande objetivo que era ter um filho, mesmo diante das provocações de sua rival Penina. Muitas ANAS nas igrejas necessitando de algo, dobrando os joelhos em prantos, mas sendo criticada por muitos.......

 


O que devo fazer para edificar a minha casa, o meu lar?


Que devo fazer para transformar o ambiente da minha casa tão alegre, tão agradável que todos vão querer estar nela?

Primeiro- Tenho que colocar Deus em primeiro lugar na minha vida
. Devo ler, diariamente, a Sua Palavra, aprendendo dEle que passos tenho que dar, a cada dia, e ter Ele como meu orientador. (Mateus 11, 28).

Segundo - Tenho que ser uma esposa e uma mãe equilibrada, controlada e, isto, só posso conseguir se Ele estiver controlando o meu coração
. Nesses dias, Deus tem falado bastante sobre ARREPENDIMENTO. 2018, O ANO DA INSPIRAÇÃO. PROJETOS.

Terceiro- Tenho que fazer a minha parte de apaziguadora do lar.Se vejo que está existindo desavenças, brigas ou alguma confusão, tenho que ter gravadas em meu coração as palavras que o Senhor me ensinou para serem usadas nestes momentos. Tenho, por exemplo, que dizer a meu filho...:"Filho, o Senhor nos ensina na Sua Palavra que 'a resposta branda desvia o furor...' (Provérbios 15:1)" Ou então:"Filho, A Bíblia nos diz que '...o coração alegre é um banquete contínuo' (Provérbios 15:15) Vamos nos esforçar para agradar ao Senhor e a nosso próximo!"

Quarto- Tenho que evitar certas coisas que possam destruir o meu lar. Mas... que coisas poderiam ser essas?  A amargura é uma delas. Este é um sentimento que pode destruir um lar. Um coração cheio de amargura é capaz de usar palavras que machucam, ferem, destroem, dilaceram, separam... Um ambiente cheio de ódio jamais poderá ser chamado de lar. Em ATOS, os Discípulos se multiplicavam, mas não podiam ser usados.....

A mulher sábia é atenta à tarefa que recebeu de Deus e sabe que construir um lar é um esforço para toda a vida

Deus te chama:

  •  Levantar Déboras na igreja (mulher simples) – liderar trabalhos específicos;

  •  Levantar Ester – Intercessão;

  • Por quê? Existem muitas Anas na igreja que precisam da intercessão dessas mulheres.

13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.” (1 Samuel 1, 13).

(não precisam ser criticadas, mas ajudadas em oração).

IADJAN, a Igreja que ama Você!

 

   
   
 

 

 

 

 

 

 

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document