Palavra Pastoral 2017
 

 

 

Amados e diletos de Deus em Cristo Jesus, nosso Eterno Mestre e Salvador,

“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.”
(Hebreus 8, 6)

Meus amados e queridos irmãos, estamos encerrando mais um ano, o da  “PERSEVERANÇA”.

Ao realizarmos uma retrospectiva do ano de 2016, poderemos observar a ocorrência de muitos fatos que abalaram não somente o Brasil, mas o mundo, tais como: crises política e econômica, guerras civis, ataques terroristas, aumento da violência, terremotos, acidentes aéreos, dentre outros. No Brasil, especificamente, vivenciamos uma das maiores crises institucionais motivadas pela corrupção, que envolve não somente os três poderes da República, mas a sociedade de um modo generalizado.

 

No entanto, ao longo de 2016, aprendemos que mesmo diante desses inúmeros problemas, não podemos ser tentados para nos desviarmos e se afastarmos da presença de Deus. Aqueles que crêem verdadeiramente em Jesus Cristo sempre permanecerão firmes e resistindo a todas essas situações. O verdadeiro Cristão sempre viverá pela fé, esquece-se das coisas que ficaram para trás e avançam para as que estão adiante, prosseguindo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3,13-14).

Hoje, se estamos unidos como Igreja, é porque resistimos, persistimos e perseveramos na fé, buscando, a todo tempo, a presença do Espírito Santo de Deus, pois somente, assim, somos fortalecidos para enfrentar as adversidades e alcançar a vitória. Cremos que as promessas de Deus, os nossos sonhos e súplicas se cumprirão no momento certo de Deus e que, por isso, jamais desistiremos de segui-lo. Aprendemos, também, que a perseverança produz esperança.

A nossa esperança estará sendo sempre pautada nas promessas do Senhor. Mas, para isso, necessitamos fortalecer a nossa ALIANÇA com Cristo. Na Bíblia Sagrada, Deus fala de alianças realizadas com Abraão e Moisés, ou seja, com o povo de Israel, e depois fala de uma nova Aliança que faria com todo o povo que teme verdadeiramente ao Senhor e anda segundo os seus mandamentos (Jeremias 31, 31 a 34). Infelizmente, na época do Antigo Testamento, o povo de Israel não honrou essa Aliança, em virtude do Pecado, afastando-se da presença de Deus.

Mas, Deus pela sua infinita grandeza e misericórida firmou uma NOVA ALIANÇA, por meio do sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do Calvário para remissão de nossos pecados e para nos trazer a vida eterna. Essa promessa se estende a todos os povos na face da terra, tanto para ricos e pobres, sem distinção de cor, credo, todos com os mesmos direitos e deveres. Entretanto, essa Aliança é uma questão de escolha e fé para aqueles que, de fato, crêem na morte e ressureição de Cristo.

Como dito acima, em Hebreus 8, 6, vivemos hoje o Ministério de Cristo, que está acima de todo aquele surgido durante a época do antigo testamento. Jesus Cristo é o mediador dessa NOVA ALIANÇA. Através dela, temos livre acesso a Deus. Com a vinda do Messias e seu sacrifício pelos pecados da humanidade, a fé em Jesus assume o lugar da obediência à lei, e estão abertas todas as portas para um relacionamento direto e amoroso entre Deus e nós. As suas Leis não seriam mais escritas em tábuas de pedras, mas no coração e no entendimento de todo o homem, por meio da Ação do Espírito Santo de Deus.

Ela é superior à antiga Aliança e baseada em promessas muito superiores. A sua morte e sacrifício nos resgatou de nossas transgressões cometidas sob a antiga Aliança. Por esse sangue derramado, todos foram perdoados da maldade praticada no passado e os pecados não mais lembrados por Ele. Desse modo, recebemos a NOVA ALIANÇA através da morte de Jesus Cristo. A Bíblia diz que semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós.” (Lucas 22, 20).

Aliança é o ato ou efeito de aliar-se a alguém. É um pacto de fidelidade, mostrando-nos a importância de um verdadeiro compromisso com Cristo, além de desenvolvermos os atributos de  respeito, obediência, lealdade, caráter, dentre outros valores, devendo ser cumprido por ambas as partes.  A Nova Aliança, por meio de Cristo, é totalmente perfeita, eterna e não pode ser quebrada, pois não foi feita por um homem que tenha falhas ou pecados, mas com o puro e imaculado sangue de Jesus (Hebreus 9.14). É por meio dela que as promessas de Deus se cumprem em nossas vidas.

A Aliança de sangue é um pacto para a vida inteira! Cortar o relacionamento com Deus significa automaticamente a nossa morte. No entanto, como está o nosso nível de aliança com Cristo? Qual o grau de comprometimento com a Obra do Senhor? Será que temos sido verdadeiramente fiéis a Ele e obedientes a sua palavra?

Por esse motivo, Deus nos chama para honrar esse COMPROMISSO diante dEle. De estarmos mais próximos e envolvidos na Obra de Deus, a fim de termos mais intimidade e buscar continuamente maior santidade. Desta forma, mesmo caído diante das adversidades, jamais te deixará só, pois sempre estenderá a sua mão para aqueles que, verdadeiramente, o buscam em espírito e verdade. Somente aqueles que agem pela fé em Cristo serão salvos e receberão o galardão do Senhor.

Assim, na Nova Aliança somos convidados e encorajados a nos oferecermos a Deus, a seu serviço, como sacrifício vivo, santo e agradável (Romanos 12.1,2). Deste modo, estaremos prontos para fazer a vontade de Deus, alcançando vidas necessitadas que ainda não conheceram o amor de Deus e não assumiram o compromisso dessa Nova Aliança por meio de Cristo.

Assim, Deus nos chama à obediência por amor a Ele, não forçado, mais por vontade própria e entrega incondicional, a fim de que possamos servi-lo e glorificá-lo sempre. Pois, somente assim, Cristo nos sustentará nas horas difíceis, e nos fortalecerá para enfrentarmos o mundo. Para isso, necessitamos ter um coração quebrantado e arrependido na presença do Senhor.  

Você está disposto a renovar essa Aliança com Jesus?

Creia nesta Palavra e seja bem vindo ao ano da ALIANÇA.

Avancemos em nome de Jesus, Familia Nogueirense!!!
Quem não se envolve, não se desenvolve!!!
Venceremos Juntos, juntos venceremos!!!!

De seus amigos e servos,


Pr. Adílson Henrique e Missionária Mônica Henrique

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document